Unicesumar
Unicesumar

Termina evento sobre arquitetura e sustentabilidade

Foi encerrada na tarde desta quinta-feira (dia 26) mais uma etapa do Fonai (Fórum Nacional de Arquitetura, Iluminação e Sustentabilidade), que foi realizado em Maringá durante dois dias e reuniu palestrantes de renome de todo o país.


O evento teve a participação de cerca de 150 estudantes e 180 profissionais de arquitetura e áreas afins. Todas as palestras foram realizadas no auditório Dona Etelvina, no Cesumar, um dos parceiros do evento.


período da tarde teve como primeira palestrante a arquiteta Cláudia Torres, de Pernambuco. Ela falou sobre a iluminação artificial, principalmente em bares e restaurantes. Segundo a especialista, "A atmosfera de iluminação de um restaurante é tão importante quanto o menu". A arquiteta explicou que a luz pode conferir ao ambiente, por exemplo, características estimulantes, depressivas ou relaxantes. Isso dependerá das cores de luz que serão usadas, disposição da iluminação no ambiente, entre outros fatores. "Quando a intenção do empresário for que o cliente permaneça por pouco tempo no restaurante, o ideal é usar iluminação alta em espaços com maior sensação de claridade e predominância de cores quentes", exemplificou.


O segundo palestrante foi Ricardo Benuti, da Osram, que abordou "tecnologia em gerenciamento de iluminação". Ele falou sobre o protocolo de Dali, que é um novo padrão mundial de interface de gerenciamento de iluminação, criado por fabricantes de reatores eletrônicos, inclusive a Osram. Benuti destacou ainda alguns dos produtos da empresa, que já adotam esse padrão.


Na seqüência, foi a vez do gerente da divisão de produtos da Schneider, Marco Banzato, falar sobre "Automação residencial contribuindo para a sustentabilidade e eficiência  de novos projetos". O gerente citou várias formas de utilizar a automação residencial, como luz acionada com a presença de pessoas e irrigação automática com sensor de umidade. "É possível por meio da automação criar cenários de iluminação, controlar toda a casa por controle remoto, celular e internet, economizar tempo e equipamentos, simular presença de pessoas mesmo quando a família estiver viajando, ente outros".


Mas para fazer uso desse tipo de tecnologia, segundo o profissional, é preciso que as residências tenham instalações elétricas próprias para a automação, daí a necessidade de prever esses detalhes na fase de projeto.


O Fonai teve ainda palestras do arquiteto Manoel Dória, que falou sobre arquitetura e sustentabilidade, e uma mesa redonda para discutir o assunto. O evento foi uma realização da VJ Marketing e do CIE (Comitê Brasileiro de Iluminação), com apoio do Inmetro e do Cesumar.

Últimas notícias

Categorias