“Ser ou não ser, eis a questão”. A frase de William Shakespeare é uma das mais famosas quando se fala em arte, literatura e, também, em reflexões. É justamente para entender o mundo ao nosso redor e criar pensamentos diferenciados que existe a Filosofia.

Esse estudo, na verdade, é quase tão antigo quanto a própria civilização humana. Na Grécia Antiga, Platão, Aristóteles e Sócrates já debatiam conceitos que atravessaram os séculos. Isso faz com que a atuação como filósofo seja uma das mais tradicionais e, ao mesmo tempo, das mais importantes para a modernidade.

Mas como é o mercado para quem se forma na área? A seguir, veja quais são as possibilidades para quem obtém o diploma em Filosofia!

Filosofia - CTA1

Afinal, qual é a função de um filósofo?

Vamos começar pelo termo “Filosofia”. Ao observar a etimologia da palavra, há dois componentes: “philos”, que significa amizade ou apaixonado e “sophia”, que significa saber. O filósofo, portanto, seria o amigo do conhecimento. Ele é o grande responsável por estudar correntes de pensamento de diversas épocas e por jogar luz sobre a sociedade e situações éticas. Surgiu um dilema moral? O filósofo é o profissional adequado para trabalhar com essa questão.

Ainda que ele atue, de certo modo, no campo abstrato, a sua atuação tem impactos reais. Afinal, foram a evolução do conhecimento e as diferentes formas de relacionamento que permitiram o desenvolvimento da sociedade.

Como é o curso da área?

Para garantir uma formação completa, a grade curricular deve ser muito bem estruturada. Uma boa instituição é capaz de apresentar os pontos que são mais importantes e que conduzem ao entendimento do saber.

A seguir, descubra quais são as disciplinas comuns no curso e saiba como é a abordagem.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação;
  • História da Filosofia;
  • Teorias da Filosofia;
  • Formação Sociocultural e Ética;
  • Teoria do Conhecimento;
  • Filosofia Política;
  • Filosofia da Arte;
  • Metafísica;
  • Desenvolvimento do Conhecimento Lógico, entre outras.

Dentro de uma licenciatura, ainda são trabalhados outros pontos. Veja quais são!

  • Prática de Ensino;
  • Psicologia da Educação;
  • Políticas Educacionais;
  • Didática;
  • Tecnologias Aplicadas à Educação e assim por diante.

Quais são as áreas de atuação do licenciado em Filosofia?

Quem conclui esse curso na modalidade de licenciatura pode, em primeiro lugar, se tornar professor. Com os conhecimentos necessários de didática, o profissional tem a chance de estimular o pensamento em alunos de todas as idades. É possível lecionar em escolas e universidades.

O filósofo também pode ser um pesquisador. Voltado para a área acadêmica, ele desenvolve diversos artigos e trabalhos científicos. O conhecimento conquistado e registrado ajuda, inclusive, outros profissionais a explorarem o saber de outras formas.

Filosofia - atuação

Dependendo do caso, também é possível atuar como escritor e palestrante. Compilar o conhecimento filosófico e criar um livro é um caminho escolhido por vários profissionais e garante um alcance interessante para a aprendizagem.

Há, ainda, a chance de desempenhar uma atividade crítica. O profissional pode trabalhar com a análise de obras de arte, produções cinematográficas e demais questões. Não menos importante, pode-se analisar a sociedade e até agir no conselho para a criação de políticas públicas.

As Organizações Não-Governamentais e os grupos interdisciplinares de estudo e ação contam com profissionais desse ramo. A orientação filosófica ajuda no desenvolvimento de políticas efetivas e personalizadas.

Como a Filosofia está presente nas tendências para o futuro?

Os formados em Filosofia têm, à frente, uma excelente perspectiva de atuação. Isso é possível porque há muitas tendências de mercado com essa profissão, que tende a ser cada vez mais valorizada.

Uma das possibilidades tem a ver com o uso de tecnologia. Atualmente, é crescente o volume de automação e de dispositivos tecnológicos. A expectativa é que isso se torne especialmente intenso, inclusive com elementos totalmente autônomos.

Ao mesmo tempo, as tecnologias não são capazes de lidar com dilemas morais. Então, os filósofos podem atuar para “educar” novas tecnologias. Desde que seja possível utilizar a estatística de forma amplamente direcionada, os filósofos contribuirão para a criação de elementos de acordo com a sociedade.

Outro aspecto importante é que a graduação poderá ser vista como uma segunda opção necessária para algumas carreiras. Muitos médicos e advogados se deparam com dilemas morais em suas profissões e não sabem como lidar com eles. Nesse caso, a formação em Filosofia se torna complementar e indispensável para a atuação principal. Com uma necessidade maior de humanização, esse movimento promete ganhar força.

Além de tudo, as empresas se preocupam cada vez mais com a Responsabilidade Social Corporativa (CSR). Isso tem a ver com o posicionamento do negócio sobre determinados temas, o que exige o direcionamento adequado. O filósofo pode trabalhar tanto como conselheiro ou consultor quanto como palestrante para os funcionários. Com isso, o profissional tem a chance de atuar de modo corporativo e com impacto ainda maior.

Como escolher a instituição correta?

Para se destacar no mercado e aproveitar todas as oportunidades, é essencial optar por uma universidade de qualidade. Essa decisão tem grande impacto no currículo e, principalmente, na sua formação intelectual. Portanto, não dá para ignorar a importância de escolher corretamente.

Comece pela análise da classificação da instituição. Se ela tiver uma nota maior no MEC, então o sinal está verde para estudar Filosofia. Afinal, o ministério faz diversas avaliações para chegar ao resultado.

Também é importante conferir características do curso, como a matriz curricular, a estrutura oferecida e a carga horária. Lembre-se de que os conceitos aprendidos devem ser úteis para a atuação no cotidiano. O ideal é ter ótimos professores e matérias que cobrem todas as bases.

Não se esqueça de considerar a modalidade. No caso da educação a distância, você pode estudar quando e onde quiser. Isso aumenta a conveniência e, desde que a instituição ofereça tudo o que é necessário, é uma ótima escolha.

Filosofia: um caminho cheio de oportunidades

O curso de Filosofia é uma excelente oportunidade para conhecer melhor a sociedade e trabalhar o saber em suas várias vertentes. Como é considerada por muitos uma das profissões do futuro, não deixe de selecionar a instituição certa para obter os melhores resultados!

Para acertar em cheio, conheça o curso de Licenciatura em Filosofia da Unicesumar e avalie todas as características importantes da profissão.

Filosofia - CTA2

Comentários

Comentários