Unicesumar
Unicesumar

Orquestra Filarmônica Cesumar comemora nove anos em concerto


Para comemorar os nove anos de atividades, a Orquestra Filarmônica Cesumar promoveu na noite de ontem (22) um concerto no teatro Calil Haddad. Mais de 700 pessoas participaram da comemoração, que teve oito peças executadas, a maioria delas com solos de diversos músicos da OFC.
 

O maestro Davi Oliveira foi o responsável pela organização e formação da Orquestra Cesumar. Após nove anos de história ele diz que muito já foi conquistado no espaço musical. "Apesar da OFC ser jovem, posso afirmar que já galgamos muitos degraus. É gratificante ver o crescimento, hoje ela já é a Orquestra de Maringá também", afirmou.

O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, idealizador da OFC diz que é uma satisfação para a instituição promover esse sonho para a cidade canção. Para Flor Duarte, secretária de Cultura do Município, a Orquestra é um dos orgulhos de Maringá e hoje "ela tem vida e repertório próprio".

O corretor de imóveis, Renato Raizer, foi com a esposa e filho assistir ao espetáculo. "É sempre uma honra ver esse trabalho. Foi emocionante", disse Raizer, que costuma acompanhar as apresentações da Orquestra. Na plateia estavam também pessoas que foram pela primeira vez assistir ao trabalho de uma orquestra, como a farmacêutica Kássia Patrícia dos Santos. "A Orquestra Cesumar é uma ótima iniciativa cultural para Maringá e eu gostei muito do que vi", aponta.

No repertório foram executadas peças como: "Concertino em mi maior", de Carl Maria von Weber; "As Crônicas de Nárnia 'The Lion', 'The Witch' and 'The Wardrobe'", de Hary Gregson-Williams; "Oblivion do filme Heinrich IV", de Astor Piazzola; "Concerto número um para Violino e Orquestra em sol menor", de Max Bruch; "Edelweiss para Orquestra de Cordas", de Richard Rodgers; "Do ballet O Lago do Cisnes", de Pyotr Ilyich Tchaikovsky; "Torna a Surriento", de Ernesto de Curtis. 

Segundo o reitor do Cesumar, o próximo passo agora é a aquisição de um caminhão palco, para levar ainda mais o trabalho da orquestra para outras cidades. "Para concretizar mais essa etapa, entramos no processo para garantir o incentivo da Lei Rouanet [que atua na promoção da cultura brasileira]", acrescenta Silva.

O próximo concerto será nos dias 1 e 2 de julho, no Teatro Calil Haddad, com repertório especial sobre temas de filmes.

Últimas notícias

Categorias