Até poucos anos atrás, estudar sem estar presente em uma sala de aula parecia algo utópico, porém, essa é uma realidade cada vez mais comum na vida de muitos brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), já são mais de 4 milhões de alunos que optam por um curso superior a distância. Se você tem dúvidas sobre essa modalidade de ensino, veja algumas informações sobre como funciona o ensino a distância.

https://www.youtube.com/watch?v=n5IJP7BlmU0&feature=youtu.be

Como funciona o ensino a distância

1 – Exigências

Os cursos a distância têm algumas exigências a mais, se comparados aos presenciais. Como o aluno não terá acesso à infraestrutura da universidade, ele  precisa ter um computador atualizado, com configurações mínimas e internet a partir de 2 Mbps para assistir às videoaulas sem pausas e interrupções. Além de acesso ao ambiente de aprendizagem.

Não é obrigatório, mas o ideal é que o aluno também tenha conhecimentos básicos de informática para utilizar as ferramentas digitais dos cursos EAD.

2 – Avaliações

Se você está achando que a educação a distância está livre das provas e avaliações, está muito enganado! Os cursos a distância também contam com elas, e você precisa se deslocar até o local estipulado pela universidade para fazê-las.

Esse é o único momento que você vai precisar sair de casa; então, considere isso como um grande benefício. As provas ocorrem nos polos das instituições, espalhados por diversas cidades do país. É só escolher o que fica mais próximo da sua residência.

As avaliações funcionam exatamente como no presencial e são determinantes para a aprovação dos alunos.

3 – Diploma

Este é um dos pontos que geram mais dúvidas para quem quer entender como funciona o ensino a distância.

Há muitos boatos que circulam sobre os diplomas da educação a distância. Vários deles não são reais; por exemplo, muitos pensam que os diplomas EAD não valem como os do ensino presencial.

É determinado por lei no Brasil que todos os diplomas da educação a distância e presencial sejam iguais, sem nenhuma restrição.

Isso significa que, seja de graduação ou pós-graduação, você terá um certificado que vale tanto quanto o de um aluno que fez toda sua faculdade presencialmente.

4 – Professores

Os professores são responsáveis por suas disciplinas, como no presencial. São eles que organizam as aulas, os materiais didáticos e as avaliações.

A diferença entre o curso a distância e o presencial está nos tutores, que estão na EAD para facilitar a vida dos alunos. Eles auxiliam e conversam com os graduandos sobre as provas e atividades presenciais que acontecem durante o curso. Isso significa que, se você estiver desmotivado ou com muitas dúvidas sobre a disciplina, terá uma pessoa para te auxiliar.

Ensino a distância: flexibilidade nos horários

5 – Flexibilidade nos horários

Um dos principais benefícios da educação a distância é a flexibilidade nos horários das aulas. Não importa se você trabalha no período da manhã, tarde, noite ou o dia inteiro. Você sempre terá como flexibilizar os horários e encontrar o melhor para você.

Os cursos a distância foram feitos pensando nessa facilidade das pessoas poderem trabalhar, cuidar da família, da casa e ainda encontrar tempo para estudar. O aluno consegue moldar sua rotina de estudos de acordo com os seus horários e suas próprias necessidades.

Então, se a falta de tempo era uma desculpa para você iniciar uma graduação, agora que você sabe como funciona o ensino a distância não é mais!

6 – Ritmo de estudos

Em um curso a distância, o ritmo de estudos é você mesmo quem define. Não existe um horário certo, como entrar na faculdade às 7h30 e sair às 23h. Isso dependerá do seu tempo e também de como estão distribuídas as tarefas do seu dia a dia.

Vamos supor que você trabalha das 8h às 16h. Chega em casa, descansa um pouco e, por volta das 17h30, precisa pegar os filhos na escola. Isso significa que, após às 18h30, você terá tempo livre para ficar com a família, cuidar da casa, estudar, e tudo isso poderá ser definido por você.

Ao entender como funciona o ensino a distância, é preciso ter cuidado para não relaxar nos estudos, já que as tarefas possuem dias e horários de entrega definidos.

7 – Conteúdos sempre à mão

Materiais não vão faltar para você fazer pesquisas, trabalhos e até mesmo estudar para as provas. Estudando através da internet, você sempre terá acesso a todas as informações necessárias para realizar as tarefas.

Além disso, muitas universidades EAD oferecem uma biblioteca virtual para os alunos aprimorarem seus conhecimentos. Você poderá acessar os conteúdos de vários dispositivos diferentes, quantas vezes quiser.

8 – Economia

Querendo ou não, o preço sempre influenciará na decisão das pessoas, e essa é uma das causas do crescimento da educação a distância. Muitas pessoas desistem do curso superior devido aos gastos elevados que terão ao cursar uma instituição de ensino presencial.

