Unicesumar
Unicesumar

Projeto de preservação de tartarugas, apoiado pelo Cesumar, recebe reconhecimento internacional


Nesta semana, o projeto de preservação de tartarugas da Reserva Ecovale, localizada no Vale do Guaporé, em Rondônia, que recebe apoio financeiro do Cesumar, obteve o prêmio "Top Quality" de excelência na gestão de entidades, promovido pelo Institute Unique Quality International. Desde 2010, o Centro Universitário incentiva o projeto que atua na manutenção das espécies de quelônios e aves.

O Institute Unique Quality anualmente homenageia empresas e organizações que desenvolvem ou mantém projetos ligados à área de Responsabilidade Social.  A Reserva Ecovale foi reconhecida como a maior protetora de tartarugas do mundo e, segundo a organização do instituto, estará presente na edição 2013 do Guinness Book.

Segundo o presidente da mantenedora do Cesumar, Claudio Ferdinandi, é importante que as instituições estejam engajadas na proteção do meio ambiente. "Temos esse compromisso social e o Cesumar reconhece e contribui com esse importante projeto que faz a diferença no ecossistema", diz Ferdinandi.

Além do apoio mensal, também existe um convênio para o desenvolvimento de projetos científicos de alunos de cursos como Ciências Biológicas e Biomedicina. As pesquisas devem ser relacionadas à preservação ambiental da região do Vale do Guaporé. Outra empresa Maringaense, a Noma do Brasil, que fabrica implementos rodoviários, também oferece apoio financeiro a Reserva Ecovale.

Reserva Ecovale

Apenas no último ano, cerca 2,8 milhões de tartarugas e tracajás foram soltos nos rios da região do Vale do Guaporé. Foram preservados também 22,5 mil gaivotas, 79 camaleões, 149 viuvinhas e 74 tetéus.

A Reserva Ecovale existe há 14 anos e desenvolve atividades com fins de conservar a fauna, especificamente tartarugas e aves ameaçadas de extinção. Toda a mão-de-obra do projeto é composta pelos moradores ribeirinhos, que são treinados para a preservação desses animais.

Últimas notícias

Categorias