Semana de Medicina discute novos conhecimentos

Evento reúne mais de 500 participantes da Unicesumar e outras instituições

Reitor fala na abertura do evento sobre a importância dos estudos

A 5ª Semana Acadêmica de Medicina da Unicesumar começou ontem (02) à noite e se estende até nesta quinta-feira (04) no auditório Dona Etelvina, do bloco 7. Com a proposta de debater a constante busca do conhecimento, o evento traz temas diversificados que vão desde o uso da tecnologia na prevenção de doenças cardiovasculares, fatores de risco do câncer, questões jurídicas em torno do erro médico à saúde mental dos estudantes.

O reitor Wilson de Matos Silva, ao lado dos coordenadores do curso, Nilce Marzola Ideriha e Dorival Moreschi, fez a abertura do evento e destacou a importância do tema central que visa estimular os estudantes para a busca permanente do aperfeiçoamento e novos conhecimentos no campo médico. Aproximadamente 500 estudantes e professores de Medicina da Unicesumar e de outras instituições participam do encontro.

Palestrantes

Na abertura da Semana Acadêmica foram expostos os temas “Doenças cardiovasculares: cenário mundial, prevenção e uso da tecnologia”, pelo médico e consultor da Agência Internacional de Energia Atômica, João Vicente Vitola, e “Dá câncer ou não dá câncer? Entendendo os fatores de risco”, pelo médico oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Felipe Ades Moraes.

Vitola chamou a atenção para o uso exagerado dos recursos tecnológicos e ressaltou que muitas vezes é mais importante o diagnóstico clínico. “O diagnóstico clínico é soberano, nenhuma tecnologia deve ser usada com irresponsabilidade”, afirmou, ao lembrar que muitos exames são invasivos e nem sempre atingem o nível ideal de sensibilidade. “Temos uma gama enorme de tecnologia à disposição dos médicos, o que a gente precisa  é um bom médico decidindo que arma usar”, completou.

Oncologia

Sobre os fatores de risco do câncer, o médico Felipe Moraes, buscou desmistificar as crenças populares. “O que nós temos de mais certo até hoje entre os fatores de risco é o uso do tabaco, responsável por 20% das mortes por câncer e 90% dos cânceres de cabeça e pescoço. A falta de dieta e de exercícios físicos elevam para 30% os riscos de uma pessoa ter câncer, enquanto outros fatores avaliados pelos estudos não chegam a ser tão precisos assim”, esclareceu o médico. Entre as crenças populares, ele afirmou que não há qualquer possibilidade de que o celular ou o adoçante, por exemplo, desenvolvam a doença. “Existem vários estudos que mostram que a radiação eletromagnética do celular não causa câncer”, assinalou. E quanto aos agrotóxicos nos alimentos, embora existam vários estudos que indicam a possibilidade de desenvolvimento de câncer, ele garante que não existem comprovações que apontem que tipo de câncer eles (agrotóxico) desenvolvem.

Para a coordenadora pedagógica de medicina, Nilce Ideriha, a semana é extremamente rica para os estudantes e os temas em debate são pertinentes na formação dos novos médicos. “Nossa preocupação é oferecer aos nossos alunos uma reflexão crítica acerca do seu papel como profissional, por isso, diversificamos os temas da nossa semana para ir além das questões técnicas da medicina.”

5ª Semana de Medicina

Local: Auditório Dona Etelvina