Juízes federais falam no Seminário de Direito

Encerrado terça-feira (24) à noite, o Seminário Interdisciplinar de Direito do Cesumar contou com a presença de juízes federais do trabalho e professores convidados que discorreram sobre os mais polêmicos temas da atualidade, como o direito dos embriões e os desafios do direito frente às novas tecnologias.

Na primeira noite do evento – segunda-feira – o juiz federal do Tribunal Regional do Trabalho, Edmilson Antônio de Lima, que antes respondia pela 3ª Vara do Trabalho de Maringá, foi homenageado pelos professores e alunos do Cesumar.

Em seguida, ele falou sobre “A justiça do trabalho após a emenda constitucional 45/04”, que garantiu maior celeridade ao julgamento de ações na justiça trabalhista e alterou uma série de procedimentos nestes tribunais.
Terça, foi a vez do juiz corregedor do Tribunal Federal do Trabalho, de Curitiba, Luiz Eduardo Gunther, estar presente e falar sobre “Os direitos de personalidade e o direito do trabalho”.

Além dos juízes, compareceu ao encontro, o professor doutor Aires José Rover, da Universidade Federal de Santa Catarina, que falou sobre o direito frente aos desafios impostos pelas novas tecnologias, como os crimes praticados pela internet.

“A tutela jurídica dos embriões”, outro tema bastante polêmico, foi abordado pelo professor doutor Ricardo David Rabinovich, da Argentina. O professor é severamente contra o congelamento  indiscriminado de embriões em laboratórios. Ele falou da experiência argentina, que   garante direitos humanos ao embrião desde a sua concepção e,  assim, o direito à vida. Embora não haja ainda consenso a este respeito na área jurídica, o professor acredita que a dignidade humana é mais importante do que a liberdade de fazer o que se quer no meio científico.