UniCesumar ajuda milhares de famílias e centenas de profissionais de saúde

Ao todo, foram distribuídos mais de 23 toneladas de alimentos em todo o Brasil, quase 2 mil máscaras de acetato e 3 mil máscaras de tecido

A UniCesumar, solidária à situação de necessidades urgentes durante a pandemia do novo Coranavírus, desenvolveu dezenas de ações sociais para dar suporte a milhares de famílias vulneráveis e a centenas de profissionais de saúde. Já distribuímos mais de 23 toneladas de alimentos em todo Brasil com a cooperação de nossos polos de EAD num projeto onde trocamos livros didáticos por alimentos. Além disso, fizemos uma distribuição direta de 3 toneladas de alimentos para famílias mais pobres que vivem no entorno de nossas unidades presenciais de Maringá e Londrina (parte destes alimentos foi arrecadada pelos próprios estudantes). Também produzimos e doamos até agora quase 2 mil máscaras de acetato (face shield) para hospitais de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. A instituição também já doou cerca de 3 mil máscaras de tecido para colaboradores e comunidade em geral, além de lençóis para hospitais. Essas máscaras foram confeccionadas por colaboradores e alunos do curso de Moda da instituição.

A maioria das ações foi coordenada pelo departamento de Responsabilidade Social da UniCesumar, que tem reunido voluntários e colaboradores para ajudar na montagem das cestas, produção de máscaras e visitas a hospitais e postos de saúde. Ao mesmo tempo, vários projetos partem de iniciativas próprias de unidades presenciais e polos de EAD.

A equipe pedagógica da UniCesumar EAD produziu um material instrutivo sobre o Covid -10 e assuntos relacionados à pandemia, por meio do programa Agente Solidário disponibilizado nas plataformas digitais da UniCesumar a mais de 2 milhões de usuários.

Para o diretor de Relações Institucionais e responsável pelo departamento de Responsabilidade Social, Weslley Matos, a empatia é um dos valores mais importantes e a UniCesumar não deixa de assumir seu compromisso solidário com a sociedade. "Vivemos um momento muito difícil para todos, mas algumas famílias são obrigadas a lidar tanto com o risco de contágio pelo vírus quanto com a falta de renda básica. Por isso, nada mais apropriado do que ajudar essas famílias, além de estar atento às necessidades dos setores da saúde”.

Confira a seguir algumas das principais ações realizadas nesse período:

- Produção de material instrutivo sobre o COVID -19 e assuntos relacionados por meio desse programa (Agente Solidário).

- Doação de álcool e máscaras para o Quarto Batalhão da Polícia Militar.

- Empréstimo de Respiradores para a rede pública de saúde.

- Produção e doação de máscaras face shield (quase 2 mil unidades)

- Produção e distribuição de mais de 3 mil máscaras de tecido para a comunidade, ONGs e colaboradores.

- Produção de mais de 350 peças de lençóis para hospitais, em parceria com as empresas Cocamar e Recco.

- Doação de mais de 3 toneladas de alimentos para entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade de Maringá.

- Doação de cestas básicas para famílias de Londrina

- Doação de colchões hospitalares (30 unidades) para Marialva, que serão destinados ao pronto atendimento do município.

- Apoio às escolas públicas por meio de o PEEB, com produção de vídeos para as escolas parcerias, com o objetivo de instruir as famílias no processo educacional em casa.

- Elaboração do curso de português para imigrantes em EAD

- Ligações telefônicas para todos os colaborares e alunos da UniCesumar, levando palavras de esperança e fé.

- Apresentação da Orquestra UniCesumar pelas ruas de Maringá

- Atendimento voluntário dos alunos de Medicina e Enfermagem da UniCesumar nos pontos de atendimento de controle do COVID-19