A professora da UniCesumar, Dra. Clarissa Torresan, participou do Congresso Brasileiro de Genética Médica

O Congresso Brasileiro de Genética Médica, ocorreu em setembro de 2022 na cidade de Curitiba-PR. O congresso é multidisciplinar e multiprofissional que atende diversas especialidades médicas e não médicas envolvidas na pesquisa e assistência clínica aos pacientes com doenças genéticas e seus familiares. Possibilita a oportunidade de troca de experiências entre toda a comunidade envolvida - científica e civil, com a temática das doenças genéticas.

Além disso, promove discussões nos campos do ensino e da pesquisa das áreas afins, à luz dos recentes avanços na compreensão dos mecanismos genômicos e bioquímicos que se traduzem em entendimento das diferentes manifestações clínicas e possibilidades terapêuticas e diagnósticas laboratoriais muito avançadas. A frase “A clínica é soberana” é muito utilizada na Medicina e foi o tema central do congresso nesse ano. Em tempos de alta tecnologia empregada em diagnóstico e terapêutica, a importância da avaliação clínica no atendimento de pessoas com condições genéticas e raras foi abordada em diferentes palestras.

A participação da professora Dra. Clarissa Torresan, que é professora titular da disciplina de Genética Médica do curso de Medicina e preceptora das ligas acadêmicas de Genética Médica (LAGeM) e Oncologia e Hematologia (LAMAOH) da Unicesumar, foi fundamental para seu constante aprendizado em uma área que se atualiza diariamente, além de fortalecimento de rede de contatos com outros professores/pesquisadores. O Congresso de Genética Médica proporcionou experiências de aprendizado, possibilitando atualização das aulas, de modo a deixá-las cada vez mais interessantes para os alunos. Ainda, possibilitou novas ideias em relação às pesquisas que poderão ser desenvolvidas na Instituição.

A profa. Dra. Clarissa apresentou um trabalho desenvolvido por alunos da Medicina e ressaltou: “Esse tipo de participação em congressos consolida a importância e reconhecimento da UniCesumar em âmbito nacional. Ainda, serve como um estímulo aos outros alunos, que além das aulas e ambulatórios, acabam buscando o crescimento em termos de pesquisa básica e aplicada”.

clarissa