A História faz parte das nossas vidas. O que acontece hoje é reflexo do passado, e entender essas transformações permite compreender a sociedade. Além de tudo, é um jeito de manter a memória acessível às próximas gerações. E sabe como isso é possível? Por meio do curso de História!

Essa graduação forma profissionais preparados para estudar épocas passadas e os tempos atuais. E, já que o mundo está em transformação o tempo todo, nada melhor do que ter pessoas que entendam essas mudanças.

Será que essa é a opção ideal para você? Para tirar todas as suas dúvidas, continue lendo e saiba como é o curso de História!

banner-inscreva-se-ja

Afinal, o que é essa graduação?

Você sabia que a ocupação humana no Brasil começou, pra valer, há 13 mil anos? Ou que o Homo sapiens surgiu há 200 mil anos? Pois é, conhecer esses dados só é possível porque historiadores trabalharam muito para descobri-los.

O curso de História, portanto, tem o papel de garantir a capacitação para atuar desse jeito. É uma forma de desenvolver o pensamento crítico e de fazer com que outras pessoas também passem pelo processo.

Afinal, ao concluir a Licenciatura, você tem a chance de trabalhar como professor. Com os conhecimentos da disciplina, saber transmiti-los para que os estudantes fiquem por dentro do tema é indispensável.

Quais são as principais matérias do curso de História?

Ficou com curiosidade para saber o que se estuda em História? A seguir, você conhece algumas das principais matérias!

Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica

Na Licenciatura, é muito importante explorar os pilares da Educação Básica e como as políticas de ensino são criadas. Essa é uma das primeiras matérias do curso e permite que você se prepare para atuar como docente de alta qualidade.

Didática

Além de conhecer os conceitos, é fundamental saber transmiti-los, concorda? A disciplina voltada para a didática faz com que você aprenda a montar aulas envolventes e ensinar os estudantes da melhor maneira.

Teorias da História

A Historiografia pode parecer uma palavra complicada, mas nada mais é que a ciência ligada ao estudo da História. Com entendimento sobre o tema, você domina a construção do conhecimento histórico.

Antropologia Cultural

Saber como os seres humanos mudaram a cultura é fundamental para compreender muitos fatos. Essa matéria explora esse ponto a fundo e mostra as várias formas de manifestação da diversidade cultural.

História Antiga

Desde Roma e Grécia até o período atual, bastante coisa aconteceu. Foi há vários séculos que diversos conceitos surgiram e se desenvolveram — como os Jogos Olímpicos da Antiguidade, a ideia de democracia e até as cidades. Ao estudar História Antiga, você conhece esses pilares importantes da ocupação humana.

História das Religiões

Desde o começo da civilização, a religião é uma questão importante para uma grande parcela da sociedade. Como são muitas as vertentes que dominaram as épocas, essa disciplina apresenta o desenvolvimento religioso e as características de cada mudança.

História Medieval

Também não dá para ignorar a famosa Idade das Trevas. Essa matéria traz tudo sobre o período medieval e conta como eram os anos feudais, dos grandes castelos europeus e das guerras sem precedentes.

História da Arte

Lembra-se de que a influência da cultura é parte do curso? Então, não dá para deixar de lado uma abordagem sobre a arte. Nesta cadeira, você vai entender os diversos movimentos artísticos e como eles refletiam o cenário da época.

História Moderna

Com o final da Idade Média, entramos no que é conhecido como História Moderna. A disciplina permite estudar o que aconteceu nos séculos seguintes à Idade Média, a partir de meados de 1700. Quanto mais se aproximar do período atual, maior será a compreensão das influências do passado.

História do Brasil Colônia

Também não dá para deixar de fora os fatos do nosso país, não é? O aprendizado sobre o Brasil Colônia demonstra como foi a ocupação de Portugal após as Grandes Navegações, a divisão territorial e as mudanças impostas nas terras que eram dos indígenas.

História do Brasil Império e República

Com a ocupação da colônia, logo o Brasil se tornou sede do Império de Portugal. Depois, passou à condição de República. Ao conhecer todos os fatos, é possível entender o que nos trouxe até aqui.

História Contemporânea

Por falar no presente, a matéria voltada para a parte contemporânea estuda os tempos atuais, do século 18 em diante. Mais que compreender o que aconteceu no passado, ela ajuda a analisar as transformações de agora.

História da América

Com a proposta de ensinar a herança do lado sul da linha do Equador, essa matéria leva ao entendimento sobre a formação da América. Além disso, dá para conhecer suas divisões, conquistas e lutas por independência.

História da África

Depois de mergulhar no Velho Continente e na América, não dá para deixar a África de fora. Os estudos focam na configuração sociocultural africana e na relação com os outros continentes ao longo do tempo.

História Política e Econômica

As bases da nossa sociedade também influenciam as composições políticas e econômicas. Entender como a História se relaciona com esses aspectos-chave ajuda o futuro licenciado a ter uma compreensão melhor das sociedades estudadas.

