A ideia de conquistar um diploma com menos burocracias chama a atenção de quem está em busca de graduação ou especialização EAD. Não é para menos: essa modalidade rompe barreiras, aperta menos no bolso e democratiza a educação. Assim, fica cada vez mais claro a importância do ensino a distância.

O método tem deixado de ser uma escolha apenas por falta de opção para se tornar a principal preferência. Isso acontece devido ao avanço da tecnologia, a facilidade de acesso à internet e ao investimento das instituições em boas experiências aos estudantes.

Conversamos com Katia Coelho, diretora de graduação da EAD UniCesumar, que nos ajudou a ficar por dentro de algumas particularidades e entender qual a importância do ensino a distância. Confira!

Afinal, qual a importância do ensino a distância no Brasil?

Falar em EAD denota certo preconceito para alguns. No entanto, Katia acredita que isso existe devido a duas questões: o antigo sistema implementado e a falta de conhecimento sobre o modelo.

“Há muito tempo, quando cursos com esse modelo abriam, as instituições faziam apenas uma adaptação do presencial. No entanto, isso não funcionava direito, porque a modalidade online precisa de interações e dinamismo. Não adianta só existirem vídeos. É fundamental ter outros recursos e boas tecnologias”, comenta Katia Coelho.

Além da experiência mais rica que o estudante EAD tem, ele também possibilita a realização de sonhos de estudantes que, por algum motivo, tiveram que adiá-los. Uma das grandes relevâncias do ensino a distância no Brasil, então, é abrir mais portas aos futuros profissionais.

“Quando olhamos para um aluno de curso a distância, nem sempre é aquele que acabou de sair do colégio. Muitas vezes, é alguém voltando a estudar e que, no passado, deixou os sonhos um pouco de lado, para se dedicar mais aos filhos e ao casamento, ou por ter se visto obrigado a seguir outra carreira. Quando essa pessoa entra no EAD, está atrás de sonhos. Ela busca o estudo para tornar a vida melhor”, completa a diretora de graduação da EAD UniCesumar.

Quais os benefícios para quem opta por um curso a distância?

Tempos atrás, fazer uma pós ou graduação sem precisar sair de casa parecia algo fantasioso demais. Hoje, além de ser realidade, já é a preferência de grande parte dos estudantes. Confira alguns benefícios de um curso de graduação a distância!

Acesso a educação

Para Katia, o acesso à educação é uma das grandes vantagens dos cursos a distância, permitindo, inclusive, que muitos estudantes tenham aulas em instituições de outra cidade e com profissionais renomados. Hoje, existem mais ofertas disponíveis para que tenha a liberdade de escolha.

“Antes da pandemia, o ensino a distância já demonstrava sinais de democratização no acesso à educação, possibilitando que pessoas com dificuldade de frequentar ou de pagar o presencial pudessem acompanhar as aulas. A pandemia tornou isso ainda mais forte, pois fez com que muitos conhecessem isso mais de perto. Então, enquanto antes tínhamos aqueles estudantes que não tinham outra opção, senão o online, agora os que chegam a fazer isso porque realmente querem”, comenta.

Mais chances de recolocação no mercado

O EAD vem conquistando espaço e credibilidade, permitindo que muitas pessoas invistam em uma educação continuada. Essa é mais uma chance de aumentar o networking, já que conhecemos pessoas de todos os lugares e temos contato com bons professores. Com isso, aumentam as possibilidades de recolocação no mercado.

Flexibilidade

“Tem a questão da flexibilidade. O estudante assiste às aulas na hora mais conveniente. Mas isso vai além de apenas escolher o período noturno ou diurno. Há a possibilidade de fazer cursos que não são oferecidos na sua cidade”, opina Katia Coelho. Para quem trabalha em horário integral ou precisa cuidar dos filhos, contar com essa opção facilita bastante.

Autonomia

“O ensino a distância torna o aluno mais autônomo. A responsabilidade dele não é apenas acompanhar as aulas. Ele precisa aprender a aprender”, adverte a diretora de graduação EAD da Unicesumar. Essa habilidade é muito importante, pois é considerada uma das mais significativas do profissional do futuro.

Disponibilidade de recursos

O ensino EAD costuma dispor aos estudantes muito mais recursos que ele teria se apostasse no presencial. “Temos a possibilidade da utilização de recursos modernos, a exemplo de realidade aumentada, realidade mista, realidade virtual. São vantagens que a tecnologia permite a esse aluno. Por exemplo, uma turma toda pode visitar um museu fora do país, pela internet, algo que seria difícil, financeiramente, para a maioria, se isso acontecesse presencialmente”, completa Katia Coelho.

Como escolher a melhor faculdade EAD?

Os primeiros passos são verificar se a faculdade tem o credencial do MEC e prestar atenção nos demais indicadores, a exemplo do Índice Geral dos Cursos (IGC). Outros pontos importantes para você ficar de olho ao escolher uma boa instituição EAD são:

  • a metodologia de ensino;
  • a experiência no mercado;
  • o corpo docente.

“Uma ideia é ir ao polo presencial para conhecer a estrutura e conversar com outros estudantes e profissionais da faculdade. É importante entender como a instituição trabalha e como será feito o acompanhamento”, recomenda Katia Coelho.

Na EAD UniCesumar, 80% dos professores são mestres e doutores. O corpo docente é extremamente qualificado e, ainda, se preocupa em criar um bom relacionamento com os alunos do EAD, para que não se sintam sozinhos no processo de aprendizagem. Os materiais são produzidos pela própria instituição, garantindo, assim, um alinhamento às exigências atuais do mercado.

A forma de ensino da EAD UniCesumar também merece destaque. “Temos uma metodologia própria. Estudamos isso até encontrar a melhor solução para trabalhar os conteúdos. Temos o ensino híbrido, além da metodologia imersiva na graduação e a metodologia ágil na pós. Temos o vestibular diagnóstico, que analisa a principal dificuldade do aluno para que, durante o curso, receba mais atenção nesse ponto”, conta Katia.

A oferta de cursos EAD é crescente, então tudo indica que eles se tornarão ainda mais populares e acessíveis. Pensando em qual a importância do ensino a distância, podemos dizer que, acima de tudo, a modalidade é um ganho para a população.  Assim, todos passam a ter mais acesso a um ensino democrático, sendo uma chance para melhorar a educação do país.

Gostou de ficar por dentro das vantagens do EAD? Então, você vai adorar baixar e ler nosso guia completo sobre os cursos EAD das profissões mais em alta!

cta_guia-de-carreiras-habilidades-para-desenvolver_final

Avalie este post

Comentários

Comentários