Pedagogos têm motivo para comemorar seu dia, avalia coordenadora

Hoje, 9 de abril, é o Dia do Pedagogo. Imprescindíveis ao sistema educacional do país, estes profissionais estão sendo bem mais valorizados hoje em dia do que foram no passado. Por isso, a categoria tem motivos para comemorar, conforme opinião da coordenadora do curso de Pedagogia do Cesumar, professora Ozília Geraldini Burgo. Nesta entrevista, ela comenta o que mudou na profissão, fala de mercado de trabalho e da formação oferecida pelas universidades. Confira.

Atualmente o Pedagogo vem tendo uma ampliação em seu campo de trabalho. Quais as áreas em que ele tem atuado?

Ozília - O campo de atuação do pedagogo ampliou e, hoje, ele não atua somente na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O pedagogo está atuando dentro dos hospitais, ao organizar as atividades escolares das crianças e jovens hospitalizados. Nas empresas o pedagogo auxilia na formação humana e colabora em projetos envolvendo capacitação e, se necessário, a alfabetização de adultos. Nas escolas públicas, o pedagogo é que vai coordenar e direcionar o trabalho pedagógico, envolvendo 5ª. a 8ª. séries e Ensino Médio. Desta maneira, ampliando o campo de atuação dentro das escolas.

O profissional, então, está bem mais valorizado? Tem motivos para comemorar?

Ozília - Em relação ao que nos oferecia, há muito a comemorar, pois pela primeira vez estão sendo direcionados concursos públicos especialmente ao pedagogo.

O que existe é uma mudança de visão sobre o papel do pedagogo no passado e no presente?

Ozília - Sim, o pedagogo atualmente é mais valorizado, e nas escolas o seu papel vem sendo redefinido como o organizador da prática pedagógica e formação continuada dos professores na própria escola.

O que tem provocado essa mudança de visão?

Ozília - As estatísticas na educação vêm demonstrando que os melhores resultados nas avaliações em nível nacional e estadual, mostram que a organização do processo pedagógico e a formação continuada do professor é o diferencial das escolas premiadas. Portanto, porque não aproveitarmos a formação do pedagogo para mudar o conceito da educação presente na sociedade e nas instituições escolares.

Como está a formação desses profissionais hoje em dia?

Ozília - A principal preocupação dos centros universitários é que os alunos chegam à graduação com defasagens que interferem em sua formação, como o escrever, interpretar, compreender o que está lendo. Isso, dificulta ao aluno acompanhar todos os conteúdos propostos nesse curso que tem por objetivo proporcionar uma visão global da educação, mas com referenciais teóricos que possibilitem acompanhar a prática pedagógica presente em currículos. Em contrapartida, os alunos passam por situações pedagógicas, a partir dos estágios que possibilitam conhecer a realidade da sala de aula e poder intervir pedagogicamente.

Qual a formação oferecida pelo curso de Pedagogia do Cesumar?

Ozília - O Cesumar tem a preocupação em oferecer um curso de qualidade que garanta aos futuros professores atuarem de forma crítica e com segurança dentro da escola. Para isso, o curso de Pedagogia direciona o aluno para as diferentes áreas em que irá atuar, sempre associando a teoria com a prática, pois este é o referencial necessário para a atuação do futuro professor e pedagogo.

Existe algum diferencial em relação a outras instituições?

Ozília - Acredito que os cursos de Pedagogia seguem uma mesma linha de formação, pois a estrutura dos Cursos é direcionada pelo MEC. O diferencial é que todos os professores são muito envolvidos na formação desse aluno, procurando oferecer o melhor, para que haja qualidade de ensino.