Você já se perguntou quais são os diferenciais de quem possui um diploma EAD? Tem dúvida sobre quais são os benefícios do ensino a distância para a carreira de um profissional?

Sabemos que, em relação ao ensino presencial, os conhecimentos técnicos adquiridas durante a graduação se equivalem. Mas e quanto às competências comportamentais e habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho?

Para responder a essas perguntas, no post de hoje mostramos os benefícios do ensino a distância para seus estudantes, além de como essa modalidade influencia a capacidade de um profissional lidar com seus desafios.

Vamos lá?

1. Autonomia para escolher

Como você já deve ter ouvido falar, o grande diferencial da EAD é a flexibilidade de horários. Mas o que isso diz a respeito dos estudantes?

Bem, para começar, é preciso que cada um deles defina seu cronograma de estudos a partir do próprio ritmo de aprendizagem e de sua rotina.

O aluno precisa ter capacidade de análise para perceber o que é mais adequado a seu cotidiano e as suas particularidades para fazer suas escolhas.

Vai conciliar trabalho e estudo? Quais são as demandas familiares? Quantas horas por dia podem ser dedicadas às aulas e exercícios?

Só é bem-sucedido nos estudos a distância quem está disposto a se comprometer com a própria formação e sabe definir suas prioridades.

A autonomia só funciona para quem se conhece e sabe onde quer chegar. Portanto, um profissional que concluiu sua graduação a distância é alguém determinado, que soube usar a flexibilidade a seu favor.

cta5

2. Comprometimento com o próprio aprendizado    

No ensino presencial, o fato do aluno estar na sala de aula atesta sua evolução ao longo de um semestre. Há dedicação e há recompensa. Na EAD, essa dinâmica também acontece, porém de forma diferenciada. As aulas têm horários fixos (apesar de serem disponibilizadas sob demanda), assim como as avaliações, que devem ser feitas presencialmente.

No que diz respeito à rotina de estudos, no entanto, o aluno EAD deve ser mais engajado e autônomo, uma vez que seu progresso depende exclusivamente do próprio esforço.  

O mercado de trabalho reconhece esse engajamento, essa busca por melhoria, como proatividade. Proatividade e comprometimento são grandes diferenciais aos olhos das empresas!

3. Disciplina para concretizar o que foi planejado

A capacidade de definir o próprio cronograma e obter bons resultados depende de disciplina. Em outras palavras, para fazer bom uso da autonomia que mencionamos no primeiro item, o estudante precisa ter disciplina para concretizar seu planejamento e ajustá-lo sempre que for necessário.  

O que os estudantes EAD entendem muito bem (ou aprendem logo nos primeiros meses de curso) é que não adianta ser independente e poder definir os próprios horários se você não sabe como aproveitar essa autonomia de forma produtiva. Consciência e organização são necessárias na prática diária de qualquer profissão na era pós-digital.

4. Protagonismo no desenvolvimento de habilidades     

Na educação a distância, o aluno e sua vontade de crescer são o foco. Os professores, tutores e recursos comunicativos funcionam apenas como guias e mediadores na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências.

O estudante é o protagonista: é ele quem busca aprender. Sua iniciativa o faz assistir às aulas, tirar dúvidas, buscar suporte e feedbacks, dialogar com seus colegas e tutores, monitorar a própria evolução e a eficácia de seu cronograma, além de reajustar o rumo e a intensidade dos estudos quando necessário.

Aproveitar corretamente os ambientes virtuais de aprendizagem potencializa os benefícios do ensino a distância

5. Responsabilidade para lidar com o ambiente virtual

Aqui, vamos falar de um elemento chave: a presença virtual!  

A maior parte da educação a distância acontece on-line, em ambientes de aprendizagem, canais de diálogo e fóruns especializados.

O aluno aprende desde cedo que é preciso usar esses mecanismos de forma responsável, pois todas as ações tomadas surtem um efeito e deixam um registro.

Hoje, sabemos que muitos headhunters e empregadores recrutam talentos por sua presença virtual. No mínimo, antes de efetivar uma contratação, a atuação de um candidato nas redes sociais é checada.

Outra questão é a responsabilidade em relação às informações que circulam na web. A grande maioria dos livros e publicações recentes pode ser acessada com um simples click, mas é preciso saber utilizar esses materiais e informações de forma produtiva e respeitosa.

Assim, a maturidade para saber lidar com esse ambiente e seus recursos é um dos benefícios do ensino a distância e acaba destacando o profissional que possui formação em um curso EAD no currículo.    

