Vai fazer um curso na modalidade de educação a distância e está curioso para saber como funciona uma aula EAD? Tem apego ao cheiro de livro e a escrever em caderno novinho e acha que não tem isso numa aula EAD? Está com dúvidas sobre que tipo de material didático um curso a distância utiliza, já que quase tudo é online?

Calma, que fazer aula EAD significa entrar no mundo digital para aprender, e de forma humanizada.

Com caderninho ou bloco de notas do celular na mão, confira nossas dicas para entender melhor como esta modalidade funciona.

Como funciona a EAD

Assim como em uma aula presencial, na aula EAD o aluno tem contato com o mesmo conteúdo que receberia se fosse até a faculdade cinco dias por semana para assistir às aulas convencionais, com quadro negro, projetor e professor.  

Desde 2005, o Ministério da Educação (MEC) reconhece uma aula EAD da mesma forma que o ensino convencional. Segundo o MEC, EAD “é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos“.  

O jeito virtual de aprender está em alta no Brasil e no mundo. Já são cerca de 1.500 cursos de graduação EAD no país, com mais de um milhão e meio de universitários matriculados, segundo o Censo da Educação Superior.

A aula EAD é tendência adotada por universidades mundialmente renomadas como MIT, Harvard e Sorbonne, que oferecem muitos cursos online.

cta1-ambiente

O que a aula EAD tem?

Ser aluno de um curso com aula EAD pode ser tão interessante como participar de uma aula presencial. A estrutura e os recursos de uma aula EAD variam de acordo com o curso e instituição de ensino.

Confira como tirar vantagem de cada ferramenta educacional que uma aula EAD pode oferecer:

1. Aproveite as aulas ao vivo

Sim, uma aula EAD pode ser uma live!

Esta é uma oportunidade para o aluno ter contato com conteúdo em qualquer lugar com acesso à internet. Após uma transmissão ao vivo, esta aula EAD fica disponível na plataforma online. Assim, você pode aproveitar para assistir quantas vezes quiser.  

Além das lives, um curso a distância também pode ter aulas conceituais e de estudo de caso. A primeira modalidade consiste nas gravações sobre fundamentos teóricos e com conceitos inerentes à disciplina. Já os estudos de caso são aulas gravadas que estabelecem relações entre conteúdo científico e mercado de trabalho.

2. Biblioteca em qualquer lugar

Muitas instituições que oferecem a modalidade EAD têm bibliotecas online para alunos. Além desse acervo exclusivo e voltado para o curso, a internet tem uma infinidade de conteúdos disponíveis para facilitar a vida de quem estuda à distância.

Alguns exemplos de bibliotecas virtuais e gratuitas são o Domínio Público, a Biblioteca Brasiliana da USP ou o Google Books.   

3. Na palma da mão

Centros universitários como a Unicesumar ainda oferecem um aplicativo como ferramenta de aula EAD. Este recurso permite que o estudante navegue por todo o conteúdo didático, além de interagir com serviços oferecidos pela instituição como aulas, material didático, atividades de estudo, boletim, serviços financeiros e acadêmicos, entre outros.

Por meio do app, o aluno também pode enviar mensagens para seu professor mediador e receber notificações pedagógicas, lembretes de atividades, provas e comunicados institucionais.

4. Ouça as aulas

Algumas instituições disponibilizam cada aula EAD em formato MP3. Assim você pode fazer uma playlist e ouvir as lições quando está se locomovendo ou se exercitando, por exemplo. É uma ótima maneira de otimizar revisões e se preparar para provas.

5. Encontre sua turma online

Outro recurso usado em uma aula EAD é o fórum ou comunidade online.

Através desta ferramenta, alunos podem construir conhecimento de forma colaborativa, debatendo com seus colegas de curso, professores e tutores mediadores o tema proposto, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico.

Metodologias convencionais

Como ainda não estamos vivendo como os Jetsons em 2062, as universidades ainda precisam usar ferramentas tradicionais, mesmo quando se trata de um curso EAD. Mas o tempo que você precisa passar em sala de aula é muito menor nos cursos a distância.

As provas presenciais também fazer parte das dinâmicas de uma aula EAD

6. Capriche nas provas presenciais

O modelo pedagógico de algumas instituições, e a legislação, preveem momentos presenciais obrigatórios, como provas. As avaliações seguem o calendário acadêmico e são realizadas nos polos de apoio presencial, sendo individuais e sem consulta.  

7. Participe de palestras e atividades no polo presencial

Atividades extracurriculares como palestras, semanas acadêmicas e seminários também acrescentam ao conteúdo da sua aula EAD. É interessante participar deste tipo de evento pela oportunidade de aprender e também pela chance de conhecer gente nova e profissionais já inseridos no mercado de trabalho, incrementando seu networking.   

8. Pegue um livro

Literalmente! Não é porque sua aula é EAD que você vai deixar de lado os bons e velhos livros de papel. Algumas universidades levam tão a sério esta questão de referências que elaboram livros didáticos exclusivos para cada curso que tenha aula EAD.

Por isso, fique ligado: um bom curso a distância deve oferecer um polo com biblioteca recheada de referências bibliográficas fundamentais para seus estudos e, claro, livros de literatura, que são muito importantes para complementar sua formação.

Como otimizar cada aula EAD

Agora que você já sabe quais recursos estão disponíveis para quem faz aula EAD, que tal algumas dicas de como organizar sua rotina?

Veja só:

  1. Organize seu tempo: pare uma hora por semana e escreva quais tarefas deve cumprir, o que precisa estudar, quais trabalhos precisa entregar. Não deixe coisas acumularem porque se trata de uma aula EAD e você não tem a obrigação de estar em sala diariamente.
  2. Priorize: defina quais são as coisas mais importantes antes que elas se tornem um incêndio de coisas urgentes para estudar/escrever.
  3. Não se isole: use ferramentas como fóruns de estudantes, wikis e ambientes virtuais de aprendizagem para trocar ideias com colegas. A socialização também existe em um curso a distância!

Viu só como é fácil aproveitar ao máximo cada aula EAD?

Passe aqui e confira quais opções de cursos de graduação a distância a Unicesumar oferece!  

cta2-ambiente

Avalie este post

Comentários

Comentários