Se formos colocar no papel os gastos com moradia, deslocamento, alimentação e mensalidades altas, veremos que a diferença é enorme do ensino a distância para o presencial.

Realmente essa é uma modalidade que vem facilitando a vida de muitas pessoas e pode beneficiar a sua também.

9 – Formas de ingresso

Existem vários modos de você ingressar em um curso a distância. O primeiro deles é por meio do vestibular tradicional, com provas presenciais na instituição de ensino, em datas pré-determinadas.

Você também pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Outra opção seria fazer uma transferência de um curso presencial para a modalidade EAD.

cta4

Dúvidas frequentes sobre o ensino a distância

Por ser uma modalidade de ensino relativamente nova no Brasil, muitas pessoas não sabem como funciona o ensino a distância. Separamos, aqui, algumas das principais questões que as pessoas levantam em relação a esta modalidade:

O aluno consegue interagir com outros alunos e professores?

Sim. Os cursos da modalidade de ensino a distância oferecem chats e fóruns de discussão com os colegas de turma e com os professores, o que agrega muito conteúdo. Também são incentivados os trabalhos e atividades em grupo; com isso, os colegas de turma acabam criando laços, mesmo que a distância.

Como funciona o ensino a distância? Há perigo do aluno falsificar o desempenho?

Depende. Como os exercícios são online e sem supervisão, sempre há o risco do aluno falsificar um resultado. Porém, como as provas são presenciais e realizadas no polo com presença de um responsável (como exige o MEC), as chances disso acontecer são quase nulas.

A cola só acontece se o sistema da instituição for falho, porém, isso pode ocorrer em cursos presenciais também.

O curso EAD é reconhecido? Há alguma lei que regulamente esse tipo de ensino?

Qualquer instituição de ensino que queira oferecer um curso na modalidade a distância precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases  da Educação, além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Os cursos de graduação EAD também passam pelas mesmas avaliações aplicadas nos cursos presenciais.

Você pode acessar o site do MEC ou da Secretaria de Educação de seu estado para mais informações.

Como saber se a instituição é reconhecida pelo MEC?

O Ministério da Educação mantém no site a lista oficial de instituições de ensino autorizadas a oferecer cursos de graduação e de pós-graduação na modalidade EAD.  

Para descobrir quais são as instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso que você deseja, é só usar uma ferramenta do próprio Ministério chamada e-MEC. O sistema de busca funciona por município.

O curso EAD tem ensino inferior?

Essa afirmação é um mito, reproduzida por quem não conhece como funciona o ensino a distância.

Assim como acontece nos cursos presenciais, os cursos possuem exercícios, notas, frequência mínima e reprovação. Isso tudo exige muita disciplina e dedicação.

Muitos alunos que passaram do curso presencial para o EAD afirmam que estudam mais na modalidade a distância, já que essa metodologia incentiva a autonomia e a busca por conhecimentos fora das aulas.

Há algum pré-requisito para ingressar em um curso EAD

Sim. Da mesma forma que acontece em cursos presenciais, os cursos  a distância têm alguns pré-requisitos, de acordo com o nível de escolaridade.

Se você quiser fazer uma graduação é necessário ter concluído o Ensino Médio; e se quiser cursar uma pós, precisa ter um diploma de ensino superior.

Qual o prazo para terminar um curso no ensino a distância?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que os cursos de nível médio e técnico, graduação e pós-graduação sejam projetados da mesma forma que os da modalidade presencial. Por isso, há datas pré-determinadas para entregas de tarefas e realização de provas.

Exitem várias dúvidas sobre como funciona o ensino a distância

Ensino a distância e mercado de trabalho

Além das dúvidas sobre como funciona o ensino a distância, uma das principais preocupações em relação aos cursos EAD são relacionadas ao mercado de trabalho. Muitos, que não sabem como como funciona o ensino a distância, acreditam que o valor do diploma EAD para o mercado não é tão grande quanto dos cursos presenciais.

Até pouco tempo atrás, existia um certo preconceito com alunos oriundos de instituições que oferecem cursos nessa modalidade, porém, essa realidade já mudou.

Veja o que o ensino a distância tem a oferecer para quem busca uma oportunidade no mercado:

Habilidades essenciais

Ao descobrirem como funciona o ensino a distância, os gestores têm percebido que os profissionais formados por instituições que oferecem cursos EAD possuem habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como autonomia, disciplina, foco e facilidade para resolver problemas complexos.

Essas qualidades são desenvolvidas no decorrer do curso a distância, já que  o processo de aprendizagem obriga o estudante a gerir seu próprio tempo e sua própria experiência de ensino.

