Unicesumar
Unicesumar

I Maratona de Programação da Unicesumar supera expectativas

Cerca de 50 projetos foram criados durante quase 24 horas de trabalho continuo desenvolvido pelos alunos

Estudantes trabalharam quase 24 horas desenvolvendo softwares de computador

Estudantes trabalharam quase 24 horas desenvolvendo softwares de computador

Cerca de 200 estudantes de Engenharia de Software, Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) participaram de uma maratona de programação neste final de semana na Unicesumar. O I Hackathon dos cursos de tecnologia da informação começou às 19 horas de sexta-feira e só terminou às 18h de sábado, contando com quase 50 projetos desenvolvidos pelos alunos.

Comum nos Estados Unidos, o Hackathon  é uma maratona de programação, em que os participantes devem arrumar soluções para os problemas do mercado. O desafio foi realizado pela primeira vez na Unicesumar com o intuito de colocar os alunos frente a frente com as necessidades regionais.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológica, Ângelo Colombini, o trabalho traz conceitos que estão sendo aplicados fora do país e dando bons resultados. "Estamos aplicando aqui conceitos das Universidades de Harvard e Stanford. Hoje, o jovem não aprende mais como no passado. Ele precisa de interação, gosta de atuar em grupo e nós buscamos estimulá-los para que deixem de ser agentes passivos e de tornem ativos no processo do aprendizado. Ao mesmo tempo, o mundo precisa de solucionadores de problemas. É neste sentido que a Unicesumar está caminhando", afirmou.

Os participantes da maratona precisavam desenvolver soluções de tecnologia para o setor de agrárias. Eles assistiram a uma palestra inicialmente para conhecer os problemas da área e depois, divididos em grupos, foram ao trabalho, virando a noite e manhã nos laboratórios. Ao final, na parte da tarde, os programas foram apresentados a uma banca de professores e profissionais do mercado, responsáveis por escolher os melhores produtos desenvolvidos.

Os estudantes disseram ter gostado da experiência. Para Matheus Viganino, do 1º ano de Engenharia de Software, um dos pontos positivos foi o fato de os alunos terem ficado frente a frente com a realidade do mercado e precisarem buscar soluções rápidas para os problemas da área agrícola. O colega Lucas Ribeiro lembrou que o uso da criatividade foi importante, enquanto Gabriel César de Oliveira, do 1º ano de ADS, observou que nesse tipo de atividade é que o aluno realmente aprende. "Normalmente, o professor é um guia e o aluno é que tem de correr atrás de aprender. Essa experiência ajudou muito nisso", afirmou.

O evento foi ao mesmo tempo um preparativo para o Hackathon do "Ticnova", que acontece todos os anos em Maringá e integra profissionais e estudantes da área de todo o país. O organizador, professor Marcello Erick Bonfim, afirmou que as melhores equipes estarão automaticamente inscritas no Ticnova. Segundo ele, o I Hackathon Unicesumar foi uma experiência ímpar para os estudantes e, ao mesmo tempo, uma grande vitrine para empresários do setor de TI.

Últimas notícias

Categorias