Se você acha que, ao fazer faculdade de Farmácia, vai atuar apenas com medicamentos, ajudando a prescrever e assessorando vendedores, se engana. Essa profissão é muito abrangente e também está em alta, o que torna o curso de graduação uma opção bem interessante pra quem é apaixonado pela área da saúde.

Mesmo em tempos de crise, o setor farmacêutico apresentou um crescimento de mais de 11%, o que mostra que a área é uma ótima opção para a empregabilidade, com boas chances de crescimento, concorda?

Mas como, exatamente, é a faculdade de Farmácia? O que se estuda? Qual é o perfil de aluno que vai se dar bem nesse curso? Neste texto, respondemos a todas essas dúvidas para você entender se essa é mesmo a melhor opção para o seu futuro. Então, siga com a gente até o fim!

Como é a faculdade de Farmácia?

Seja nos estágios ou depois de formado, você vai trabalhar em toda a cadeia produtiva de medicamentos. Para tanto, é preciso desenvolver habilidades e ter conhecimentos específicos; por isso, na faculdade de Farmácia, existe um grande mix de Ciências Biológicas (que se dividem entre Farmacêuticas e da Saúde), Exatas e Humanas.

O estágio, inclusive, é obrigatório e deve ocupar cerca de 20% da sua grade curricular. Nesse caso, você também precisa passar pelas seguintes áreas:

  • fármacos, medicamentos, cosméticos e assistência farmacêutica;
  • análises clínicas, de alimentos, genéticas e toxicológicas;
  • especificidades institucionais e regionais.

No geral, a faculdade tem duração de cinco anos, como acontece aqui na Uni. As aulas são mescladas entre teoria e prática, para que você chegue ao mercado de trabalho com muito conhecimento. Ao fim da graduação, você deve apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

É possível fazer Farmácia a distância?

Se você gosta de ter flexibilidade e ser mais dono dos seus horários, vai adorar saber que a graduação em Farmácia a distância é uma possibilidade concreta.

Na EAD UniCesumar, nossa faculdade de Farmácia tem a metodologia híbrida, ou seja, mesclamos o método convencional presencial, em sala de aula, com o aprendizado digital, com diversas tecnologias para facilitar seu acesso ao conhecimento.

Dessa maneira, você não perde o contato com alunos e professores — o que ajuda demais no networking —, mas ainda tem toda a flexibilidade pra ver as aulas e fazer as leituras de acordo com sua agenda. Por exemplo, é possível assistir a uma videoaula no intervalo de almoço, quebrando os momentos de estudo em várias etapas!

Quais são as principais matérias estudadas no curso de Farmácia?

Entender a grade curricular de uma graduação ajuda você a ter mais certeza da opção e permite ter a percepção de que está fazendo escolhas corretas. Por isso, apresentamos, a seguir, as principais disciplinas de Farmácia:

  • Biossegurança e Bioética;
  • Biologia Celular;
  • Fundamentos de Genética Humana;
  • Bioestatística e Epidemiologia;
  • Anatomia Humana;
  • Patologia Geral;
  • Farmacologia;
  • Química Medicinal;
  • Farmacognosia, Fitoquímica e Fitoterapia;
  • Farmácia Hospitalar;
  • Tecnologia Farmacêutica.

E quanto ao perfil do aluno que faz faculdade de Farmácia?

Toda profissão tem algumas características que ajudam a mostrar se o aluno tem mesmo potencial pra seguir na carreira — e com perspectivas de sucesso, é claro. Por exemplo, a curiosidade faz toda a diferença para ajudar você a descobrir novos princípios para remédios e buscar melhores soluções.

Você pode já ter essas características e habilidades ou desenvolvê-las com o tempo, seja na faculdade, nos estágios ou nos seus futuros empregos. Uma coisa é certa: todo profissional consegue se aprimorar a partir de suas próprias experiências. 

De qualquer maneira, nos próximos tópicos, mostramos os principais indícios de que uma pessoa leva jeito pra fazer faculdade de Farmácia!

Gosta de Ciências Biológicas e da área da saúde

Afinal de contas, a maior parte das matérias são relacionadas a esses campos do conhecimento. Por exemplo, pra quem é fã de cosméticos e remédios naturais, entender sobre o poder das plantas e seus extratos naturais vai ajudar muito. Da mesma forma, ter conhecimento sobre o corpo humano e suas patologias permite que você desenvolva e aplique os melhores medicamentos.

Interessa-se por pesquisas científicas

Você sabe bem que a área da saúde está em um constante processo de aperfeiçoamento, certo? A toda hora, descobrem-se novas causas e curas para doenças. Por isso, atualizar-se lendo e buscando pesquisas científicas recentes é uma das melhores estratégias de estudo pra quem faz faculdade de Farmácia.

Sabe trabalhar em equipe

O ramo da Farmácia tem diversos processos e etapas para todos os seus produtos e serviços. Nesse sentido, atuar em equipe vai contar muitos pontos positivos — é preciso saber ouvir, dar feedbacks consistentes e entender as críticas construtivas, crescendo a partir delas.

Tem empatia

Colocar-se no lugar do outro para poder desenvolver ótimos medicamentos e cosméticos é essencial nessa graduação e, também, no decorrer da profissão. Pensando na indústria da beleza, por exemplo, o respeito à diversidade permitiu que os cosméticos se adequassem aos diversos tipos de pele e cabelo, uma vez que não existe um padrão quando se trata dessas questões.

Onde é possível trabalhar depois de se formar em farmácia?

Você viu que tem o perfil pra cursar Farmácia e se empolgou com as possibilidades da profissão? Então, saiba que os tópicos a seguir têm chances de animá-lo ainda mais, já que as áreas de atuação são várias. Confira!

Pesquisa, produção e manipulação de medicamentos

Existe muita tecnologia, ciência e segurança envolvidas na produção de um simples comprimido. Pensando que temos medicamentos genéricos, referência e similares, a gama de produtos também cresce muito — sem falar no controle e cuidado na manipulação, ou seja, um único remédio passa por diversas etapas para ser produzido, as quais demandam a expertise de profissionais variados.

Indústria cosmética

Eis aí uma indústria que vive crescendo e com novidades, muito impulsionada pela vaidade do brasileiro. Hoje, cosméticos veganos são uma tendência — sem falar nos dermocosméticos. Ou seja, é um ótimo mercado!

Gerência de farmácias

Pode reparar na sua cidade: há muitas farmácias na sua região, mesmo que seja uma cidade não tão grande. Todas elas pedem farmacêuticos graduados, para cuidar das boas práticas e de procedimentos operacionais da unidade.

Laboratórios de análises clínicas e toxicológicas

O farmacêutico também atua na produção de exames toxicológicos, laboratoriais, gerenciamento de laboratórios e assessoria em análises clínicas, entre outras funções.

Pesquisas

A pesquisa científica pra quem faz faculdade de Farmácia é uma opção para trabalhar tanto em órgãos governamentais, quanto na indústria e nas universidades.

Quem faz faculdade de Farmácia tem muitas oportunidades para o futuro profissional. Nesse cenário, faz toda a diferença apostar em uma ótima graduação, como a oferecida pela EAD UniCesumar.

Esse curso é mesmo a sua cara? Então, aproveite para fazer a sua inscrição no vestibular da Uni. A gente espera por você!

Comentários

Comentários