Você sabe qual é o papel do sociólogo? Esse profissional é o responsável por estudar e a avaliar a sociedade moderna e o seu desenvolvimento. É ele quem ajuda a compreender as “engrenagens” que fazem com que as pessoas se comportem de um ou outro modo em sociedade, por exemplo. Por causa dessa abordagem, a Sociologia no Brasil tem ganhado importância.

A área permite compreender as características, relações, ligações históricas e os componentes de uma comunidade, É um jeito de entender por que fazemos o que fazemos e quais são as influências de uma série de questões.

Se quiser explorar esse mercado, descubra como o é o curso de Sociologia no Brasil e outros aspectos da disciplina!

Sociologia no Brasil - CTA1

Como é a matriz curricular do curso de Sociologia no Brasil?

Para começar a entender essa graduação, é fundamental considerar as características da matriz curricular. Ela é montada de modo a garantir que todos os conceitos sejam criados do jeito certo, o que favorece a execução do pensamento.

Veja quais são as matérias mais comuns:

  • Antropologia Cultural;
  • Pensamento Sociológico;
  • Estado e Políticas Públicas;
  • Formação Sociocultural e Ética;
  • Ciência Política Contemporânea;
  • Teorias da Democracia e Participação;
  • Formação do Pensamento Sociológico Brasileiro;
  • História Política e Econômica;
  • História das Religiões e outros.

No caso da licenciatura, ainda há temas voltados para o ensino. Descubra quais são os principais:

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação;
  • Psicologia da Educação;
  • Educação Inclusiva e Integração Social;
  • Tecnologias Aplicadas à Educação, entre outros.

O que mais está incluso na formação?

Além da carga horária “normal”, com as disciplinas apresentadas, também ocorrem diversas atividades extras. Elas ajudam a tornar a formação muito sólida e preparada para encarar os desafios.

No caso de um curso de Sociologia no Brasil, uma das abordagens mais comuns é o estágio supervisionado. Para a licenciatura, o estudante precisa passar por vários “módulos”. O primeiro inclui o processo de concepção e organização, enquanto o segundo traz as vivências sociológicas. O terceiro tem a ver com aulas para o ensino médio e o quarto, com projeto de ensino.

Há, também, o ensino de outras disciplinas. A matéria Tópicos Especiais em Sociologia Ambiental e Sociologia do Cotidiano é um exemplo, assim como Libras.

No final, ocorre o Trabalho de Conclusão de Curso. Ele reúne todos os conhecimentos de forma integrada e demonstra a capacidade do graduando de colocar em prática os conceitos aprendidos.

Quais são as possibilidades de atuação no mercado?

Quem se forma em Sociologia no Brasil tem a chance de trabalhar de várias maneiras. Com a licenciatura, é possível dar aula em escolas, faculdades e cursinhos pré-vestibular.

Também há a possibilidade de investir na pesquisa e na produção acadêmica ou literária. Publicar artigos ou livros sobre diversos temas é uma alternativa bastante procurada.

Além do mais, há como atuar no setor privado de várias formas. O profissional é capaz de avaliar e prever impactos socioeconômicos, então pode ajudar na elaboração de políticas para empresas variadas.

Como auxilia na análise e na verificação das diversas questões da sociedade, o profissional ainda é importante para a definição de políticas públicas e de atuação de organizações não governamentais (ONG).

Principalmente, atuar como sociólogo é ter a chance de mudar a sociedade e o cenário por meio de análises, políticas e recomendações específicas. Isso faz com que a profissão seja especialmente importante para o desenvolvimento dos arranjos de sociedade que são apresentados atualmente.

Sociologia no Brasil - atuação

Como acertar na escolha do Curso de Sociologia no Brasil?

Para conseguir ter a melhor formação, é fundamental selecionar o centro universitário corretamente.

Esse processo faz toda diferença para o diploma tenha o peso certo no currículo e para que você consiga colocar em prática os conhecimentos. A seguir, veja quais são os pontos que merecem atenção e saiba como escolher a instituição certa.

Confira a avaliação do MEC

O Ministério da Educação (MEC) faz uma análise completa dos principais cursos de Universidades pelo país. A nota vai até 5, e os com pontuação mais alta têm um desempenho geral otimizado. Isso significa que optar por um curso com conceito 4, por exemplo, é o mesmo que estar em um dos melhores do país.

Por isso, analise muito bem essa avaliação do MEC. Você conseguirá saber, de antemão, se o curso tem tudo o que é necessário para formar bons sociólogos e que sejam capazes de vencer os maiores desafios.

Além de tudo, ter a formação de um curso de qualidade engrandece o seu currículo e garante um acesso bem mais fácil ao mercado de trabalho. Em possíveis entrevistas de emprego, você tem a chance de se destacar.

Veja a matriz curricular e o corpo docente

Outro ponto importante consiste em ficar de olho na matriz curricular. Verifique se as disciplinas ensinadas são contemporâneas e trazem conceitos realmente relevantes para o cotidiano. No caso da licenciatura, garanta que o processo de ensino esteja contemplado no aprendizado.

Para aproveitar máxima qualidade, o corpo docente deve ser muito capacitado. Veja se os professores são especialistas e se oferecem aquilo que é esperado para uma formação completa.

Considere as diferentes modalidades

Veja se a Universidade traz propostas diversas sobre os cursos. Ter a chance de obter um diploma de licenciatura, por exemplo, é essencial para ampliar ainda mais a sua área de atuação.

Confira, também, se há a oportunidade de estudar a distância. Com a estrutura completa e necessária, a modalidade EAD oferece ótimos resultados para quem deseja entrar no mercado de trabalho de Sociologia no Brasil.

Considere as condições de acesso

Além de tudo, é fundamental pensar nas questões referentes ao pagamento das mensalidades. É preciso que a decisão caiba no seu bolso e esteja de acordo com os seus planos e necessidades.

Então, não deixe de observar quais são as condições de acesso. A possibilidade de fazer um financiamento ou de conseguir bolsas de estudos é essencial para garantir excelentes resultados. Desse jeito, você estuda sem precisar se preocupar com essa abordagem.

Curso de Sociologia: uma formação completa

O curso de Sociologia no Brasil inclui uma graduação que envolve disciplinas com caráter contemporâneo, além das voltadas para a questão da licenciatura. Com a escolha adequada da instituição, você se torna um profissional de destaque e de alta qualidade.

Para não errar na decisão, conheça o curso de Sociologia da Unicesumar e avalie todas as características.

Sociologia no Brasil - CTA1

Comentários

Comentários