Fonai começou hoje no Cesumar voltado aos estudantes de arquitetura

Durante toda a tarde, alunos de arquitetura puderam participar do Fonai Universitário. Pela primeira vez a organização do Fonai (Fórum Nacional de Arquitetura e Iluminação) resolveu dedicar uma parte de seu evento anual, aos estudantes. No evento que começou hoje estão sendo discutidos os rumos da construção, arquitetura e sustentabilidade.

Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesumar, professor Antonio Miranda, essa é uma boa iniciativa para atrair a atenção dos estudantes para as discussões que envolvem o mercado profissional da construção. Para entrar, o estudante só tinha de trazer um quilo de alimento que será posteriormente doado.

Além da novidade do Fonai Universitário, este ano é a primeira vez que o evento vai a uma cidade que não seja capital. O representante da empresa que está organizando o evento, Vitório Junior, comentou que essa parceria com o Cesumar começou há um ano, quando Plínio Godoy, organizador nacional do Fórum, veio para uma palestra em Maringá. "Quando Plínio voltou daqui ele comentou com a organização sobre a infra-estrutura do Cesumar, e também da grande participação do público da cidade, em eventos da área de construção", explica Vitorino.

Ainda sobre trazer o Fonai para uma cidade do interior, Vitorino explicou que sempre houve interesse. "Sempre quisemos levar o fórum para uma cidade que não fosse uma grande capital. Mas não podia ser qualquer lugar, teria de ser um local com estrutura para abrigar o evento", revela o representante da empresa organizadora.

Durante as palestras, foram sorteados três isenções para a participação no evento de amanhã e duas assinaturas de uma revista da área da construção. As duas assinaturas e uma das credenciais ficaram com estudantes da instituição e as outras duas com a UEM.

As palestras dessa tarde discutiram os mesmos assuntos que serão tratados amanhã no evento profissional, mas com uma linguagem que eles mesmos definiram como "linguagem para instrução acadêmica".

O primeiro palestrante foi Marco Banzatto, que falou sobre "Automação Contribuindo com Construção Predial e Residencial", na seqüência quem apresentou os conceitos de "Eficiência Energética em Edificações" foi a representante da Eletrobrás, Patrícia Zofoli Doma. Fechando a primeira parte das palestras, o organizador do Fonai, Plínio Godoy, falou sobre a "Sustentabilidade e Iluminação Artificial". Logo após o coffee break foi a vez de Ricardo Bennucci, que passou alguns conceitos básicos de iluminação.