Formandas de Biomedicina são aprovadas para Mestrado na UEM e UEL

Estudantes têm pesquisas de destaque que ajudaram na aprovação do mestrado

A formanda do curso de Biomedicina do Cesumar, Ana Carla Zarpelon, foi aprovada para o programa de Mestrado em Patologia Experimental na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Outras formandas também do curso, Fabiane Vieira Berg Shehadeh, Rejane Cristina Ribas, Sara Macente e Talitha Fernandes Stefanello, foram aprovadas para o PAN (Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas - Mestrado) na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Tanto Ana Carla, quanto Rejane, Sara e Talitha foram alunas bolsistas do PROBIC (Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar) dedicando-se às pesquisas na graduação, o que, na avaliação dos professores, é fundamental quando se busca um mestrado.

Sara Macente foi autora do trabalho: Êvaliação do estado imune de mulheres universitárias em relação ao vírus da rubéola", sob orientando do professor Sidney Mella. O trabalho foi apresentado no XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia e está sendo submetido à publicação na
Revista Brasileira de Epidemiologia.

Talitha Stefanello realizou o trabalho: "Avaliação do efeito anorexígeno da fluoxetina em ratos com ansiedade induzida", sob orientação do professor Edivan Ramos, conseguindo apresenta-lo na XXIII Reunião
Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE).

Já os trabalhos de Rejane Cristina e Ana Carla Zarpelon ganharam destaque na mídia local e estadual por tratarem de assuntos que mexem com a saúde da população maringaense: a dengue e a transmissão de doenças pelos pombos.

Rejane Cristina é autora da pesquisa sobre Cryptococcus, que investigou a presença de fungos causadores de doenças nas fezes dos pombos em Maringá.

Já Ana Carla é autora do "Inquérito Sorológico da Dengue em Maringá", cujos resultados foram divulgados no último dia 11 de novembro, mostrando um número superior de casos de dengue em Maringá na epidemia de 2007 do que os já divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os trabalhos de Ana Carla Zarpelon e Rejane Ribas estão sendo submetidos respectivamente à Revista de Saúde Pública e à Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.