No mês de outubro, foi aplicada uma atividade para os cursos das Engenharias EAD com base no Porvir. E o que é o Porvir? É uma iniciativa de comunicação e mobilização social que mapeia, produz, difunde e compartilha referências sobre inovações educacionais. O objetivo é inspirar melhorias na qualidade da educação brasileira. Além disso, incentivar a mídia e a sociedade a compreender e demandar inovações educacionais.

Pelo segundo ano consecutivo, no dia dos professores, o Porvir e o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) disponibilizaram o e-book gratuito Desafio Diário de Inovações. Nesta edição, a publicação reuniu 19 relatos de professores que estão inovando em suas práticas para transformar o processo de aprendizagem.

Da Educação Infantil ao Ensino Superior (incluindo modalidades como Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissionalizante), cada projeto é relatado pelo autor com um texto em que ele relembra suas motivações, as principais etapas de aplicação e os resultados obtidos em sua escola.

Desafio Diário de Inovações e os cursos de engenharia pelo país

Participaram da segunda edição do Desafio Diário de Inovações 335 professores de 21 estados, de todas as regiões do país. Entre os 3 selecionados na categoria Ensino Superior está o relato da Juliana Amanda Rufine Raiocovitch, que descreve a atividade “Resgate na Caverna”, uma iniciativa da equipe pedagógica dos cursos de Engenharias EAD da Unicesumar.

Segundo Juliana, “nesta atividade, os alunos foram desafiados a aprender geometria analítica aplicada em problemas reais com base no resgate dos meninos na Tailândia.”

Acesse o material produzido pela equipe pedagógica.

Material - Resgate Caverna

O desafio possibilitou aos alunos um aprendizado aplicado, gerando engajamento e aumentando a presencialidade dos alunos nos polos. Os textos descritivos do resgate foram retirados do site da BBC News, e as questões foram elaboradas simulando problemas reais. Assim, os estudantes puderam colocar em prática o conhecimento adquirido na respectiva unidade do livro didático.

O material foi aplicado por mais de 3000 alunos em 39 polos da Unicesumar.

polo-sao-jose-do-rio-preto
Tutor: Gustavo Firmino. Polo de São José do Rio Preto-SP.

Para engajar os alunos, as professoras Juliana Rufine e Natália Dolfini também disponibilizaram um vídeo motivador.

Veja o vídeo feito pelas professoras.

A seleção do “Resgate na Caverna” como um dos 3 melhores relatos em Educação, segundo o Desafio Diário de Inovações, trouxe o reconhecimento para essa inovação desenvolvida pela equipe pedagógica.

De acordo com Thuinie Daros (Head de Metodologias Ativas/Cursos Híbridos), “aprender é transformar experiência em conhecimento. Para que o estudante de fato aprenda, ele deve vivenciar situações que façam sentido no contexto em que ele está inserido. Com isso, eles podem ser articulados com situações reais. A atividade Resgate na Caverna foi um exemplo importante de como proporcionar uma experiência significativa de aprendizagem para os estudantes. Além disso, ser selecionado como uma das 3 melhores práticas inovadoras do ensino superior no Brasil revela a importância do trabalho que tem sido realizado pela equipe pedagógica dos cursos de Engenharias da Unicesumar! Estamos orgulhosos e motivados para continuar promovendo a inovação em nossas práticas!”, finaliza Thuinie.

Conheça nossas engenharias na modalidade a distância.

Visite o site e fique por dentro.

Avalie este post