Unicesumar
Unicesumar

Dia Mundial da Água: recurso essencial para todos os setores da economia


A história da sociedade moderna percorre as nascentes e as margens de rios. Tanto esta afirmação é verdadeira que as primeiras civilizações de que se tem história foram construídas sob as águas do rio Nilo, no Egito. Que a água é um bem insubstituível, ninguém discorda, porém, nem sempre percebemos o quanto ela está presente no dia a dia.

Sabendo desta importância, a ONU- Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Água, 22 de março, como forma de conscientizar e promover discussões acerca da relação homem e meio ambiente. Todos os anos, várias ações são criadas em torno deste que é, sem dúvida, o bem natural mais precioso para a humanidade.

Segundo o coordenador do curso de Gestão Ambiental do Ensino a Distancia (EAD) - Centro Universitário Cesumar, Silvio Silvestre, ninguém discorda da importância deste elemento para o equilíbrio do planeta, porém, o que poucos sabem é até onde vai sua participação. "O Brasil exporta cerca de 112 trilhões de litros de água doce por ano, através de commodities como carne, soja, açúcar, café. Uma crise hídrica colocaria em risco toda esta balança comercial", diz o especialista.

Para o professor do Cesumar, esta consciência é necessária para que, analisando o possível impacto gerado pela falta de água, seja possível prever mudanças industriais e culturais para evitar o caos. "A agricultura é o maior setor econômico do país, porém é responsável pelo consumo de mais da metade de nossos recursos hídricos. Apenas 6% da área cultivada é irrigada, porém, este percentual é responsável por 69% do consumo de água no país. Pecuária corresponde 11%, uso residencial 13% e uso industrial completa com outros 7% de utilização." afirma.

Com esta análise, o professor salienta a importância de pesquisas, aplicação e disseminação de técnicas agrícolas eficientes. "Sabemos onde está nosso maior mercado e nosso maior gargalo. A utilização de técnicas eficazes, cálculos precisos podem diminuir a demanda por irrigação nas grandes lavouras. Estas técnicas envolvem tratamento e nutrição adequada de solo, calendário e cultivares adequadas a cada tipo de lavoura e, principalmente, conscientização. Administrar todos os recursos naturais disponíveis será o grande diferencial tanto na economia quanto na qualidade de vida da população", alerta o professor do Cesumar.

Últimas notícias

Categorias