O aluno de EAD, por muitas vezes,  adquire mais maturidade que um aluno de um curso presencial, pois precisa lidar com absorção de conteúdo e entrega de prazos sem a presença do professor. Todas essas características são muito bem-vindas nas atuais empresas.

Facilidade com tecnologia

Outra vantagem de um aluno de EAD é a familiaridade com tecnologias como videoconferências, salas on-line de multitarefas, redes sociais, ambientes de aprendizagem e a facilidade de realizar tarefas em parceria com pessoas a distância.

Isso pode ser um diferencial em algumas empresas, já que é cada vez mais comum a flexibilização dos locais de trabalho por meio do home office.

Profissional do futuro

Em um mundo cada vez mais globalizado, as empresas estão adotando novos recursos tecnológicos, buscando flexibilizar o espaço e o tempo dos seus empregados, o que significa mais produtividade, com menos custo. Para isso, é essencial que os funcionários tenham a facilidade de trabalhar tanto de modo presencial quanto à distância.

Profissionais oriundos de cursos EAD se anteciparam a essas mudanças e acabaram saindo na frente em algumas empresas, já que estão à frente das necessidades do mercado de trabalho e, consequentemente, pronto para supri-las desde já.

Entrevistas

Não é necessário explicitar no seu currículo que o curso foi feito a distância. Além disso, dificilmente um entrevistador irá perguntar se você cursou uma graduação ou pós EAD. No entanto, caso o assunto surja durante uma entrevista, explique suas razões para escolher essa modalidade e as competências adquiridas durante esse período de aprendizagem. Essas qualidades podem ser essenciais na sua possível contratação.

Um bom diploma é essencial

Atualmente, muitas empresas estão mais preocupadas com a credibilidade da instituição do que com a modalidade de ensino. Os contratantes costumam se preocupar com a grade curricular do curso, qualidade dos professores e capacitação para o mercado de trabalho. Se você tiver estudado em uma boa instituição de ensino, a empresa irá ver que você teve um bom aprendizado e está preparado para o cargo.

Ao escolher um curso EAD é recomendável que você opte por uma instituição que já possua uma tradição consolidada de ensino, que possa servir como um cartão de visita para uma oferta de emprego. Pesquise e veja se a instituição possui uma boa estrutura, uma boa grade curricular e se oferece uma boa experiência de ensino aos alunos.

A EAD é para você?

Ainda está se perguntando se fazer um curso superior a distância é a escolha certa para você? Para acabar de vez com essa dúvida, conheça os espaços online e a rotina de estudos e outros aspectos sobre como funciona o ensino a distância.

Plataforma de estudos online

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é onde você passa a maior parte do tempo estudando. É neste espaço que você acessa os conteúdos das disciplinas, assiste às aulas online, realiza a entrega dos trabalhos, participa de fóruns online e troca mensagens com professores e colegas de turma.

Veja como é um AVA de um curso superior a distância:

Como funciona o ensino a distância - studeo

Studeo – ambiente virtual de aprendizagem da EAD Unicesumar

Recursos que potencializam seus estudos

Na plataforma EAD, você também encontra vários recursos que ajudam a aprender melhor. Alguns exemplos são os fóruns online, a biblioteca virtual e o MAPA – Material de Avaliação Prática de Aprendizagem.

Nos fóruns, você tem a oportunidade de debater sobre os temas vistos nas aulas com professores e colegas de classe. Na biblioteca virtual, acessa diversos livros para consultar à vontade ao longo da graduação. Já o MAPA é uma ferramenta que ajuda a colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas online.

Rotina de um estudante de curso superior a distância

A rotina de um aluno EAD é similar a de um estudante da modalidade presencial. Em termos simples, é necessário assistir às aulas online e fazer os exercícios, trabalhos e avaliações.

O que varia é a liberação das aulas do curso, que pode acontecer semanalmente, quinzenalmente ou completamente no início do semestre.

Confira as principais tarefas que um aluno de curso superior a distância deve fazer:

  • assistir a todas as aulas online de cada disciplina do semestre;
  • participar dos encontros presenciais, caso seja uma graduação híbrida;
  • fazer os exercícios de cada lição;
  • participar das discussões nos fóruns online de cada matéria;
  • realizar os trabalhos e entregá-los no prazo via ambiente virtual de aprendizagem;
  • fazer as avaliações presenciais no polo EAD;
  • realizar estágio obrigatório supervisionado, caso previsto na matriz curricular do curso;
  • apresentar o trabalho de conclusão de curso presencialmente no polo EAD.

Lembre-se de que é necessário seguir o cronograma estabelecido pela faculdade e realizar as atividades nos dias previstos para evitar ficar sobrecarregado com matéria acumulada.

