Unicesumar
Unicesumar

Mesa redonda abre encontro de Psicologia


Uma mesa redonda sobre "As ciências humanas na formação do profissional de Psicologia" abriu hoje (03) pela manhã o 1º Encontro Regional de Psicologia, que vai até quarta-feira no auditório Dona Etelvina.

O tema foi debatido entre a doutora em Educação e História, Lízia Nagel, de Maringá, o professor e escritor Pedrinho Guareschi, da PUC-RS e o psiquiatra Antônio Mauro Osti, de Londrina, com intermediação da coordenadora do curso de Psicologia do Cesumar, Gilcinéia dos Santos.

Lizia Nagel criticou as teorias da pós-modernidade que provocaram, segundo disse, uma grande ruptura em toda forma de ver, conhecer, fazer e agir nos campos da educação, cultura, estética, filosofia, história e moral.

Defendendo a idéia de que os vínculos estão cada vez mais frágeis, Lizia disse que não é possível pensar a formação do psicólogo senão como um subproduto dessa nova sociedade, que valoriza o subjetivo, o pluralismo em detrimento de todo o conhecimento construído ao longo da história.

Já o professor Pedrinho Guareschi lançou mão da teoria Dialógica-Libertadora e falou do "tripé da dignidade humana", responsábel pela criação da consciência, da liberdade e da responsabilidade. Segundo ele, "Aprender não é um condicionamento". "As pessoas aprendem pelo contraditório".

A coordenadora da mesa perguntou ao final de que forma é possível, a partir das novas instruções curriculares de formação pluralista, trabalhar com a formação da consciência no tripé da dignidade humana.

Tanto Guareschi quanto Lízia concordaram no mesmo ponto: não é possível pensar sem referências. Como disse Lízia, "a exigência dos parâmetros para o conhecimento é fundamental".

O encontro regional de Psicologia será aberto oficialmente nesta segunda-feira, às 19h30. A conferência de abertura será sobre "Ética e a Formação Profissional do Psicólogo" e será feira pelo professor Pedrinho Guareschi.

Últimas notícias

Categorias