Professor participa de grupo de estudo da FIEP

O coordenador dos cursos de Automação Industrial e Mecatrônica, Evandro Cherubini, representou Maringá semana passada no encontro promovido pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba, para discutir as rotas estratégicas para o futuro da indústria paranaense. O encontro, que reuniu empresários, representantes de universidades e entidades, discutiu o futuro da indústria paranaense até 2015 em áreas estratégicas como energia, eletrônica e metalmecânica.

Cherubini fez parte do grupo de estudo de metalmecânica e relata a forma como foi desenvolvido o trabalho durante dois dias na capital. Com base em informações recebidas inicialmente sobre a realidade das indústrias paranaenses, o grupo passou a visualizar as barreiras que impedem o avanço das empresas em termos nacionais e mundiais e traçar estratégias para mudar este cenário.

Desse encontro será publicado um caderno que será divulgado para todas as empresas do estado, a fim de que sejam iniciadas as estratégias para alcançar os objetivos traçados até 2015.

No que diz respeito às instituições de ensino, houve uma discussão sobre a dicotomia que separa as duas áreas e dificulta a busca de soluções para os setores produtivos. Segundo informou Cherubini, as estratégias traçadas visam a promover uma interação entre indústria e universidade de tal forma que o Paraná passaria a ser um modelo nacional dessas novas estratégias.

De acordo com o que foi estabelecido, as empresas deverão montar um banco de dados de suas necessidades reais e fornecer às universidades para que estas possam realizar estudos e buscar soluções. "Neste caso, os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) teriam de atender estas demandas específicas das empresas", explica o professor.

O objetivo final é aumentar a capacidafe produtiva e o nível de intelecto das empresas para a criação de novas tecnologias. "O Paraná hoje é essencialmente um prestador de serviços. Ele utiliza tecnologias que são desenvolvidas em outros estados ou países. A proposta é passar a desenvolver inovações e esse é um trabalho que deve ser iniciado nas academias paralelamente às indústrias."