Historicamente, a profissão de Secretariado Executivo vem se transformando a cada dia. Até o século XX, a assessoria era desempenhada exclusivamente por homens. Contudo, as duas guerras mundiais contribuíram para a entrada feminina no mercado de trabalho em diversas áreas, incluindo os escritórios de grandes empresas.

Atualmente, instituições de segmentos diversificados, públicas ou privadas, requerem a atuação do profissional de Secretaria Executiva. Isso se dá devido à atuação com características de liderança e cogestão incorporadas ao profissional. Sendo assim, ele atua ativamente no cotidiano empresarial, lado a lado com o executivo.

Secretariado

Além disso, devido à formação que abrange várias áreas do conhecimento, o Tecnólogo em Secretariado é capaz de atuar em diversos segmentos, por exemplo: na área privada, com empresas de médio e grande porte; em órgãos públicos, assessorando autoridades; em empresas que mantêm comércio com o exterior, como multinacionais e transnacionais; e realizando assessoria em cooperativas. Além disso, pode atuar com trabalho autônomo, por meio da prestação de serviços em assessoria, consultoria, organização de eventos formais, além de organizador de arquivos. Devido à fluência em uma segunda e/ou terceira língua, pode atuar como tradutor.

O curso superior de Tecnologia em Secretariado da Unicesumar enquadra-se ao registro profissional de secretária (o) executiva (o). Esse registro tem sido requisito para a contratação de profissionais da área na atuação de grandes empresas. O documento pode ser solicitado ao fim do curso, mediante apresentação do certificado de conclusão (como provisório), e na versão definitiva, apresentando o diploma. O profissional ainda pode solicitá-lo por intermédio de gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego. Alguns sindicatos recebem os pedidos de registro e os encaminham aos órgãos regionais do Ministério do Trabalho e Emprego.

Faça Secretariado Executivo na Unicesumar!

Veja mais informações sobre o curso e a modalidade EAD no nosso site.

secretariado

Avalie este post

Comentários

Comentários