Unicesumar
Unicesumar

Avança necessidade de qualificação em logística


O entrocamento rodoviário, a abertura do terminal de cargas internacionais no aeroporto regional, a malha ferroviária com o Porto Seco são alguns dos fatores que colocam Maringá em vantagem no setor de transportes. A distribuição de cargas regionais e o aumento do número de empresas estão demandando maior número de profissionais qualificados em logística.

Uma nova opção recém-lançada pelo Cesumar é a graduação tecnológica em Logística, com duração de 2,5 anos. O objetivo do profissional é de otimizar, gerenciar e reduzir custos operacionais.


Segundo levantamento junto a entidades de classe e especialistas ouvidos pelo Jornal da Globo, em matéria exibida no último dia 8, o tecnólogo em Logística está entre os profissionais que serão disputados pelas empresas nos próximos anos.


O profissional de logística pode atuar em empresas de transportes de carga nas áreas de operações e planejamento logístico, em empresas de importação e exportação, distribuidoras de produtos e redes logísticas. Pode ainda exercer atividades em setores de suprimentos e de planejamento de operações em empresas de manufatura, refinarias, empresas de construção civil, hospitais, bancos, supermercados, instituições de ensino e em empresas de consultoria da área.


Investimentos no setor                                                                                 

Para se ter uma ideia de como o setor de logística tem posição estratégica no cenário atual, o governo está investindo R$ 65,4 bilhões em logística durante os quatro anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em ações voltadas para a área de logística, segundo dados do Ministério dos Transportes.

Os recursos estão sendo aplicados em rodovias, marinha mercante, ferrovias, aeroportos, portos e hidrovias.

A graduação tecnológica vem crescendo em todo o País e segundo dados do novo Censo da Educação Superior o número de matrículas nessa modalidade cresceu 26,1%. O Cesumar vem buscando atender a esta demanda e investe em infraestrutura.

Últimas notícias

Categorias