O curso de Design Musical combina a prática entre mercado, arte e profissão. Ao se formar na área, é possível atuar como profissional de música em diversos segmentos do mercado de trabalho. 

Realizado na modalidade a distância, a graduação disponibiliza conhecimentos de professores experientes que compartilham tudo o que é necessário para o estudante ter uma carreira de sucesso. 

Acompanhe a seguir e tire as principais dúvidas sobre o curso de Design Musical e quais são os campos de atuação após obter o diploma de Ensino Superior!

O que faz um profissional de Design Musical?

Quem se especializa em Design Musical conta com uma série de funções. Em geral, o profissional trabalha para manter o alto padrão de qualidade em diferentes sons e músicas. Ele também pode atuar registrando diálogos e instrumentos musicais, adicionando e criando camadas e texturas aos elementos sonoros. 

Ou seja, ele fica responsável por todo o processo de concepção sonora de uma obra, que pode ser em diversos formatos, como filmes, jogos, músicas, instalações, entre outros. O profissional participa da criação de todas as etapas necessárias para a construção de uma narrativa sonora, desde a pré até a pós-produção.

Por isso, muitas vezes, ele exerce uma figura de diretor e editor de som, combinando diferentes elementos para encantar o público. Para ter sucesso na carreira, é fundamental desenvolver algumas habilidades de percepção e escuta, além de prestar muita atenção aos efeitos sonoros.

O que se aprende no curso?

O curso em Design Musical oferece uma formação tecnológica e ágil para os estudantes, auxiliando de forma prática para a atuação no mercado fonográfico e na produção musical. A grade curricular conta com variadas disciplinas, além de sonoplastia, produção audiovisual e mentoria instrumental, em que é possível trocar ideias com profissionais qualificados do mercado musical. 

A graduação é dividida em 8 módulos, cada um deles com 2 a 3 matérias para o estudante conseguir acompanhar o curso com calma. As aulas acontecem ao vivo no ambiente virtual de aprendizagem, já as provas são aplicadas ao fim de cada disciplina. Para conseguir a aprovação nos módulos, é preciso ter média suficiente em avaliações e atividades online.

Veja, a seguir, quais são as matérias obrigatórias e optativas do curso de Design Musical:

  • Libras;
  • História da Música;
  • Linguagem Musical: Aspectos Introdutórios aos Elementos Musicais;
  • Percepção Musical;
  • Educação Vocal: Técnicas e Práticas Vocais;
  • Prática de Ensino: Educação Musical;
  • Linguagem Musical: Teoria e Prática dos Elementos Musicais;
  • Mentoria Instrumental: Instrumentos Harmônicos e Melódicos I e II;
  • Captação, Gravação e Edição de Áudio;
  • Edição, Produção Musical e Sonora;
  • Harmonia;
  • Criação Musical e Arranjo;
  • Formação Sociocultural e Ética I e II;
  • Acústica, Masterização e Engenharia do Som;
  • Regência Plena: Coro e Orquestra;
  • Sonoplastia e Produção Audiovisual;
  • Educação Vocal: Canto Coletivo e Canto Coral;
  • Projetos Musicais e Legislação Autoral;
  • Mentoria Instrumental: Instrumentos de Sopro e Percussão;
  • Análise Musical;
  • Mentoria Instrumental: Prática de Conjunto.

Quem pode fazer o curso?

A graduação é indicada a todas as pessoas que desejam adquirir conhecimentos técnicos e teóricos para atuar na criação e produção sonora em produções audiovisuais. A prática nessa carreira é fundamental, no entanto, sem a parte teórica e disciplinar, o profissional pode ter mais dificuldade para conseguir um cargo valorizado e bem remunerado.

Por isso, se você tem aptidão para a música e acredita que esse é o caminho ideal para o seu futuro, vale a pena investir no curso de Design Musical. Isso porque você terá contato e pode se aproximar de diferentes instrumentos musicais, compreendendo a linguagem musical e ferramentas digitais responsáveis por reproduzir os sons.

Qual a média salarial?

Atualmente, um profissional em Design Musical ganha, em média, R$ 2.313,21 no mercado de trabalho, em uma jornada de 42 horas semanais. No entanto, o valor da remuneração pode aumentar conforme o indivíduo for ganhando experiência e aperfeiçoamento na carreira.

Existem alguns cargos que se destacam em relação ao piso salarial, como:

  • desenvolvimento de programas de computador e software em geral;
  • produção musical;
  • atividades de rádio e publicidade;
  • atividades de sonorização e de iluminação.

Quanto tempo dura o curso?

O curso de Design Musical tem carga horária total de 1866 horas, equivalente a 2 anos de estudo. Esse período é suficiente para o estudante desenvolver os conhecimentos necessários para sair da graduação e já começar a atuar no mercado de trabalho da área.

É interessante aproveitar ao máximo o período da formação acadêmica para desenvolver habilidades e competências valorizadas pelos empregadores. Portanto, o estudante precisa se dedicar e ter vontade de aprender, a fim de ganhar experiência e desenvolver uma carreira de sucesso.

Quais os campos de atuação?

Quem se especializa em Design Musical pode atuar em diferentes segmentos no ramo musical, como gravadoras, produtoras, selos musicais, agenciamento de carreira e operação de equipamentos de produção fonográfica. Também atua em edição de vinhetas, projeção de trilhas sonoras, consultorias em processos autorais, criação e composição musical.

A principal indicação para quem deseja aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho na área é buscar por qualificação de qualidade. Hoje, é possível realizar uma faculdade EAD, tendo muito mais autonomia, liberdade e flexibilidade para estudar. 

Quais os diferenciais do curso da EAD UniCesumar?

A graduação em Design Musical é um curso exclusivo da EAD UniCesumar. A nossa metodologia de ensino é intuitiva e oferece diversas ferramentas digitais para facilitar o processo de aprendizagem, como realidade aumentada, recursos 3D, Inteligência Artificial e robótica. Tudo isso proporciona aos estudantes uma experiência imersiva e prática nos conteúdos. 

Idealizamos o curso em Design Musical na modalidade a distância justamente para atender às necessidades do atual cenário de crescimento do mercado fonográfico no país. Nossa grade curricular é inovadora e inclui disciplinas com profissionais e músicos especializados em design sonoro.

Para iniciar a graduação em Design Musical na EAD UniCesumar, basta entrar em contato com a nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas. Temos um time especializado e pronto para prestar atendimento e dar todo o suporte que você precisa para ingressar no Ensino Superior.

Aproveite a visita e confira mais informações sobre os valores das mensalidades diretamente na página do curso de Design Musical.

Avalie este post

Comentários

Comentários