Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

18/01/2016
Unicesumar firma convênios com Santa Casa e Santa Rita para estágio de medicina
Alunos do 5º ano entram na fase do internato para o desenvolvimento das habilidades médicas
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Unicesumar firma convênios com Santa Casa e Santa Rita para estágio de medicina
Momento da assinatura dos convênios com o Santa Rita (acima) e diretores da Santa Casa (abaixo)
  Notícia(s) Relacionada(s)
A partir deste ano, os alunos da primeira turma de medicina da Unicesumar, já no quinto ano, passam a desenvolver a prática dentro dos dois maiores hospitais de Maringá: o Santa Rita e a Santa Casa, com os quais a instituição firmou convênio de parceria.

Os estudantes entram na fase do internato, um período obrigatório nos cursos de Medicina no qual, já aprovados em todas as disciplinas básicas, clínicas e cirúrgicas, acompanham as rotinas dos serviços de diversas especialidades para adquirir experiência profissional e desenvolver as habilidades médicas.

"O estágio supervisionado é uma oportunidade de iniciar a prática de tomada de decisões clínicas e aquisição de habilidades em procedimentos médicos durante o qual o estudante recebe treinamento sistemático, contínuo e com supervisão",  explicam os coordenadores do curso, os professores doutores Dorival Moreschi e  Nilce Marzola Ideriha.

Os alunos irão atuar em Saúde Coletiva, Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Cirúrgica e Saúde Mental. A carga do estágio deverá atingir  35% da carga horária total do curso de graduação.

O reitor Wilson de Matos Silva agradeceu a colaboração das duas entidades hospitalares à formação dos futuros médicos e o professor  Dorival  Moreschi disse ter "certeza de que seremos muito bem acolhidos".

De acordo com o presidente do Hospital Santa Rita, Hiran de Moura Castilho, "a parceria entre duas grandes instituições, como a Unicesumar e o nosso hospital, certamente trará forte contribuição ao aprendizado dos alunos do curso de medicina".

Já o superintendente da Santa Casa, José Pereira, disse que a instituição deseja "atender às expectativas na formação dos futuros profissionais, porque sabemos das intenções sérias da Unicesumar com o ensino". O presidente da instituição, irmão Rafael Carregosa, também comentou sobre a parceira, afirmando que é "importante essa ponte entre saúde e educação".

Para o médico Maurício Chaves, coordenador da área de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa, "o internato dos alunos vai valorizar o corpo médico porque nos sentiremos também professores ao repassar a eles toda experiência que possuímos".