“Adolescente Aprendiz” forma mais 37 jovens

Mais 37 jovens na faixa etária de 16 anos acabam de ser diplomados pelo projeto Adolescente Aprendiz, desenvolvido em parceria pelo Lar Escola da Criança, Procuradoria do Trabalho e Centro Universitário de Maringá. Eles fizeram um curso de dois anos na área administrativa, frequentando aulas aos sábados no Cesumar e trabalhando durante a semana em empresas que aderiram ao projeto.

O projeto de formação profissional foi criado em 2003 pelas três instituições para garantir que jovens de 14 a 16 anos fossem atendidos pela lei do Adolescente Aprendiz, que obriga as empresas a contratarem estes jovens a cada grupo de vinte funcionários. Mas o adolescente não pode simplesmente trabalhar, ele tem se fazer parte de um processo também educativo.

A turma formada sábado passado é a segunda atendida pelo projeto. O curso contou com um total de 280 horas e foi subdividido em quatro módulos, incluindo postura profissional, rotinas administrativas, informática e aulas básicas de português e matemática.

De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, professor Reginaldo Aparecido Carneiro, do Cesumar, os ajustes feitos no programa da segunda turma possibilitaram um desempenho melhor dos jovens nas empresas. “Nós identificamos a necessidade das empresas e assim começamos o curso com disciplinas focadas e só depois entramos nas de conhecimento geral”, explicou. Estiveram envolvidos na parte teórica do curso dez professores e trinta alunos do Cesumar. O trabalho foi realizado de forma voluntária.

Para a assistente social do Lar Escola da Criança, irmã Elisete Andreola, houve um crescimento pessoal dos jovens muito grande. “Eles passaram a ter uma visão diferenciada de futuro e a contar com um projeto de vida.”

Dezoito empresas comerciais e industriais de Maringá participaram do projeto. Dos 37 jovens atendidos, 17 foram efetivados no trabalho.