Unicesumar
Unicesumar

Gesta Social entrega certificados aos participantes

Projeto de extensão da Unicesumar, realizado desde 2017, capacitou voluntários e profissionais do Terceiro Setor

Representantes de entidades assistenciais e de outros órgãos da sociedade civil participaram, no último dia 19/11, do encerramento do segundo ano de atividades do projeto Gesta Social, no auditório Hélio Moreira da Prefeitura de Maringá. Os participantes receberam certificados da conclusão dos treinamentos e atividades realizados ao longo do ano de 2019. O Gesta Social é um projeto de extensão que nasceu da parceria entre o curso de Tecnologia em Gestão das Organizações do Terceiro Setor/UniCesumar, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maringá e o Instituto GRPCOM/Grupo Paranaense de Comunicação e tem como objetivo fortalecer iniciativas e movimentos sociais, dando condições para o desenvolvimento e formalização de suas práticas, com vistas a tirá-los da informalidade e melhorando as suas condições de funcionamento.

De acordo com o coordenador do Gesta Social e do curso de Tecnologia em Gestão das Organizações do Terceiro Setor/UniCesumar, professor Éder Rodrigo Gimenes, dado que o campo de ação do Terceiro Setor é majoritariamente caracterizado pelo trabalho voluntário, que nas últimas décadas houve expressivo crescimento no número de entidades e também elevação e detalhamento da legislação específica referente ao setor, a profissionalização e a formalização da atuação de entidades, projetos e movimentos sociais é cada vez mais relevante. “Diante desse contexto, nesse ano realizamos seis encontros que contaram, ao todo, com 105 participantes de quase 70 entidades, nos quais tratamos sobre a importância da capacitação para a gestão de iniciativas sociais, sobre planejamento estratégico, sobre captação de recursos, sobre elaboração de projetos, sobre voluntariado e sobre os conselhos municipais”, explicou o coordenador. Foram atividades, palestras, oficinas, conversas e trocas de experiências que evidenciaram tanto o compromisso de profissionais e voluntários e de entidades onde atuam com a integração social e a dignidade de seu público alvo, assim como a força do voluntariado que se mobiliza através de trabalho e doações.

O coordenador também ressalta que, apesar dos pontos positivos, “os entraves burocráticos para se tornar pessoa jurídica, para ter voz e espaço nos conselhos, para dialogar de modo mais próximo à prefeitura e também relacionados aos recursos financeiros, materiais, de espaço físico e de capacitação do pessoal para o desenvolvimento das atividades ainda são pontos para avançarmos, juntos!” O primeiro encontro do Gesta Social foi realizado em novembro de 2017, com um diálogo entre os participantes, com o objetivo de capacitar e ouvir suas necessidades e dúvidas. Ao longo de 2018 e de 2019 foram realizados ciclos de capacitações, sendo que nesses dois anos de atividades foram mais de 200 participantes de cerca de 100 iniciativas, instituições, movimentos e entidades impactadas pelas ações.

Para Gimenes, o projeto é uma iniciativa extremamente relevante, porém ainda é preciso fazer mais. “Entendo que o Gesta Social tem contribuído para minimizar a necessidade de ampliação do acesso às informações e da capacitação para profissionalização do Terceiro Setor, assim como temos buscado, encontro após encontro, mês a mês, contribuir para que os participantes, ampliem seu conhecimento também sobre os limites e os potenciais de atuação de suas entidades, para que dialoguem, reflitam, troquem experiências e cresçam fazendo crescer também a estrutura do Terceiro Setor em Maringá e nas cidades da região”.

 

Últimas notícias

Categorias