Lideranças de Maringá e Londrina discutem desenvolvimento comum

Representantes de entidades se encontram no Cesumar com a finalidade de discutir formação de agenda comum de desenvolvimento

Numa iniciativa inédita, promovida pelo Instituto Terra Roxa de Desenvolvimento do Norte do Paraná, lideranças de Maringá e Londrina se reuniram para discutir a formação de uma agenda positiva que integre e ajude no desenvolvimento das duas regiões. O encontro aconteceu terça-feira no Cesumar com a presença de representantes do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), do Fórum de Desenvolvimento de Londrina, da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), da Acim (Associação Comercial e Empresarial de Marinhgá), da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), da Infraero e do Observatório Social de Maringá.

Historicamente Londrina e Maringá sempre estiveram divididas, mas hoje as lideranças reconhecem a necessidade das duas cidades se unirem para fortalecer suas ações em prol do desenvolvimento. Para os líderes presentes ao encontro, é importante que se desmistifique a idéia de regionalismo e que os dois municípios passem a trabalhar juntos. "Existe uma clara necessidade de troca de experiência para podermos avançar", comentou o presidente da Acim, Adilson Emir Santos.

Na opinião das lideranças, Maringá e Londrina possuem características parecidas. São ao mesmo tempo dois pólos que se fundem e precisam assumir o papel de líderes regionais, integrando a grande quantidade de municípios que existem ao seu redor. Durante o encontro, foi lembrada a distribuição dos recursos do PAC estadual, que privilegiou Curitiba e região metropolitana.

De acordo com as lideranças é preciso um amadurecimento social e político da região. Os líderes empresariais e setoriais também acreditam que a imprensa precisa desvendar o potencial dessas cidades e contribuir com a divulgação de aspectos positivos e integradores.

Vários pontos positivos foram apontados pelo grupo, como a grande capacidade de pesquisa instalada nas universidades de Maringá Londrina e outras cidades próximas.  Ao mesmo tempo, foi lembrada a falta de investimentos estaduais para a expansão da infra-estrutura nas duas regiões. Segundo expressaram os representantes das entidades, o Norte e Noroeste do Paraná permanecem com a infra-estrutura de 20 anos atrás principalmente na malha rodoviária e ferroviária.

O diretor executivo do Instituto Terra Roxa, Flávio Vicente, vê essa aproximação entre as duas cidades como uma grande oportunidade que a região está criando para melhorar seu desenvolvimento. Segundo ele, a unificação em torno de objetivos comuns segue tendência mundial, onde as decisões se tornam cada vez mais locais e independentes de um poder central.  O executivo considera ainda fundamental para o futuro da região esse estabelecimento de uma agenda comum de interesses e diz que Maringá e Londrina têm também a responsabilidade de puxar o desenvolvimento de outras cidades em suas áreas de abrangência.