Sarau de letras foi um grande espetáculo

[ galeria de fotos do sarau ]

Com apresentações diversas de teatro, música, poesias e miniseminários lembrando o Dia da Consciência Negra e Outras Minorias, I Sarau de Letras do Cesumar, realizado ontem (19) à noite, foi considerado um verdadeiro sucesso pelo público que assistiu e pelos organizadores. Para a coordenadora do curso de Letras, Leoné Astride Barzotto, foi "uma noite memorável".

E não é para menos. A performance dos alunos foi excelente. "Fruto de um grande esforço de todos, que não mediram dia nem hora para ensaiar", ressaltou a professora Leoné, que prometeu dar continuidade e fazer do projeto uma tradição no Cesumar.

O Sarau começou por volta das 19h15 e terminou às 22h30 contando com 13 apresentações. O primeiro grupo a se apresentar trouxe uma emocionante dramatização sobre o "Navio Negreiro", obra de Castro Alves que trata do tráfico de escravos para o Brasil.

Judeus, índios, mulheres, homossexuais e nordestinos também foram lembrados pela discriminação que costumam sofrer. Por meio da dramatização, da declamação, da música ou exposição oral, os alunos fizeram apelos para que a sociedade se torne mais tolerante e as pessoas aprendam a respeitar as diferenças alheias.

Para o professor Júnior Cezar Castilho, do curso de Letras e Jornalismo, o Sarau foi excelente para estimular a leitura, a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos e, também, um grande momento cultural na instituição. "Devíamos ter sempre encontros desta natureza em nossa academia", refletiu.