Unicesumar
Unicesumar

TI é um dos mercados com mais oportunidades no país


A Tecnologia da Informação está ligada à necessidade das organizações em sistematizar suas informações para uso estratégico e produtivo. A informática tem papel fundamental nesse processo, pois consegue tratar, classificar e organizar informações de modo que estas sejam úteis para a tomada de decisões. Assim, o mercado passou a exigir a qualificação de muitos profissionais para atender a esta área, que tem sido na atualidade uma das que mais empregam mão-de-obra. Carreiras como as de Engenharia de Software, Desenvolvedor Web, Analista e Desenvolvedor de Sistemas e Redes de Computadores despontaram e são hoje promissoras no Brasil e em todo o mundo. No Brasil deverá haver a falta de 117 mil profissionais até 2015. Tanto o mercado se tornou importante, que hoje existe o Dia do Profissional de TI, comemorado em 19 de outubro. Veja nesta entrevista com o professor e coordenador de cursos de tecnologia da informação da Unicesumar, Marcello Erick Bonfim, como está este mercado, quais as possibilidades de carreiras, onde estão os empregos e como de dar bem na profissão.

Por que o uso e investimentos em tecnologia da informação se tornou tão importante para as empresas?  
Hoje se entende que a informação é um dos bens mais valiosos que uma empresa pode ter para suas estratégias de negócios e manutenção de um sistema produtivo eficiente. Para isso, é necessário um departamento de TI que possa atuar organizando essas informações. Bancos, governo, empresas de todos os portes possuem equipes que pensam a tecnologia da informação e como utilizá-la para a melhoria de processos e melhores resultados.

Quais as carreiras que se despontam na área da tecnologia da informação?
Hoje temos uma gama de possibilidades de carreira para a área. Temos o Engenheiro de Software, que atua na produção do software com foco em processos e qualidade, que foi escolhida em 2012 como a melhor profissão do mundo segundo pesquisas internacionais (CareerCast.com). Temos o Desenvolvedor Web, que atua no desenvolvimento de sistemas para internet, área que está demandando grande mão-de-obra nos últimos anos e que possui déficit de profissionais qualificados, principalmente quando se trata de sistemas para dispositivos móveis (smartphones e tablets). Essa profissão foi eleita como a profissão mais promissora do Brasil em 2013 por uma pesquisa de um portal de empregos (Adzuna.com.br). Temos também a figura do Analista e Desenvolvedor de Sistemas, que atua levantando as necessidades de um determinado cliente ou produto e transforma essas informações em um software, e também temos o profissional que atua na infraestrutura, onde todas essas aplicações devem rodar, que é o profissional formado em Redes de Computadores. Essa diversidade surge da necessidade de termos profissionais cada vez mais especializados, criando softwares com foco na qualidade tanto de processo quanto de produto.

Como escolher uma carreira dentro de tantas opções existentes neste campo?
Acredito que a escolha da carreira dentro da Tecnologia da Informação se dá com o tempo, dentro da própria área. Como qualquer profissão, é necessário adquirir experiência e, com isso, algumas paixões surgirão, e elas conduzirão o profissional para a carreira. A escolha do curso superior é algo importante, pois ele que irá apresentar um novo mundo de possibilidades para o estudante. Essa escolha deve ser balizada pelas aptidões de cada um. Como disse Steve Jobs, a única forma de fazer um trabalho genial é amar o que você faz.

Para fazer  um curso na área de informática é preciso ter conhecimento prévio?
Essa é uma pergunta interessante e que é feita com frequência. E a resposta é não. Hoje, as matrizes curriculares dos cursos de graduação são pensadas para receber tanto o aluno com alguma experiência quanto o aluno sem experiência alguma, esse fator não é relevante para que alguém tenha sucesso em um curso superior de TI. Temos casos de alunos que chegam ao ensino superior sem nunca ter programado uma linha de código e com excelente desempenho de aprendizagem durante o curso.

O domínio do inglês é fundamental?
Outro fator que sempre é colocado é que o aluno deve ter domínio do inglês. Se tiver esse domínio, excelente, mas caso não tenha, o aluno pode buscar cursos complementares durante ou mesmo após a conclusão do curso. Um conhecimento básico de inglês já é satisfatório, principalmente para leitura. A fluência na língua estrangeira é um diferencial que o profissional pode ter frente aos demais, abrindo grandes possibilidades de atuação em multinacionais e até mesmo no exterior.

Frente à falta de profissionais de TI no mercado, há uma boa valorização dessa mão-de-obra?
Segundo pesquisas, estima-se que em 2015 as vagas de TI não preenchidas no Brasil serão em torno de 117 mil. Somente na área de redes de computadores, o país forma cerca de 22 mil novos profissionais por ano, enquanto a demanda é por 40 mil. Há casos em que um gestor de segurança chega a receber mais de R$ 20 mil mensais. Esse déficit tem provocado uma grande disputa das empresas pelos melhores profissionais, gerando valorização da mão-de-obra. Importante ressaltar que, diferente de algumas outras formações superiores, a de TI não restringe o aluno a ir para o mercado de trabalho em determinadas etapas do curso; existem  casos de alunos contratados já no primeiro ano de da faculdade.

A área é propícia também ao empreendedorismo?
Sim, a área de TI é uma fonte virtuosa de empreendedorismo. É possível ter sua própria empresa, sua startup (empresas iniciantes de tecnologias inovadoras) , conseguir financiamentos a fundo perdido, sócios investidores, ou participar de incubadoras, gerando emprego e crescimento para a sociedade.

Quais os estados onde hoje se encontram mais empregos?
Vários estados têm se destacado nesse quesito. São Paulo ainda é o estado que apresenta o maior número de vagas e melhores salários, o estado do Paraná também é destaque, pois possui muitos cursos de TI em funcionamento, formando grande número de profissionais, e com qualidade. Os estados de Santa Catarina e Pernambuco (com o porto digital de Recife) também apresentam um grande número de vagas. Porém, nos dias de hoje existem vagas em todas as partes do Brasil e do mundo. Temos profissionais daqui de Maringá que atuam em multinacionais, no exterior ou em home office. Portanto, não há mais fronteiras para esse profissional.

As cidades de pequeno e médio porte também têm boas oportunidades nesta carreira?
Sim, até as pequenas cidades estão carentes de profissionais da área uma vez que praticamente tudo que imaginamos hoje depende da tecnologia da informação.

Como crescer nesta profissão?
Para crescer nessa profissão são necessários os mesmos quesitos de outras profissões. Compromisso, responsabilidade e engajamento são fundamentais. Exercitar a criatividade e estar atendo às tendências são complementos importantes. E como comentei anteriormente, fazer uma boa graduação, especialização, certificações, são fatores que trarão crescimento profissional.

Últimas notícias

Categorias