Desfile Álbum de Família marca noite de sexta-feira no campus

Centenas de estudantes do Cesumar acompanharam na última sexta-feira, na Praça do Conhecimento, o desfile Álbum de Família, apresentado por estudantes do segundo ano de Moda como atividade de uma das disciplinas do curso. O evento trouxe para a passarela cerca de 70 modelos representando as décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 e fotografias dos álbuns de família de cada estudante.

Para a confecção das peças, os alunos fizeram pesquisas em fotografias antigas de seus familiares e complementaram as composições com as tendências e os movimentos que influenciaram a moda da década escolhida.

As coleções partiram de histórias dos familiares de cada aluno que teve de criar uma coleção com 20 peças. Destas foram escolhidas as cinco melhores na opinião de cada estudante, para depois ser definida a criação apresentada no palco. A coordenadora do curso, Sandra Franchini, diz que o desfile é o fechamento de um trabalho. "Este é o encerramento da pesquisa e do desenvolvimento de uma coleção."

A docente Loeci Scapinello dividiu a coordenação da atividade com a professora Sandra Franchini. Para ela, o desfile foi um momento de alegria para todos e o dia em que os alunos puderam  mostrar a todos o que aprenderam até hoje no curso.

A estudante Aline Rubino diz que sua coleção foi inspirada na década de 80. "Foi quando meus pais se conheceram." Ela conta que o brilho, a transparência e a cintura marcada ditaram a moda da época e que aplicou essas tendências em sua peça. Outro detalhe foi a maquiagem da modelo que era metade contemporânea e a outra metade com características dos anos 80.

Tatiane Gonzáles inspirou-se em uma fotografia de sua tia durante a década de 50, ela aproveitou para associar as tendências de Brigitte Bardot e Audrey Hepburn, ícones da moda da época. "Essa coleção é também uma homenagem a minha avó, que produzia todas as roupas da família manualmente", disse Tatiane, que relatou estar muito feliz com a conclusão dessa etapa.

A aluna Marcelha Exner escolheu a década de 80 e inpirou-se em sua avó como tendências de sua coleção. "Ela tinha um bordel. Eu me inspirei nas meninas do bordel que ela tinha em Goioerê", conta Marcelha. A estudante diz considerar a peça como uma homenagem a avó que tirava de seu empreendimento o dinheiro necessário para sustentar a família. Outro detalhe da coleção da acadêmica é a presença de laços. "No aniversário de três anos da minha mãe tinha um laço enorme na cabeça dela e aproveitei isso no meu trabalho".