Você foi chamado para uma entrevista de emprego. Ótimo, não é? Mas ao mesmo tempo já bate aquele nervosismo só de pensar em tudo que pode dar errado nessa hora. Calma! Respire fundo e fique tranquilo. Para começar, lembre-se de que uma entrevista de emprego nada mais é do que uma conversa.

Por isso, basta manter o foco, se preparar e responder do melhor jeito as questões que seu entrevistador preparar. Quer saber como se comportar e descobrir o que não fazer jamais nesta situação? Confira as dicas que preparamos para você encarar essa situação desafiadora.

entrevista de emprego - cta3

Postura: a primeira impressão pesa numa entrevista de emprego

O que queremos dizer por postura é como você se apresenta para o mundo. Pode parecer clichê, mas sim, a primeira impressão é a que fica. Isso porque a entrevista é o primeiro contato com seu potencial empregador. Por isso, passar uma boa imagem é fundamental nessa hora. E, em tempos de redes sociais, a preocupação com postura deve ser integral, em todas as áreas da sua vida.  

Nas redes sociais

Ainda que seja polêmico, empresas costumam avaliar redes sociais de candidatos. Isso porque querem saber como você se comporta no ambiente virtual – se tem algum tipo de preconceito, a forma como se relaciona com outras pessoas e se o que diz é verdade. E redes sociais ainda dão uma pista de quanto tempo o potencial colaborador fica online.

No dia da entrevista

Outro clichê: seja você mesmo. Não tente fazer de conta que é supersociável ou muito sério se esse não é seu perfil de verdade. Trate absolutamente todas as pessoas do local onde você está indo fazer a entrevista com cortesia, cumprimente e distribua apertos de mão com a força justa – nem muito frouxos, nem muito apertados.

Também lembre que a maneira como você se comunica é tão importante quanto aquilo que você diz. Tente passar tranquilidade e confiança por meio da linguagem corporal. Alguns exercícios de respiração e meditação podem ajudar a manter a calma e, ao mesmo tempo, permanecer focado para a conversa.

Pense no que vai vestir

Pode parecer futilidade para alguns, mas deixar uma boa primeira impressão na entrevista de emprego passa por estar vestido de modo apropriado. Aparecer vestido de modo adequado mostra ao entrevistador que você entende a cultura da empresa.

Então se a vaga for numa empresa mais formal, siga essa linha na hora de se vestir. Caso o emprego seja em uma indústria criativa ou em um ambiente informal, são peças assim que você deve usar. Independente do estilo, o importante é que tudo esteja impecavelmente limpo e bem passado.  

Entrevista de emprego - vestuário

Estude!

De nada adianta um currículo perfeito e a camisa alinhada se você não tiver conhecimento sobre a vaga e a empresa para a qual está tentando entrar. E, para saber, não tem opção a não ser… estudar!

Absorva o máximo de detalhes possíveis. Entenda em que setor a companhia atua, qual sua missão, visão, valores, hierarquia, história, quais os projetos e notícias mais recentes. Enfim, use a internet como aliada e faça direito sua pesquisa.

Também vale entrar no perfil da empresa no LinkedIn e em sites como Love Mondays ou Glassdoor para descobrir salários, que perguntas são feitas nas entrevistas de emprego etc.

Claro que você também precisa estudar sobre a vaga para a qual está aplicando. Chegue na entrevista sabendo o máximo possível sobre a função que está sendo cotado para desempenhar. Pense, também, em como esse possível novo trabalho se encaixa com coisas que você sabe fazer ou tem potencial para aprender.

Trabalhe a autoconfiança  

A capacidade de confiar nas próprias capacidades e competência é construída a longo prazo, conforme você evolui como profissional e passa a se conhecer melhor. Por isso, reconheça seu próprio valor e descubra como ‘vender’ suas qualidades, sem arrogância mas ao mesmo tempo sem excesso de humildade.

Na hora de uma entrevista de emprego, você pode fazer isso – se perguntado, obviamente, – contando exemplos e fornecendo dados de como usou uma habilidade pessoal para resolver uma situação ou obter algum resultado.

Erros a serem evitados na entrevista de emprego

Agora que você já sabe tudo que deve fazer em uma entrevista de emprego, que tal descobrir o que evitar nessa etapa? Confira, a seguir, os principais erros a serem evitados.

  • Chegar atrasado: é o tipo de erro que não tem conserto. Porque passa algumas mensagens ruins como de que você não é responsável, não sabe se programar e que não se importa com o fato de ter outra pessoa esperando por você.
  • Chegar muito cedo: mas se chegar atrasado é errado, porque chegar meia hora antes também é? Um dos motivos é que pode demonstrar falta de habilidade em planejamento. Além disso, ficar esperando na recepção por um tempo considerável  coloca pressão no seu entrevistador e é possivelmente uma fonte de constrangimento para a pessoa. Escolha o meio termo: chegar 10 minutos antes da entrevista é o suficiente.
  • Criticar antigos empregadores: falar mal dos seu antigo trabalho ou de ex-colegas pode soar como uma postura antiprofissional numa entrevista de emprego. Caso o entrevistador questione sua busca por um novo trabalho diga que você está procurando novas oportunidades, chances de crescimento etc. Jamais fale mal de alguém.    
  • Usar celular: o lugar do seu telefone durante qualquer entrevista de emprego é no bolso ou bolsa, no modo avião ou desligado. Pior do que falta de educação, usar o celular mostra falta de comprometimento.
  • Trajes inadequados: nada de excesso de brilhos, decotes, camisa aberta ou qualquer outra peça que não demonstre seu profissionalismo.  
  • Silêncio absoluto: sair de uma entrevista de emprego sem fazer nenhuma pergunta pode dar a impressão de você não ter interesse, iniciativa ou que não conhece a empresa. Por isso, fazer uma pergunta inteligente é de bom tom.
  • Não se comunicar depois da entrevista: escrever um e-mail agradecendo a oportunidade ou a conversa aumenta suas chances de conseguir a vaga. Faz com que você seja lembrado. Por isso, seja educado e sem afobação. Escreva ao RH ou ao seu entrevistador.  

Gostou dessas dicas de como se comportar numa entrevista de emprego? A Unicesumar EAD publica diversas informações como essas no Facebook e no Instagram! Acompanhe nossos conteúdos!  

Avalie este post

Comentários

Comentários