Já está no ar uma ferramenta nova para nossos estudantes, a ReadSpeaker. Essa é uma maneira simples e funcional que permite que estudantes com deficiência visual, ou com distúrbio de aprendizagem (como a dislexia), acessem nosso material didático. A ReadsPeaker também faz parte do Design Universal de aprendizagem, ou seja, leva em conta a necessidade de aprendizagem de cada estudante para que o processo de ensino-aprendizagem seja completo.
“Com a ReadsPeaker nossos alunos terão os estudos otimizados, além de proporcionarmos mais qualidade no ensino e experiência com nossos materiais didáticos”, afirma Waléria Leonel, coordenadora do curso de psicopedagogia e uma das responsáveis pelo UNIR.
Algumas das funcionalidades da ferramenta são: Ouvir a leitura do conteúdo de forma fluida; Ajustar o tamanho das fontes; Escolher a tipografia e até adicionar uma régua que acompanha a leitura. Vale ressaltar que a ferramenta está disponível no Studeo para todos os estudantes, mesmo os que não nos sinalizaram que precisam de algum acompanhamento especial.
EAD e Inclusão
A Educação a Distância (EAD) está mudando a forma de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. Segundo dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2010 a 2019, o número de estudantes com deficiência no ensino superior brasileiro aumentou 144,83%. O crescimento da faixa especial inclusiva nas universidades deve-se muito à tecnologia e ao desenvolvimento da educação a distância.
Cada vez mais a educação a distância é referência em práticas inovadoras de aprendizagem, com respeito à pluralidade e à valorização de pessoas e com compromisso com o desenvolvimento, beneficiando indivíduos com capacidade reduzida, tanto física quanto cognitiva.
Apesar das conquistas alcançadas nos últimos anos, não são todas as universidades que investem em tecnologia para equalizar as dificuldades das pessoas deficientes. Segundo a pesquisadora Tatiana dos Santos, a maior parte dos alunos inclusivos está inserida em universidades particulares porque não teve no ensino médio as mesmas oportunidades para que pudesse entrar em uma universidade pública. Nós, da EAD Unicesumar, investimos fortemente nessa área desde 2015, quando tínhamos 42 alunos com deficiência na EAD. Atualmente são, em média, 100 alunos atendidos pelo UNIR. Vale destacar que as necessidades desses alunos são tratadas quase que individualmente.