Grupo dos Estados Unidos apresenta peça em Maringá nesta terça

Os integrantes da Escola de Teatro de Dança da Universidade da Flórida (EUA) chegaram nesta segunda-feira (25) em Maringá, após terem se apresentado em Fortaleza, Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul) e São Paulo. O grupo apresenta em inglês nesta terça-feira, às 20h30, no teatro Calil Haddad, a peça "Nossa Cidade", um clássico do teatro americano escrito em 1938 por Thornton Wilder.

Judith Williams, diretora do grupo, decidiu trazer a peça para Maringá quando conheceu a cidade, há um ano. Em entrevista, ela disse: "fiquei impressionada com a beleza da cidade, uma cidade planejada, brilhantemente pensada. Quando voltei para os EUA pensei: nós podemos aprender muito com a organização do plano da cidade e nós queriamos muito dar esse presente [apresentação da peça "Nossa Cidade"] da América do Norte para a América do Sul, da Universidade da Flórida para o Cesumar e para Maringá".

Mesmo sendo em inglês, Judith garante que a história pode ser compreendia por todos, até mesmo aqueles que não dominam o idioma. "Eu acho que o público de Maringá vai conseguir entender a peça, mesmo que não domine o inglês, porque meu trabalho é muito visual, eu tento contar a história através do relacionamento entre os personagens e pelos movimentos. O público que não tem o inglês como idioma principal consegue acompanhar e aproveitar a apresentação."

Nossa Cidade é uma peça com um tema universal e fala das perspectivas incontantes do passado, presente e futuro, narrando acontecimentos comuns a qualquer pequena cidade, seja nos Estados Unidos, Brasil ou qualquer outra parte do mundo, segundo a diretora.

A atriz Ericka Winterrawd interpreta o papel feminino principal (Emily Webb) e diz que atuar nessa peça era desafiador. "As cenas são feitas sem objetos, por isso era estranho sentar para tomar café e não ter talheres na mesa, mas com o tempo eu aprendi a visualizar os objetos imaginários. Além disso a minha personagem no primeiro ato tem 12 anos, no segundo tem 16 e no terceiro tem 26 anos. Thornton Wilder [autor da peça] quis manter a simplicidade, para mostrar que a vida é simples, aí é que está a beleza da peça."

A atriz espera que o público, ao assistir à peça possa ver que "não importa a cultura, todos nós vamos nascer, crescer, nos apaixonar, envelhecer e morrer. E a peça é uma linda história que nos inspira a ver que a vida é o momento em que vivemos e tem que ser vivida com amor e paixão".

A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h30.