Wilson Matos toma posse como Senador

[leia discurso completo proferido por Wilson Matos Silva na posse ao Senado]

O suplente do senador Alvaro Dias (PSDB/PR), Wilson Matos (PSDB/PR),  tomou posse no plenário do Senado Federal, nesta terça-feira (03/04). Diante de vários convidados, entre familiares, políticos e empresários paranaenses e reitores de universidades do Estado, Wilson Matos (PSDB/PR) assinou o termo de posse e pronunciou o seguinte juramento diante da tribuna: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Sob a presidência do senador Renan Calheiros (PMDB/AL), Wilson Matos foi conduzido ao plenário por uma comissão formada por três senadores que fizeram questão de dar as boas vindas. "Tenho certeza de que Wilson vai substituir o senador Alvaro à altura, com projetos voltados para a educação e idéias criativas. Nossas boas vindas, em nome de toda a bancada do PSDB", disse o líder tucano Arthur Vírgilio. "Desejo um mandato coroado de êxitos. Tenho certeza de que o professor Wilson Matos vai representar o Paraná com muita dignidade", disse o senador Osmar Dias (PDT/PR).

É a primeira vez que o reitor do Centro Universitário de Maringá – Cesumar – assume um cargo público. Professor com formação em matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em educação pela Universidade de Marília, Wilson Matos fundou em 1990 o Centro Universitário de Maringá, instituição que possui hoje 44 cursos e 12 mil alunos.

Wilson Matos assumiu uma cadeira na representação do Senado devido à licença médica de Alvaro Dias, que passou por uma cirurgia para reconstituição de ligamentos do joelho esquerdo.

Discurso de Posse

No discurso de estréia como senador da República, Wilson Matos disse que a presença dele no Senado representa um enorme e instigante desafio na sua trajetória de vida: "Em que pese o meu itinerário profissional como educador ter sido marcado por muitas lutas e pontilhado por árduas batalhas, hoje me defronto com algo de magnitude exponencial". Segundo ele, a responsabilidade aumenta ao ter que assumir a vaga de Alvaro Dias: "É um privilégio revestido de grande responsabilidade perante a população do Estado do Paraná e que impõe a observância permanente e irrestrita dos interesses nacionais e do Estado que tenho a honra de representar a partir deste momento que sou empossado como Senador. Não pouparei esforços para honrar o trabalho de Alvaro Dias nesta Casa e o respeito devotado por ele ao povo do Estado do Paraná".

Defensor da Educação

Wilson Matos disse que, como militante na área de educação, o tema educacional vai merecer destaque especial na sua permanência no Senado. "A nossa crença inabalável consolidada ao longo de anos dedicados ao magistério – como educador e reitor - é a de que a pauta das políticas públicas não pode declinar a educação a patamar secundário, sob pena de atrelar o País à posição de mero coadjuvante no âmbito das nações desenvolvidas. Os desafios, os impasses, as inúmeras encruzilhadas com as quais se defronta o Brasil nessa quadra da história, sem dúvida, exigem "tornar a educação brasileira uma paixão" – expressão do Senador Cristovam Buarque, devidamente ratificada pelo Professor Renato Janine Ribeiro. Não podemos deixar de nos espelhar nos exemplos bem-sucedidos de nações como a Coréia do Sul, a Malásia, a Finlândia, a Irlanda e a Espanha, para citar apenas alguns. A Espanha, por exemplo, assegurou eqüidade e qualidade como alicerce do seu sistema educacional, edificado ao longo dos últimos 27 anos".

Propostas

Wilson Matos alinhavou algumas das propostas que pretende defender para melhorar o sistema educacional brasileiro: "Devo lembrar que o Brasil investe hoje menos de 4% do seu Produto Interno Bruto –PIB - em educação, enquanto os países desenvolvidos aplicam mais de 8%. Nesse contexto, levando em conta a escassez de recursos do Governo Federal injetados nas instituições públicas de ensino superior e a falta de vagas para que os jovens brasileiros tenham acesso à universidade, preconizo a ampliação de linhas de crédito que possibilitem ao estudante, pelo menos, financiar seus estudos. Não podemos privar a população brasileira da formação superior, condição sine qua non para assegurar o desenvolvimento de qualquer nação".  Fazendo várias referências a Darcy Ribeiro, o senador defendeu ainda instrumentos que assegurem aos mais jovens o ingresso na universidade, como por exemplo, a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS –  como fonte para o financiamento estudantil próprio ou de dependentes. "A minha crença é a de que não há projeto de inclusão social que supere uma educação de qualidade", disse.

Agradecimentos

Wilson Matos fez questão de saudar a cidade de Maringá e agradecer a todos os que, de forma direta ou indireta, estarão juntos nesta nova caminhada: "Agradeço à minha família, aos deputados federais, estaduais, prefeitos, reitores de instituições públicas e privadas e também a presença do presidente da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e dos Presidentes da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior e da Associação Nacional dos Centros Universitários e demais lideranças empresarias presentes. E, sobretudo o meu agradecimento a Deus por esse momento histórico que estamos vivendo".