Competências e habilidades desenvolvidas durante o curso superior a distância

Ao descobrir como funciona o ensino a distância e fazer uma graduação EAD, você desenvolve atributos poderosos que impactam positivamente sua vida acadêmica, profissional e pessoal. Saiba mais sobre cada um deles:

Gestão do Tempo + Organização

Como você organiza o seu dia? Planeja suas tarefas na noite anterior? Ou acorda e vai lidando com as demandas que surgem? Se você ainda não se dá muito bem com a gestão do tempo, fique tranquilo.

Ao estudar à distância, você aprende a se organizar e a usar o tempo ao seu favor.  Você percebe rapidamente que não dá para enrolar com os estudos online. Afinal, precisa assistir às aulas, ler os conteúdos e realizar os exercícios para conseguir aprender de verdade.

E você ainda tem uma ajuda extra: o ambiente virtual de aprendizagem. A plataforma de estudos de um curso superior a distância disponibiliza um cronograma para seguir  ao longo do semestre. Usando essa ferramenta poderosa, você gerencia o seu tempo de estudo e torna essa atividade um hábito positivo.

E quais os benefícios profissionais de uma pessoa organizada que sabe gerir o seu tempo? Vários! Mais produtividade, menos estresse no cotidiano, menos trabalho acumulado, mais tempo livre para fazer que gosta, melhor reputação dentro da empresa e mais oportunidades para impulsionar a carreira.

Autorresponsabilidade

Você é autorresponsável? Isto é, se responsabiliza de verdade pela sua vida? Reconhece que a situação que vive hoje é resultado de ações que você fez ou deixou de fazer?

Esse conceito do mundo do coaching é indispensável para ter sucesso estudando à distância. E você vai tomar ciência dele e desenvolvê-lo rapidamente quando começar os estudos online.

Isso acontece porque em curso superior a distância você é o único encarregado pela sua performance. Ou seja, não tem professor, coordenador ou colega de turma que pega no seu pé diariamente cobrando presença nas aulas e a realização das tarefas.

Ao trazer a responsabilidade de seus estudos para si, você não enrola para agir em direção aos seus objetivos. Você assiste às aulas, lê todos os conteúdos complementares, faz os exercícios, revisa as aulas, entrega os trabalhos e faz as avaliações no prazo.

Uma vez que você adota uma atitude autorresponsável nos estudos, certamente a leva para sua vida pessoal e profissional. Afinal de contas, os resultados gerados pela autorresponsabilidade são excelentes, e você vai desejar ter o mesmo nível de realização em sua carreira e em seus relacionamentos.

Automotivação + Autodisciplina

Em uma graduação, é normal se identificar com algumas disciplinas e não gostar muito de outras. Quando você for estudar uma dessas matérias, vai precisar de uma boa dose da superdupla: automotivação e autodisciplina — ou a preguiça vai dominar!

A primeira ajuda a lembrar o propósito por trás dos seus estudos. É um combustível poderoso, que faz você continuar seguindo em direção aos seus objetivos pessoais, profissionais e acadêmicos.

Já a segunda não deixa as emoções interferirem nas suas decisões. Autodisciplina nada mais é do que fazer o que deve ser feito independentemente de como você se sente.

Ao descobrir como funciona o ensino a distância e absorver o que há de melhor na modalidade, você desenvolve essas duas competências. Afinal, precisará de automotivação e autodisciplina diariamente para não se atrapalhar com os estudos nem prejudicar seu desempenho.

E quais as vantagens de ser automotivado e autodisciplinado? Muitas! Você ganha mais tempo e liberdade para fazer as atividades que gosta, adquire novos conhecimentos, produz mais em menos tempo e realiza seus objetivos.

Como adaptar o curso superior a distância a sua rotina

Preocupado sobre como conciliar a faculdade EAD com a sua vida pessoal e profissional?

Confira algumas dicas rápidas para saber como estudar à distância e ainda ter tempo para curtir seus familiares e trabalhar:

Quer ainda mais dicas? Então confira os artigos “Saiba como conciliar trabalho e estudo” e “Como conciliar a rotina agitada com o curso superior a distância”.

Cada sugestão vai fazer a diferença nos seus estudos!

Pronto para fazer um curso superior a distância?

Agora que você já sabe como funciona o ensino a distância e os benefícios que ele oferece, conheça a EAD Unicesumar, que oferece os melhores cursos com os melhores professores, sempre pensando na qualidade da sua formação.

Quer conhecer os cursos a distância da Unicesumar? Acesse nosso site e confira as graduações em que você pode se matricular.


cta2

Avalie este post

Comentários

Comentários