Saber utilizar resultado do Enade é o mais importante, afirma palestrante

Em palestra feita sexta-feira passada dirigida à coordenação e professores de administração do Cesumar, o professor da Universidade Federal de Santa Maria, Vitor Schuch, disse que o Enade é um instrumento de avaliação hoje muito melhor do que foi o Provão no passado, mas afirmou que o mais importante é saber utilizar os seus resultados.

Membro da Comissão de Área de Administração do Enade desde que foi criado, Schuch esteve no Cesumar a convite da Diretoria de Desenvolvimento Institucional  para abordar a qualificação do ensino de administração. Para o educador, a educação vai melhorar se a avaliação for algo importante para as instituições, os professores e os alunos.

"Como as instituições utilizam o resultado do Enade é o mais importante. Os coordenadores de cursos e os professores analisam, discutem, utilizam-no para realimentar e reprogramar suas aulas, ou nem tomam conhecimento", indagou o professor, que sequência completou: "se a instituição não adota o resultado, não vai ter efeito nenhum".

Para o professor, a avaliação tem de ser formativa, tem de ser para "a gente se desenvolver, mudar, resolver nossas limitações, fragilidades e melhorar nossos pontos fortes". Ele chegou a comparar os resultados do Enade a de um paciente que vai ao médico e faz uma bateria de exames. "Nós não vamos fazer uma bateria de exames para depois desconsiderar, jogar em uma gaveta, vamos? Então é a mesma coisa, nós temos de considerar aqueles resultados, levar para o médico avaliar e seguir suas orientações, se quisermos melhorar."

Outro ponto considerado pelo professor é a falta de consciência dos alunos. Ele acredita que muitos não sabem direito sequer da validade que tem o exame e não se dedicam a se preparar e fazer uma prova bem feita. Schuch pensa que é função da universidade e dos professores demonstrar e orientar os alunos sobre a importância e o papel deles no Enade.

Na avaliação do diretor de Desenvolvimento Institucional, Amir Limana, a presença do professor Schuch foi de extrema importância porque ele está incluído nos processos avaliativos do MEC e veio discutir com o conjunto de professores as principais linhas e preocupações do curso de administração no país pensando sempre em oferecer profissionais bem capacitados e com espírito ético para a sociedade. Ele concluiu dizendo que a presença também foi relevante para "Aferirmos nosso curso de acordo com o que determinam as diretrizes nacionais no campo da administração".