Para ingressar e prosperar no mercado de trabalho, é preciso qualificação. Empregadores têm exigido cada vez mais que seus funcionários sejam academicamente capacitados para exercer as funções para as quais são contratados. Mas, como se dedicar aos estudos quando é preciso cuidar da família e dos filhos? Essa é uma das vantagens que a educação a distância oferece.

O primeiro benefício dessa modalidade de ensino é a possibilidade de adequar o Ensino Superior à sua rotina em casa. Por ser online, não é preciso se deslocar até uma instituição de ensino diariamente, o que já representa uma economia de tempo. Além disso, é possível dedicar-se aos estudos na hora mais conveniente, como por exemplo, depois que seus filhos já foram dormir.

os-beneficios-da-educacao-distancia-para-quem-fica-em-casa-com-os-filhos

Mães e pais que tomam conta dos filhos pequenos podem fazer as aulas não apenas quando as crianças dormem, mas também quando se distraem com alguma outra atividade ou estão na escola.

Quem prefere esperar os pequenos crescerem um pouco mais para retornar ao mercado de trabalho, pode aproveitar um curso EaD para se manter atualizado e se preparar. Depois, o processo de volta para o mercado de trabalho fica muito mais fácil.

Boa alternativa para o bolso

Outra vantagem que a educação a distância representa para quem tem filhos é a economia. Um curso oferecido nessa modalidade, na maioria das vezes, é mais barato do que o presencial, porque os custos com a estrutura da instituição não serão incluídos. Mesmo assim, vale lembrar que a estrutura do polo de apoio presencial sempre está à disposição dos alunos.

Quem mantém uma família sabe bem que as prioridades financeiras sofrem mudanças e essa é uma forma de conciliar os estudos com as outras demandas que acabam surgindo. As mensalidades também já incluem o material didático.

Você ainda evita despesas com combustível ou transporte coletivo para ir todos os dias até a universidade. Isso sem contar com outros gastos de quem estuda fora, como alimentação. Coloque na ponta do lápis – é nítido que o valor para realizar um curso presencial é mais do que só mensalidade.

Portanto, se você até hoje abriu mão de estudar por causa dos custos envolvidos, essa é uma maneira de não prejudicar o orçamento da família e, ao mesmo tempo, investir em sua formação. Com os conhecimentos adquiridos no curso superior ou em uma especialização, você tende a conseguir uma posição melhor no mercado, faturar mais e garantir um futuro ainda melhor para a sua família.

Práticas pedagógica modernas

Engana-se quem pensa que por estudar a distância o aluno aprende completamente sozinho, sendo apenas um receptor passivo dos conteúdos apresentados. Na verdade, os avanços da tecnologia têm permitido cada vez mais interatividade entre os alunos e professores. O estudante é amparado o tempo todo, podendo tirar suas dúvidas e fazer suas contribuições.

A EaD tem se tornado cada vez mais moderna, aproveitando as possibilidades de cada plataforma. Mais um ponto positivo para o estudante, que tem a chance de desenvolver a sua aptidão para trabalhar em ambientes virtuais, algo que é muito valorizado pelas empresas.

Autonomia só na educação a distância

Esse é outro ponto importante em que a educação a distância se destaca: a oportunidade de desenvolver autonomia, disciplina e foco, já que não há professores do seu lado aplicando tarefas na marra. Se você já é uma pessoa autônoma, terá essa característica ainda mais fortalecida.

Autonomia é uma característica que os empregadores procuram em seus colaboradores. Afinal, nada melhor do que um funcionário proativo, que toma a iniciativa e executa as atividades sem que seja necessário pedir.

Você tem o seu próprio tempo para estudar, ou seja, se estiver com a agenda cheia em um dia e não conseguir se dedicar ao material, tem a liberdade para remanejar e se dedicar mais no dia seguinte. Para quem tem filhos, essa é uma grande vantagem, considerando que é praticamente impossível ter uma rotina muito regular com crianças em casa.

Networking – sim, ele existe!

Se você gosta de trocar ideias e conhecimentos com outras pessoas, a educação a distância é o seu estilo! Você poderá ter contato com estudantes e professores de qualquer lugar, o que enriquece ainda mais a sua experiência ao longo de todo o curso.

A educação a distância é considerada mais democrática do que a presencial por exigir apenas o acesso à internet, o que permite o estudo em cidades que não possuem instituições de Ensino Superior. A modalidade vem crescendo e ganhando mais respeito e credibilidade e vem recebendo investimento das instituições. O diploma emitido no final do curso não se diferencia de cursos presenciais e você consegue se organizar para estudar no momento que for melhor pra você.

Portanto, mesmo quem já construiu uma família e é responsável pela criação dos filhos, tem a oportunidade de investir em si e na própria formação acadêmica para buscar o sucesso no mercado de trabalho. A variedade de cursos a distância é grande, abrangendo diversas as áreas do conhecimento independente da área de ensino que mais lhe agrada. Agregue valor ao seu currículo com um curso a distância e inicie ou dê continuidade à carreira profissional rumo ao sucesso, sem precisar deixar de lado a criação de seus filhos.

cta2

Avalie este post