6. Preparação para o futuro

Você já percebeu que o ritmo em que nossa sociedade acompanha a evolução da tecnologia?

As maiores fontes de geração de emprego de nossa década não são as mesmas das décadas anteriores. Pense só no ramo de TI, que se expande a cada ano.

A educação precisa formar profissionais aptos a lidarem com essas transformações. O nível intelectual e o comportamental deve acompanhar o desenvolvimento tecnológico.

A modalidade EAD, com suas metodologias ativas de aprendizagem, é o formato mais próximo que temos da educação que será feita no futuro. Ela coloca o aluno como protagonista na construção de seu conhecimento, estimula a proatividade e o compromisso com os próprios objetivos.  

7. Experiência e motivação para inovar

Até aqui, listamos alguns comportamentos e habilidades que a educação a distância desperta nos estudantes.

Todos esses fatores — proatividade, autonomia, protagonismo, maturidade e disciplina — são essenciais para as profissões e campos que estão surgindo com a evolução da tecnologia.

A EAD é a modalidade mais alinhada a essa consciência, pois ela se utiliza dos aparatos tecnológicos para atravessar barreiras e alcançar quem está disposto a crescer e motivado a inovar!

8. Automotivação para realizar tarefas

E a motivação é tão importante que precisamos mergulhar um pouco mais neste tópico para falar sobre a automotivação — um dos melhores benefícios da educação a distância.

Para começar, pense no seu objetivo em relação ao curso universitário que pretende fazer. O que está por trás dessa decisão? Provavelmente você deseja conquistar um diploma para competir por cargos e salários melhores, certo? O seu objetivo é o pontapé inicial, é o estímulo que faz você se matricular em uma graduação a distância.

Mas essa meta será suficiente para manter você animado e motivado diariamente durante os anos de estudo? É bem provável que não. Afinal, o cotidiano é cheio de altos e baixos, ninguém é de ferro e até mesmo seu objetivo inicial pode mudar.

E qual é o papel da automotivação nessa jornada de estudos a distância? É a sua capacidade de se motivar que faz você continuar caminhando sem perder o rumo e sem esquecer de seus objetivos.

Quando você percebe que está melhorando sua concentração, sua produção textual, seu aprendizado e demais avanços nos estudos EAD, fica mais motivado para continuar a jornada e tem facilidade para transformar a automotivação em um hábito.

Levando esse hábito para a sua vida profissional, você transforma a sua carreira.

Afinal, vai ser capaz de estimular a si mesmo diariamente, se manter seguro e confiante em suas habilidades, estabelecer metas e objetivos profissionais e elaborar um plano de ação para torná-los realidade.

9. Concentração para não perder o foco

Você é capaz de se manter concentrado por quanto tempo? E o seu foco, você consegue se manter focado em uma única atividade? Se as distrações afetam essas habilidades, a educação a distância ajuda a desenvolvê-las.

Afinal, você precisa estudar rotineiramente para ter um bom desempenho. E para garantir uma boa performance, você deve melhorar a sua concentração. Isto é, ser capaz de ficar atento por longos períodos de tempo assistindo às aulas online. E deve aprimorar o seu foco. Melhor dizendo, sua capacidade de selecionar a atenção para uma determinada atividade (realizar um fichamento de artigo acadêmico, por exemplo).

Chegando ao mercado de trabalho com essas duas habilidades, você vai ser um profissional organizado, produtivo, eficaz e atento às oportunidades que podem impulsionar sua carreira.

Um dos benefícios do ensino a distância é que você vai aprender a ter foco

10. Resiliência para desenvolver projetos de longo prazo

Um curso de graduação é um projeto de longo prazo que exige resiliência. Você é uma pessoa capaz de se adaptar a diferentes tipos de mudanças? Venha entender mais um dos benefícios da educação a distância!

Ao fazer uma faculdade EAD, você desenvolve sua resiliência. Afinal, essa modalidade gera alterações em seus hábitos e cotidiano que você precisa se adaptar.

Por exemplo, você deve elaborar um cronograma de estudos para seguir e testá-lo para ver se funciona ou não. Deve aprender a estudar de maneira eficaz, evitando perder tempo com técnicas improdutivas, fazer (ou refazer) trabalhos individuais desafiadores, entre outras atividades que exigem adaptação.

Levando essa habilidade para sua vida profissional, você vai ser capaz de desenvolver projetos de longo prazo, lidar com crises, se concentrar e agir sob pressão e ter atitudes responsáveis, por exemplo.

11. Produção textual poderosa para negociar

Como está a sua habilidade de escrita? Seus textos são claros e objetivos? Ou você tem dificuldade para colocar no papel o seu ponto de vista?

