A graduação a distância está se tornando a aposta de muitos que desejam realizar o curso superior. Prova disso é que estima-se que aproximadamente 25% das matrículas para cursos universitários sejam feitas nessa modalidade.

No entanto, é importante que você tenha alguns cuidados antes de escolher a instituição de ensino para momento tão importante da sua vida. Um deles diz respeito ao polo presencial da universidade EaD. Mesmo que o curso seja feito a distância, ter um espaço bem estruturado é exigência do MEC e pode fazer toda a diferença para o aluno. Veja a seguir qual é a importância disso.

3-motivos-para-escolher-uma-universidade-ead-com-polo-presencial-estruturado
Você terá que ir até a universidade EaD para realizar as provas

Curso a distância x semipresencial

Esses dois conceitos podem ser facilmente confundidos. Se você quer estudar, mas sem precisar ir todos os dias para a faculdade, o primeiro passo é entender as diferenças entre essas duas modalidades de ensino para fazer a melhor escolha.

Se você optar por uma graduação semipresencial, seu curso não será totalmente presencial e nem totalmente a distância. Nessa modalidade de aprendizagem, uma parte do total de aulas pode ser substituída por atividades que o aluno realiza em casa. Mas existe a necessidade de frequentar aulas presencialmente com certa regularidade.

Por outro lado, na graduação a distância, a maior parte das atividades são feitas no ambiente virtual. Normalmente, nesse caso, o aluno só precisa ir até o polo presencial da instituição para realizar a avaliação uma vez por mês ou por semestre.

Portanto, se a sua intenção é estudar de forma prática e com flexibilidade de horários, a universidade EaD é ainda melhor do que a educação semipresencial. Na graduação a distância, o aluno é ainda mais independente e responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem.

cta1

As provas dos cursos a distância

Essa é outra dúvida comum para quem está planejando ingressar na universidade EaD. Como são realizadas as avaliações se eu optar pela educação a distância?

No Brasil, a lei determina que, mesmo na EaD, pelo menos 20% da carga horária total corresponda a encontros presenciais. As provas entram nesse total, assim como possíveis estágios e outras atividades.

Por isso, para fazer a prova, o aluno precisa se dirigir até o polo presencial da instituição. Lá, irá se encontrar com outros estudantes e com um professor ou funcionário responsável por aplicar o exame. A avaliação costuma ser feita ao final de cada módulo. Em alguns casos, ela é aplicada mensalmente, em outros, no final do trimestre.

Antes de ingressar no curso, é importante que tire todas as suas dúvidas. Pergunte com qual frequência as provas são realizadas presencialmente e em que horário. Isso será essencial para que você se organize e é algo que pode variar de uma faculdade para a outra. As entidades têm essa liberdade.

No entanto, nada impede que durante o processo de aprendizagem o aluno também tenha provas para fazer pela internet. O intuito delas é, principalmente, servir como um termômetro. O próprio estudante consegue observar como está o seu desempenho e a absorção dos conteúdos.

É possível dividir as avaliações em três categorias:

• Diagnóstica: é aplicada no início do curso para que os professores avaliem quais são os conhecimentos prévios dos alunos;
  • Somativa: pode ser aplicada durante o curso e também no final, para verificar se as metas de aprendizagem foram alcançadas;
  • Formativa: representa a maior parte das avaliações aplicadas durante o curso. Serve tanto para medir a porcentagem de aprendizagem do aluno quanto para o professor reavaliar a eficiência da metodologia que adota.
biblioteca-universidade-ead
A biblioteca física de uma universidade EaD fica disponível para os alunos

Importância do polo presencial

A essa altura, você provavelmente já percebeu que mesmo em uma universidade EaD, o polo de apoio presencial é muito importante e passa por avaliação.

É essencial que o polo presencial tenha estrutura suficiente para comportar os alunos. Além de uma secretaria e salas espaçosas para os estudantes fazerem suas provas. Afinal, além das avaliações, sempre que você precisar de um apoio que não possa ser dado virtualmente, esse é o local que deverá garantir todo o suporte para o aluno.

É possível resumir a importância de contar com um polo presencial bem estruturado em quatro motivos:

1. É uma exigência do MEC, portanto, demonstra que a instituição é suficientemente séria e tem credibilidade;
  1. Você, enquanto aluno, obrigatoriamente, vai utilizar o polo presencial em alguns momentos, ainda que seja só nos dias de avaliação. É muito importante que, nessas ocasiões, o espaço seja bem estruturado para receber você e os demais colegas;
  1. Caso você tenha alguma dúvida ou um possível problema de caráter administrativo ao longo do curso, poderá ir até o polo presencial. Você será atendido por funcionários da instituição;
  1. Um polo presencial bem estruturado oferece espaços que podem contribuir com a sua aprendizagem. A realização de atividades acontece em laboratórios de informática, biblioteca, sala de estudos e outros. Esse apoio é essencial para ajudar o aluno a se dedicar e alcançar um bom desempenho.

Como o termo “educação a distância” pressupõe o aprendizado virtual, muitas pessoas se esquecem de que, em algum momento, terão que recorrer ao polo de apoio da universidade EaD. Portanto, não caia nesse erro: antes de bater o martelo e escolher a entidade onde irá estudar, visite-a e analise tudo que ela pode lhe oferecer.

Agora você já sabe: a visita ao polo deve fazer parte do seu processo de escolha. Conheça aqui os polos de apoio presencial da Unicesumar!

cta1

Avalie este post