Além dessas matérias, há outros temas que recebem atenção. São eles:

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação;
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação;
  • Prática de Ensino: Concepção e Organização;
  • Psicologia da Educação;
  • Formação Sociocultural e Ética I e II;
  • Geografia Aplicada à História;
  • Libras.

Já que a prática é importante, o curso de História ainda envolve algumas atividades para aplicar conhecimentos. Veja:

  • Estágio Supervisionado: Concepção e Organização;
  • Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental;
  • Prática de Ensino: Introdução aos Estudos Históricos;
  • Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo;
  • Estágio Supervisionado: Ensino Médio;
  • Prática de Ensino: Documentos e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de História;
  • Estágio Supervisionado: Projeto no Ensino.

Quais são os diferenciais do curso de História?

O curso de História é uma das graduações mais indicadas para quem deseja atuar com ensino e pesquisa. Ao longo do tempo, o estudante de História é incentivado a interpretar de maneira crítica os fatos históricos, realizando investigações e questionamentos. Por isso, a formação inclui bastante leitura e reflexão.

Por se tratar de uma Licenciatura, os futuros historiadores devem realizar um estágio supervisionado para colocar os conhecimentos adquiridos na faculdade em prática. Assim, é possível se preparar da melhor maneira para a profissão, que requer uma boa dose de dedicação e empenho.

Existem alguns diferenciais na graduação que tornam o curso de História atrativo para muitas pessoas. Veja a seguir quais são os principais!

Habilitação

A formação em História com habilitação em Licenciatura é voltada a quem quer atuar em sala de aula. O curso, nesse caso, tem uma formação pedagógica, permitindo que os estudantes aprendam como a educação pode influenciar a sociedade, em uma perspectiva crítica e transformadora.

Pesquisa

Justamente por ser uma graduação cheia de possibilidades, o curso de História oferece diversas oportunidades de pesquisa aos estudantes. É possível desenvolver o pensamento crítico, a reflexão, além de habilidades de leitura e escrita, que são essenciais para um bom desempenho enquanto pesquisador e profissional nas diferentes áreas de atuação.

Extensão

Ao adquirir o diploma em História, o profissional pode atuar em diversos espaços para além do segmento educacional. Projetos culturais, curadorias, atividades em museus, centros de pesquisas e arquivos, por exemplo, são apenas algumas alternativas que o estudante tem depois de formado.

Como funciona a modalidade EAD?

Para aproveitar ao máximo o curso de História, você pode recorrer à modalidade EAD. O ensino a distância permite assistir às aulas pela internet, de onde você estiver ou quando desejar. É uma forma de ter praticidade no cotidiano e até de conciliar a graduação com o trabalho.

Com a escolha de uma boa instituição, é possível ter acesso à biblioteca digital, tutores e polos EAD. Assim, você pode conquistar o seu diploma — que tem a mesma validade dos cursos presenciais — e aprender tudo o que é necessário para ser um bom profissional.

Como é o curso de História da EAD UniCesumar?

O curso de História da EAD UniCesumar permite que os estudantes compreendam como os fatos do passado influenciam a sociedade no presente. Na graduação, você vai entender diversos aspectos do mundo, como relações sociais, políticas, religiosas, econômicas, entre outros.

Após a formação acadêmica, o estudante poderá atuar como professor nos ensinos fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto privadas. Ainda há a possibilidade de dar continuidade aos estudos e cursar uma pós-graduação ou especialização para se aprofundar em temas específicos.

A metodologia utilizada pela EAD UniCesumar é bastante intuitiva, o que facilita o compartilhamento dos conhecimentos entre estudantes e docentes. Além de tudo, a faculdade oferece ferramentas tecnológicas, como realidade aumentada, recursos 3D, inteligência artificial, robótica etc. para promover uma experiência imersiva e prática.

A Licenciatura em História é dividida em módulos, cada um com três disciplinas. Assim, o estudante tem mais tranquilidade para desenvolver as atividades no ambiente virtual de aprendizagem. As provas ocorrem ao fim de cada matéria, e a média é composta pela nota das avaliações e das atividades online.

O estágio supervisionado é obrigatório e faz parte da matriz curricular do curso. Nessa etapa, o estudante de História pode aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade. Assim, o estágio representa um componente essencial, que proporciona reflexões e condições para se tornar um excelente historiador.

Para se inscrever no curso de História da EAD UniCesumar, o candidato pode agendar o vestibular gratuitamente, realizar a transferência de outra instituição de ensino, entrar como portador de diploma ou, ainda, utilizar a nota do Enem.

É fundamental escolher bem a faculdade para adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para se destacar no mercado de trabalho e ter sucesso na carreira. Inclusive, se você quer investir na formação a distância, é importante ficar de olho nos diferenciais que a instituição oferece.

O curso de História traz uma visão completa sobre a sociedade atual e, principalmente, seu passado. Com a escolha de uma boa faculdade, a modalidade a distância pode ser a opção certa para construir seu conhecimento da melhor maneira.

Gostou das dicas? Entre em contato com a equipe EAD UniCesumar agora mesmo e garanta a sua vaga no ensino superior!

Avalie este post

Comentários

Comentários