Independentemente da sua situação atual, a sua capacidade de escrever textos vai melhorar consideravelmente, graças a este benefício da educação a distância.

Isso acontece porque você precisa compartilhar textualmente suas ideias, opiniões, ponto de vista e argumentos sobre os diferentes temas vistos nas aulas online. Ou seja, é respondendo os fóruns das disciplinas e enviando e-mails pela central de mensagens que você vai se fazer compreender pelos professores e colegas de turma.

Com uma ótima produção textual, seus resultados são positivos: você enriquece os debates, evita ambiguidades e garante boas notas e pontos extras valiosos que fazem a diferença no final do período.

O mesmo retorno positivo acontece na sua carreira. Sabendo redigir de modo claro e objetivo, você será bem-sucedido ao apresentar e/ou negociar propostas e projetos com seus chefes e clientes.

12. Aprendendo de forma eficaz

Um dos primeiros benefícios da educação a distância que você vai desfrutar é: aprender a aprender. Isto é, usar técnicas e práticas que potencializam seus estudos, facilitam a compreensão e retenção de novos conhecimentos.

Você vai perceber rapidamente que apostar em técnicas passivas é perda de tempo. Como resultado disso, vai buscar formas para aprender de modo eficaz e sem sofrimento.

Depois que você aprender a aprender, leve esse conhecimento para sua vida profissional e transforme-o uma vantagem competitiva.

Sabendo usar técnicas de estudos que ajudam a compreender rapidamente e a fixar o conteúdo na sua memória de longo prazo, você fica à frente de muitos profissionais.

Afinal, terá mais facilidade para adquirir novas habilidades, se certificar em um novo ramo e a se especializar, por exemplo.

Quando um projeto inovador surgir em sua empresa, qual profissional você acha que os gestores convocarão para o time: aquele que assimila e aplica informações rapidamente ou aquele que tem dificuldades para reter e empregar novos conhecimentos?

13. Mentalidade de crescimento para avançar na carreira

Já ouviu falar em mentalidade fixa e mentalidade de crescimento?

Conhecer esses dois conceitos faz a diferença na sua vida. Isso acontece porque essas diferentes mentalidades influenciam diretamente seus resultados acadêmicos e profissionais e a forma como você aproveita os benefícios da educação a distância.

Se você tem uma mentalidade fixa, a EAD será um grande desafio. Afinal, pessoas com esse mindset:

  • acreditam que sua inteligência é limitada e que não são capazes de desenvolver novas habilidades;
  • fogem e/ou desistem de desafios facilmente pois eles podem demonstrar sua falta de habilidade;
  • acham que o esforço para aprender algo é um sinal de que a pessoa não é boa o suficiente em um determinado assunto;
  • não gostam de receber feedback pois levam para o lado pessoal;
  • culpam outras pessoas por seu baixo desempenho e se desmotivam facilmente.

No entanto, se você estiver aberto a novas experiências e oportunidades, deve aproveitar esse benefício da educação a distância: a construção de uma mentalidade de crescimento.

Isso acontece porque a EAD:

  • possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências (resiliência, automotivação, aprendizagem eficaz, autonomia, disciplina, entre outras);
  • exige investimento de tempo e esforço do aluno para estudo e compreensão dos conteúdos;
  • proporciona feedback sobre o desempenho por meio dos gabaritos de exercícios e exames, das avaliações e respostas de professores e alunos em mensagens e fóruns online.

E na vida profissional, como ter uma mentalidade de crescimento ajuda a impulsionar a carreira?

Quando você acredita que pode desenvolver as habilidades, competências, características e talentos investindo nos estudos, se esforçando e correndo atrás das atividades necessárias, você aprende mais rápido, cria oportunidades de trabalho, busca mentores e age em direção aos seus objetivos profissionais.

Conclusão

Sabemos que, apesar do reconhecimento nacional (ver Art. 5º do Decreto 5.622/2005) e do crescimento da educação a distância ano após ano em nosso país, essa modalidade ainda gera dúvidas e preconceitos. Por isso, é fundamental que você conheça os benefícios do ensino a distância e perceba como eles podem contribuir para sua carreira!

Entendeu como a EAD incentiva o desenvolvimento de habilidades comportamentais e organizacionais valorizadas pelo mercado de trabalho atual?

Ao longo do artigo, você viu que são vários os benefícios do ensino a distância.

Então, conheça nossos cursos de graduação e veja qual deles pode ajudar você a construir um futuro melhor!  

cta6

Avalie este post

Comentários

Comentários