Na escola, existem tipos diferentes de alunos: aqueles que gostam de Matemática e os que não veem a hora de passar bem longe dessa disciplina. Quem é você nesse cenário? Se for da primeira turma, saiba que há carreiras bem interessantes que envolvem cálculos, números, fórmulas e afins.
Está em busca de uma graduação para chamar de sua? Tem dúvida de quais são os cursos para quem gosta de Matemática? Então, continue com a gente! Quem sabe um deles é o que você sempre sonhou em fazer?
1. Matemática
Para começar a nossa conversa, não poderíamos deixar de falar da graduação em Matemática. Por ser uma licenciatura, ela é bem focada na docência. Isso significa que, com o diploma, o estudante se torna professor, compartilhando seus conhecimentos em sala de aula. Outra vertente de trabalho é a pesquisa e elaboração de artigos para a comunidade acadêmica.
No curso de Matemática, algumas matérias vão encher os olhos de quem gosta da área:
- Introdução ao Cálculo;
- Álgebra Linear e Vetorial;
- História da Matemática;
- Geometria Analítica;
- Cálculo Diferencial e Integral.
Ao final de 3 a 4 anos de curso, a depender da instituição de ensino escolhida, o estudante pode atuar com qualidade no mercado. Além de gostar de Matemática, vale ter paciência para ensinar, capacidade de ouvir com atenção e comunicação interpessoal aprimorada.
2. Ciências Contábeis
A Contabilidade é parte essencial da sociedade. Nas empresas, o profissional com esse conhecimento auxilia nas tomadas de decisões estratégicas, principalmente no que se refere às finanças de negócios. Com ações para reduzir os custos e otimizar os investimentos — é aqui que entram os cálculos —, a saúde do empreendimento se prolonga.
O curso de Ciências Contábeis tem duração média de 4 anos e costuma ser oferecido no formato de bacharelado. Para conquistar o diploma, é preciso fazer o estágio supervisionado, que aproxima o futuro profissional de sua atuação no mercado. Entre as disciplinas estudadas, estão:
- Comunicação Empresarial e Negociação;
- Psicologia Empresarial;
- Matemática Financeira;
- Economia;
- Gestão de Custos;
- Análises das Demonstrações Contábeis.
3. Gestão Financeira
Falou em finanças, a Matemática logo se reúne. No curso de Gestão Financeira, que é um tecnólogo de 2 anos, você aprende tudo de que precisa para planejar e estudar os investimentos de recursos empresariais.
A intenção é ganhar mais eficiência com o direcionamento mais adequado nesses ativos, por meio de estudos de viabilidade e análises de demonstrações financeiras. O profissional também atua com precificação, mensuração de resultados, fluxo de caixa, geração de lucro líquido e muito mais.
Conheça algumas disciplinas dessa graduação:
- Gestão de Custos e Formação do Preço de Venda;
- Administração Orçamentária;
- Matemática Financeira;
- Fluxo de Caixa e Administração de Capital de Giro;
- Mercado Financeiro e de Capitais;
- Análise das Demonstrações Contábeis.
4. Engenharias
Matemática e Engenharia têm tudo a ver, independentemente do segmento que você escolher. Também, já vimos muito da razão para essa importância em outras carreiras, e ela se repete aqui: o profissional com esses conhecimentos atua de forma estratégica e ajuda com decisões mais eficazes.
Entre as Engenharias pelas quais você pode optar, estão:
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Mecatrônica;
- Engenharia de Software.
Pela quantidade de disciplinas presentes na matriz curricular, essas graduações costumam ter duração de 5 anos, mas esse tempo resulta em uma formação ampla e completa.
5. Ciência de Dados e Análise de Comportamento
Um tecnólogo não muito recente no mercado também faz parte da lista de cursos para quem gosta de Matemática. A análise de dados tem oferecido vantagem competitiva para diversas empresas que investem nela. Isso, porque a tomada de decisão com base nessas informações é bem mais eficiente e direcionada à resolução de problemas.
Por ser uma graduação de menor duração, o profissional logo estará apto a atuar no mercado de trabalho. Logo, pode mostrar seus talentos para gerenciamento de dados estruturados e não estruturados, alcançando altos patamares nessa que é uma das profissões do futuro.
Durante o curso de Ciência de Dados, algumas das matérias que envolvem Matemática são:
- Lógica de Programação e Algoritmos;
- Estatística;
- Modelagem Estatística;
- Introdução à Álgebra Linear.
6. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Este é outro curso que envolve tecnologia e Matemática. Antes de mais nada, veja as disciplinas de que você pode gostar nessa graduação:
- Algoritmos e Lógica de Programação;
- Matemática para Computação;
- Lógica para Computação.
O mercado de Análise de Sistemas segue em ampla expansão, e há muito espaço para profissionais recém-formados que desejam fazer a diferença nas empresas. Eles são os responsáveis pela criação, projeção, documentação e testes de sistemas de informação para organizações de todos os segmentos e portes.
Também é possível atuar na gestão de qualidade desses sistemas e na manutenção ou correção de problemas que impeçam seu bom funcionamento. É a lógica de programação que possibilita essa eficiência na criação de projetos. Então, vale considerar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Assim como o curso de Ciência de Dados, este tecnólogo tem duração de 2 anos e meio, possibilitando acesso mais rápido ao mercado de trabalho.
Opções de cursos para quem gosta de matemática não faltam
Seja qual for a sua escolha entre os cursos para quem gosta de Matemática, fique de olho em alguns aspectos na hora de optar pela graduação. Veja como está o mercado de trabalho para a área, quais são as diversas oportunidades de atuação e até a remuneração –– embora esse não seja o principal fator.
Sobretudo, entenda qual dos cursos vai atender as expectativas que você tem sobre carreira e proporcionar momentos de aprendizado contínuo. Quanto mais se identificar com a área escolhida, maior será seu ânimo para investir em aprimoramento e melhorias para a própria atuação.
Agora que você conhece alguns cursos para quem gosta de Matemática, já está mais perto da sua escolha? Sempre que tiver dúvidas, leia sobre as graduações e os aspectos sobre os quais a gente falou, com o pensamento nos seus desejos para o futuro. E, se precisar de flexibilidade para os estudos, considere a educação a distância!
Tem amigos que também se amarram na Matemática e estão em busca de um curso no ensino superior? Compartilhe este texto com eles nas suas redes sociais agora mesmo!