Não importa se você está estudando para passar em um concurso, estuda a distância ou está experimentando essa modalidade pela primeira vez: manter a organização dos estudos em casa principalmente em tempos de coronavírus é importante.

Se você é uma pessoa que costuma não estabelecer horários e planejar bem os estudos e vai ficar em casa por conta de medidas de isolamento ou quarentena, se liga nas nossas dicas!

Deixar o estudos de lado nesse período em casa é um erro grave e que pode comprometer seu futuro.

Criamos este conteúdo para apresentar os 7 passos que você deve seguir para manter a organização dos estudos em casa.

Então, vamos lá!

Passo 1: Organize seus horários

Os horários são importantíssimos para você se organizar e chegar no fim do dia com sentimento de dever cumprido.

Portanto, o ideal é que você consiga definir períodos diários para os estudos, visando sempre alcançar o objetivo.

Por exemplo: das 9h às 11h, vou estudar. Das 12h às 15h, vou descansar. E, para finalizar, vou estudar novamente das 15h às 17h.

O segredo é se planejar e saber claramente onde quer chegar!

Passo 2: Separe os estudos por disciplinas

Além dos horários, é importante que você separe os dias de estudo por disciplinas, para que você estude todas matérias.

Agora que você sabe os horários diários que vai estudar em casa, inclua disciplinas para cada um deles.

Por exemplo: na parte da manhã de segunda-feira, vou estudar sobre a disciplina Introdução ao Estudo do Direito.

Já na parte da tarde, vou focar no Direito Civil.

Além de não deixar passar nenhuma disciplina, você estará se organizando e planejando os estudos com eficiência.

Passo 3: Tenha metas diárias

Se o seu objetivo é crescer profissionalmente, saiba que as metas sempre serão as suas aliadas, sabe por quê?

Elas te ajudam a não procrastinar, ou seja, você se mantém motivado e consegue dar continuidade aos seus estudos sem perceber que está cansado – mesmo que, em algumas situações, esteja.

Portanto, o ideal é que você defina essas metas com a maior clareza possível para uma melhor organização dos estudos em casa.

Por exemplo: eu vou estudar, no mínimo, 6 horas todos os dias da semana. Caso eu falhar em algum, tenho que estudar nos fins de semana.

Assim, você estará se punindo caso não cumpra as metas, o que ajudará no foco e determinação.

Passo 4: Seja realista

Agora que já sabemos que devemos organizar os horários, as disciplinas e também as metas, precisamos entender que é necessário ser realista para isso.

Não adianta, por exemplo, você colocar uma meta impossível de ser batida, pois ela só servirá para te prejudicar.

Por isso, seja realista consigo mesmo.

Tente fazer o planejamento de metas e objetivos pensando na sua rotina e, em primeiro lugar, no seu bem estar.

Tecnologia para organização dos estudos em casa

Passo 5: Utilize a tecnologia para aumentar a produtividade

A tecnologia só aumenta no Brasil, e isso é visível.

Para você ter ideia, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2015, 58% da população brasileira tem acesso à internet – cerca de 110 milhões de usuários.

Essa pesquisa, além de mostrar o crescimento da internet no Brasil, apresenta que a tecnologia está aí para você utilizar.

Obviamente que, nos estudos, você não precisa utilizar as redes sociais e outros aplicativos que podem distraí-lo.

Porém, existem alguns que podem auxiliar você a alcançar as metas diárias de estudos.

Separamos alguns deles para você:

• Evernote;
  • RealCalc;
  • Alarmy;
  • HabitBull;
  • SelfControl;
  • TED.

Passo 6: Saiba reagir a imprevistos

Os imprevistos vão acontecer, porém, cabe a você saber reagir a eles e dar a volta por cima e manter a organização dos estudos em casa.

Se ocorrer uma queda de energia em sua casa, por exemplo, obviamente você não conseguirá estudar.

Porém, caso esse tipo de imprevisto ocorra, você deve estar ciente que as suas metas e objetivos continuam ali.

Então, nesses casos, saiba dar a volta por cima e manter o foco no futuro.

Passo 7: Ignore as distrações

Como já falamos no conteúdo, infelizmente distrações sempre vão estar presentes, ainda mais na atual situação, em que o novo Coronavírus se tornou um dos assuntos mais comentados e teve impactos na rotina não só do estudante, mas de grande parte da população.

Então, na hora dos estudos, ignore aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Youtube e outras fontes de notícias e entretenimento.

Acredite: se você não deixar que as distrações te prejudiquem, o seu sucesso profissional estará muito mais próximo.

Afinal, quais são os principais benefícios de fazer uma graduação a distância?

Agora que você já sabe os passos para manter a organização da área de estudos em casa, podemos apresentar os benefícios de fazer uma graduação a distância.

Quer saber quais são elas? Confira:

Economia de tempo e dinheiro

As faculdades caras e a falta de tempo não podem mais ser uma desculpa para você começar uma nova graduação.

As melhores faculdades a distância oferecem valores baixos e, além disso, economia de tempo no deslocamento.

Flexibilidade nos horários

Quem tem filhos pequenos, gosta de viajar ou tem uma rotina de casa e trabalho sabe que a flexibilidade dos horários é um sonho.

Cursando uma faculdade a distância, vou conseguir ter flexibilidade com os horários?”.

Estudando à distância na Unicesumar, você terá flexibilidade nos horários e poderá passar mais momentos com a sua família.

Mas é claro, a faculdade a distância também funciona muito bem para quem quer aproveitar o tempo ocioso em casa.

Gostou? Então, escolha o seu curso e saiba mais sobre a nossa educação a distância!

cta2-ambiente

Avalie este post