Estudantes da UniCesumar são os primeiros a avaliar ônibus elétrico

Alunos e professores conheceram o empreendedorismo, a inovação, os custos e as tecnologias que envolvem o projeto

270 x 200 busNo início do mês, os alunos do Centro de Ciências Humanas Sociais Aplicadas (CCHSA) e do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias (CCETA) da UniCesumar Ponta Grossa, tiveram a oportunidade de  conhecer detalhes do primeiro ônibus elétrico do Brasil a fazer uma viagem intermunicipal (Ponta Grossa – Curitiba).

A UniCesumar foi a primeira instituição de ensino incluída no roteiro de apresentação do veículo pertencente ao grupo Expresso Princesa dos Campos. Os alunos participaram de uma palestra para conhecer detalhes do ônibus com a participação do CEO da empresa de viação, Gilson Barreto e do engenheiro responsável pelo projeto, Gustavo Trudes.

Durante a palestra, foram mostrados o empreendedorismo, a inovação, os custos e as tecnologias que envolvem o projeto.   Na sequência, os alunos foram conhecer na prática o funcionamento do veículo.

“Podemos dizer que é um produto revolucionário, sustentável e com impacto econômico e ambiental correlato às várias ações e valores empregados pela  UniCesumar”, analisou a coordenadora do CCHSA,  Adiléia Ribeiro Santos.

Eduarda Grobe Alberti, estudante do 6° período de Engenharia de Produção , não poupou elogios: “Na teoria é lindo, mas na prática foi melhor ainda. Me encantei com o painel e fiquei surpresa pela falta de barulho do veículo. É muito silencioso e não se percebe nada ao trocar de marcha.  A rotação do motor é constante.  Muito me agregou a palestra como o passeio”.

Outra estudante entusiasmada era Jéssica Marceniuk Huk, do 4° período de Administração. Na palestra, ela se interessou pelo planejamento estratégico da empresa. “Percebi que as perspectivas são altas para os próximos cinco anos em relação a porcentagem de veículos elétricos, tanto de carga quanto de passageiros. Foi um momento histórico da minha trajetória acadêmica. Algo totalmente inovador”.

Depois do passeio com os estudantes, o ônibus elétrico entrou definitivamente na linha Ponta Grossa – Curitiba da Viação Expresso Princesa dos Campos.