Uma das maiores vantagens de cursar uma licenciatura em História é a capacidade de atuar em vários segmentos. Você sabia disso?

Para desconstruir a ideia de que um licenciado não tem muitas alternativas, nada melhor que conhecer as profissões possíveis. Desse jeito, consegue planejar o seu futuro na carreira.

Ficou curioso? Então veja 7 caminhos para quem deseja trabalhar com História!

Curso de Empreendedorismo - CTA2

7 campos de atuação na área de História

1. Ensino público ou particular

Ao longo do curso de licenciatura — que pode ser na modalidade EAD —, você também aprenderá sobre a educação. Desde a didática até as práticas educacionais, teoria e aplicação se unem. Então, é natural pensar em se tornar professor.

Mas não se engane: mesmo essa atividade apresenta várias possibilidades. Em primeiro lugar, pode escolher entre as instituições particulares, a rede pública ou ambas, dependendo das cargas horárias. Ainda há como oferecer aulas particulares e personalizadas.

Quanto à idade dos alunos, a atuação principal é na Educação Básica, mas o Ensino Médio também surge como alternativa. Para preparar os estudantes para a aprovação no Enem, por exemplo, há o ensino em cursinhos de pré-vestibular e até à distância.

Não faltam oportunidades!

2. Elaboração de materiais didáticos

Estar presente nas salas de aulas não se limita apenas a ficar em frente ao quadro repleto de conceitos. Dá para explorar a área acadêmica de um jeito diferente: com a elaboração de materiais didáticos.

Mesmo as novas tecnologias não substituíram os bons e velhos livros, então há como se envolver com a escrita, a revisão e a editoria de conteúdos. Somente em 2016, o mercado editorial arrecadou cerca de R$ 5,2 bilhões. Um número e tanto, não é mesmo?

Se preferir, é possível sair das páginas tradicionais. Você pode desenvolver simulados online, ajudar na concepção de games educativos e até atuar na produção audiovisual para o ensino.

Com as novas plataformas de educação, o mercado se mostra bem promissor para quem mergulha na tecnologia!

3. Pesquisa acadêmica ou de empresas

Se quiser explorar a outra ponta do setor acadêmico, você tem a chance de se tornar um pesquisador. Além dos estudos em mestrados e doutorados, há a oportunidade de ser contratado por diversos empreendimentos e órgãos públicos.

É o caso de ser um pesquisador responsável por preservar um material histórico. Ou de buscar novos meios de recuperar informações perdidas, por exemplo. Isso permite atuar em museus, bibliotecas, centros de pesquisa e onde mais houver patrimônio histórico.

Em relação às empresas do setor privado, elas também recorrem a historiadores. Sua função pode incluir procurar documentos antigos e encontrar evidências para construir uma linha temporal do negócio.

4. Analista ou colunista de meios de comunicação

Para quem tiver bastante desenvoltura em se fazer entender, a licenciatura de História oferece várias possibilidades. Dá para se tornar analista, comentarista ou colunista de vários meios de comunicação. Na hora de debater sobre uma parte da história, por exemplo, você é o especialista convocado.

O mesmo vale ao desenvolver artigos com análises sobre o cenário atual ou que explicam o ambiente com raízes históricas. Em um mundo com tantas conexões atravessadas, ser quem elucida os temas relevantes tem muito espaço.

E não faltam meios de comunicação para se consolidar! Você pode trabalhar em jornais e revistas, bem como em publicações especializadas. rádio, TV, impressos e internet também entram no páreo dos profissionais que seguem esse caminho.

História - documentos

5. Gestão de documentos e coleções

Você sabe como um museu que tem recursos como imagem e som mantém as exposições tão organizadas? Ou como as informações históricas preservadas em eventos culturais são apresentadas com tanta precisão? Porque profissionais dedicam suas carreiras a fazer a gestão documental.

Em museus, órgãos públicos e outros ambientes de patrimônio cultural ou histórico, essa atuação é especialmente necessária. Embora haja a função de arquivista, muitas vezes o historiador é contratado para auxiliar o processo.

O licenciado na área ainda pode cuidar de coleções públicas e particulares. Além de fazer a gestão, oferece contexto histórico para cada peça. Então, os itens ganham maior valor agregado.

6. Consultoria de produções culturais

Filmes de época, minisséries históricas e livros de verdadeiras epopéias. Tudo isso faz parte da cultura contemporânea e serve de entretenimento. No entanto, é preciso que a narrativa esteja alinhada com o tempo em que ela se passa, não é?

Assim, as produções ficam livres de erros como o que ocorreu em Game of Thrones e seu copo de Starbucks em cena na temporada final.

Ao mesmo tempo, nem sempre os autores, roteiristas e produtores têm profundo conhecimento sobre determinado período. Como garantir a veracidade e a precisão das informações? Com a ajuda de um historiador, é claro!

O profissional dessa área tem a oportunidade de ser consultor de produções como filmes, séries, livros, peças e músicas. Com o que foi aprendido na graduação, ele é capaz de validar determinados dados e dar as orientações necessárias para que a produção contenha informações coerentes.

7. Historiografia corporativa

Sabia que História e Marketing podem estar mais relacionados do que você pensa? A verdade é que certas ações das empresas exigem um cuidado especial e, por isso, demandam um profissional com grande conhecimento na área.

Pense em uma campanha publicitária que trate de um acontecimento histórico. Sem a devida orientação, tudo pode sair errado. O mesmo vale para o desenvolvimento de intervenções, produtos e coleções.

Grifes já sofreram ao usar estampas de escravidão em suas peças — e o apoio de um graduado na área já evitaria o problema.

O formado, portanto, pode ser um historiador corporativo em tempo integral ou utilizar a atividade como complemento de outro trabalho — como professor. Além de tudo, tem a chance de trazer maior responsabilidade social para as marcas.

História: área que oferece uma série de caminhos

O curso de licenciatura em História explora o tema de maneira completa e, por isso, oferece várias carreiras. Ao descobrir essas possibilidades, você pode escolher aquela que faz o seu coração bater mais forte!

Para aproveitar essas e muitas outras oportunidades, conheça o curso EAD da Unicesumar e dê um importante passo rumo ao futuro!

Curso de empreendorismo - CTA1

Avalie este post

Comentários

Comentários