Dia de campo dos MBAs trouxe lições sobre competências

Ao invés de sala de aula, ambientes ao ar livre, com muito verde e espaço para se movimentar. Assim foi o Dia de Campo dos MBAs do Cesumar promovido no último sábado. Cerca de 120 estudantes de MBA Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Executivo reuniram-se em duas chácaras para participar de atividades bem diferentes das convencionais.

Para aplicar as dinâmicas de grupos estiveram presentes conhecidos consultores da área de desenvolvimento de competências empresariais, como Mário Donadio e Cléia Mennitti, que oferecem treinamentos a grandes organizações brasileiras e também Paula Falcão, reconhecida pelo desenvolvimento de jogos empresariais.

O Dia de campo é utilizado pelos cursos de MBA para promover integração e desenvolver competências como liderança, motivação, tomada de decisão, iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e gerenciamento de conflitos.

De acordo com Paula Falcão, competência "é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas". "A pessoa só pode melhorar suas habilidades se fizer sempre uma auto-avaliação de suas ações", disse ela, ao explicar o fundamento dos jogos que aplicou aos alunos.

Já o professor Mário Donadio, autor de diversos livros sobre treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, disse que as organizações devem tirar as "amarras" que impedem que as pessoas de criar, inovar e ajudar a empresa crescer.

Segundo o consultor, o espírito de competitividade não deve mais existir dentro das organizações porque impede a colaboração entre os funcionários. Ele disse também que "dentro da empresa, o executivo deve ser igual a todos que lá trabalham".

Utilizando-se desses conceitos, Donadio fez aplicação de diversas dinâmicas, trazendo cada situação para a realidade das empresas, explicou. Para ele, é preciso cada vez mais que as pessoas façam coisas sem serem mandadas, tenham iniciativas e apresentem resultados.

A gerente de hotelaria de um hospital de Maringá, Isaíra Duarte Cadina, aluna de MBA Recursos Humanos, disse que o treinamento foi bom para despertar a criatividade, aguçar a observação e a compreensão. "Muita coisa vou aplicar em meu trabalho", afirmou a gerente, que coordena uma equipe de 150 funcionários.

Na visão do empresário Márcio Nogaroto Mendes, aluno de MBA Finanças, "a relação humana é o que define o caminho do lucro". Ele disse: "sempre participo de treinamentos como este, porque abrem a visão; o que estou aprendendo aqui, com certeza, vou utilizar bastante na minha empresa".