Cozinhar é uma arte, mas também técnica. Se você gosta desta área e deseja ingressar nela profissionalmente, saiba que não pode esquecer-se do aprendizado nessa graduação: existe uma relação entre curso de Gastronomia e História para levar a sério a atuação.

O gastrônomo é o profissional que conhece muito mais do que habilidades técnicas de manuseio de alimentos. Ele também aprende sobre gestão, processos industriais, segurança alimentar, valor nutricional, características do alimento, legislação sobre a indústria alimentícia e muito mais.

O gastrônomo pode trabalhar em diversas áreas, seja como personal chef, chef de cozinha, segurança alimentar, indústria alimentícia, consultoria e gestão. Dessa maneira, quanto mais o profissional se profissionaliza, mais portas se abrem no mercado, que sempre terá espaço para novos gastrônomos.

Para se especializar e crescer na profissão, é preciso realizar um curso que propicie todos os conhecimentos necessários para conhecer as teorias e técnicas possíveis. Quanto mais você buscar conhecimento e se especializar na área gastronômica que gosta, melhor será o seu desempenho no mercado de trabalho.

cta1-1

Aprendizado de diversas áreas da gastronomia

Além do aprendizado técnico e teórico, o curso de Gastronomia oferece conhecimentos relacionados à história da profissão. Afinal, a alimentação é algo cultural e intrínseco na história das civilizações.

No início, o homem começou a compartilhar o alimento, depois cada local começou a ter os seus hábitos alimentares específicos, de acordo com a disponibilidade desses itens nos territórios.

Hoje em dia, apesar de cada região ter sua comida típica, a globalização propicia que essas culturas culinárias se misturem, criando novos pratos e sabores.

Desse modo, os cursos de gastronomia visam também expor essa parte histórica, afinal, com o entendimento dela, muitos fatores atuais da gastronomia são compreendidos.

Desse modo, os profissionais ficam aptos a aliar teoria, conteúdos e procedimentos necessários para suprir todas as áreas de atuação. São compreendidas áreas de confeitaria industrial, por exemplo, alimentos e bebidas em geral, bem como gerenciamento de eventos gastronômicos e muito mais.

https://www.youtube.com/watch?v=KLo2cA_zAF0

Chef Guga Rocha: trajetória de sucesso

Guga Rocha é professor da Unicesumar no curso de Gastronomia. Ele é um dos principais profissionais da área no Brasil, com experiência em mais de 30 países.

Guga lidera a mais completa pesquisa em relação à culinária quilombola, com o objetivo de não só resgatar a cultura, como também mantê-la o mais semelhante possível de sua origem.

Destaque para um dos projetos do chef: a Cozinha Tropicalista. Este estilo culinário é inspirado justamente no Movimento Tropicalista, a fim de utilizar influências de cada canto do mundo, bem como as tradições e culturas do folclore nacional.

Nessa união entre o clássico e o contemporâneo, Guga preza pela mistura de aromas, sabores, texturas e elementos surpresas. É a valorização da cultura e sua pluralidade no resultado final.

https://www.youtube.com/watch?v=KLo2cA_zAF0


Áreas de atuação e especializações

Um chef possui diversas áreas de atuação em que pode trabalhar, por exemplo:

– Chef de cozinha: preparo de cardápios em restaurantes, hotéis, bares etc.

– Personal chef: pode exercer a função de chefe de cozinha em casas particulares.

– Indústria de alimentos: ao desenvolver novas receitas e testar produtos.

– Gestão: o profissional também pode administrar restaurantes, restaurantes industriais, refeitórios e muito mais.

– Consultoria: pode prestar consultoria em empresas do ramo para propor mudanças e processos que facilitem a produção em geral.

O profissional pode, portanto, trabalhar com confeitaria, panificação, alta gastronomia e até mesmo catering (alimentação em locais de difícil acesso, como aviões ou eventos).

Além disso, o gastrônomo pode se especializar em determinadas áreas. Isso inclui culinárias relacionadas a uma cultura em especial (francesa, italiana, chinesa, japonesa etc).

Também pode estudar o alimento em si, como na especialização de produção de bolos e doces, de confeitaria industrial etc.

Gestão e marketing: a importância deles na gastronomia

Administrar é preciso. Desde administrar o desperdício e trabalhar a partir da gastronomia sustentável e gerir um restaurante como um todo.

Desse modo, a gestão sustentável oferecerá aptidões ao profissional para que ele desenvolva funções que priorizem qualidade do alimento, otimização e produtividade, a partir de ações inovadoras e sustentáveis.

O empreendedorismo pode ajudar a colocar em prática ideias inovadoras para a gestão estratégica da empresa. A consultoria visa modificar determinados processos gastronômicos para que se tornem mais organizados e de fácil execução.

Além disso, o aprendizado de marketing, principalmente o digital, é de grande valia para gestão de negócios gastronômicos. Afinal, investir em comunicação digital é a melhor forma de atingir o público-alvo exato do negócio. Além disso, confere-se mais credibilidade e, consequentemente, mais lucro.

Pense em fazer um curso de Gastronomia. Afinal, se especializar é a melhor maneira de conseguir o seu lugar ao sol no disputado mercado de trabalho.

Você pode optar por um curso de educação a distância (EAD), presencial ou por especializações, como o MBA. Dessa maneira, fica mais fácil adaptar o curso à sua rotina, bem como ao seu bolso.

Gostou da área de atuação? Então você pode aliar o seu conhecimento prévio ao que nós temos a oferecer. Acesse e saiba tudo sobre esse curso.

cta1-1

Avalie este post

Comentários

Comentários