Produtores de 26 municípios participam do Dia de Campo das Agrárias

O oitavo Dia de Campo das Agrárias da Unicesumar recebeu sábado, na Fazenda-Escola da instituição, aproximadamente 2.500 pessoas, entre estudantes, produtores e técnicos. De acordo com os organizadores, foi registrada a presença de participantes de 26 municípios da região. O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupim, prestigiou o evento e, ao lado do reitor Wilson de Matos Silva, destacou a importância da atividade e da colaboração que a Unicesumar tem dado ao homem do campo ao incentivar o  desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias para o setor agrícola.

No total, 26 novos experimentos foram apresentados aos visitantes. Os produtores puderam conferir novas técnicas para o desenvolvimento de lavouras e controle de doenças da soja, milho e cana-de-açúcar, assim como tomar conhecimento sobre as vantagens de se investir em culturas alternativas e na agroindústria nas pequenas propriedades rurais ou sobre  novas tecnologias na criação de frango de corte e ambiência na avicultura.

Nos canteiros experimentais, muitos tiveram contato com a cultura de rosas e hortaliças pela primeira vez. O produtor de rosas de Marialva Emerson Couto esteve presente e, ao lado das estudantes de agronomia Letícia Bedin e Leiluana Oliva, que estão desenvolvendo pesquisas nessa área, expôs para os interessados detalhes sobre plantio, desenvolvimento e comercialização da cultura, ainda nova no Estado. Segundo ele, o cultivo de rosas no Paraná não chega a atender 10% da necessidade de comercialização. "Isso indica que há espaço no mercado e vale a pena pensar nesse investimento na pequena propriedade", salientou.

O Dia de Campo das Agrárias é uma realização já tradicional dos cursos de Agronomia, Agronegócio (EAD), Engenharia Ambiental e Medicina Veterinária. Para o coordenador de Agronomia, professor Edson Schimidt, é satisfatório ver o interesse dos produtores. "A cada ano estamos recebendo mais visitantes  e isto mostra que há um interesse dos produtores da nossa região em se atualizar", observou. Conforme o coordenador, essa atualização de conhecimentos é essencial para a sobrevivência na atividade.

Os produtores de Nova Esperança Edimar Balestre e Márcia Balestre disseram que buscavam no Dia de Campo informações novas para a propriedade. "Vejo que hoje tem tecnologia em tudo, e temos de andar pra frente. Acompanhamos as novidades ou ficamos ultrapassados e fora do mercado", comentou Márcia, que possui uma pequena indústria em sua propriedade e, por isso, achou muito interessante assistir à palestra sobre agregação de valor na agricultura familiar, proferida pelo engenheiro agrônomo da Emater Celso Daniel Seratto.