Existem muitas dúvidas quando o assunto é abrir uma empresa. Várias questões relacionadas a ponto de venda, produtos, prestação de serviços, publicidade etc. Mas há uma questão que sempre deve ser pensada primeiro e que muitos não sabem por onde começar: a contabilidade.

No Brasil, os meandros burocráticos podem ser bastante desafiadores para quem quer abrir uma empresa. Além da legislação mudar de tempos em tempos, haver divergências nas leis dependendo do estado ou cidade, ainda existe muita informação a absorver.

Confira 3 dúvidas frequentes para quem deseja abrir uma empresa.

cta2-contabeis

1 – É preciso ter um contador para abrir uma empresa?

A principal dúvida daqueles que estão se iniciando como empreendedores é: preciso, obrigatoriamente, contratar um contador para iniciar o meu novo negócio? A resposta é sim.

A Resolução 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade e outras legislações, inclusive a Secretaria da Fazenda, obrigam que toda empresa possua um contador registrado pelo Conselho Regional de Contabilidade como responsável pela empresa. Para contratar um contador, basta entrar em contato com uma empresa prestadora de serviços contábeis e um profissional irá orientá-lo nos passos que deve tomar.

A única exceção à regra é o MEI (Micro Empreendedor Individual). Trata-se de uma nova modalidade de negócios, criada em 2008, feita para legalizar negócios de faturamento abaixo do microempresário. Um MEI é uma pessoa que trabalha por conta própria e, por lei, só pode faturar no máximo até R$ 81 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular – caso comece a faturar acima disto, já se caracteriza como microempresário.

Não é necessário ter um contador para se cadastrar como MEI – isto pode ser feito, inclusive, via online. Porém, um contator poderá ser muito útil para que o micro empreendedor consiga fazer seu negócio prosperar.

Muitas vezes, dependendo do negócio, o MEI precisa ser aberto diretamente na prefeitura da cidade. Sobretudo aqueles que precisam de alvará, licença sanitária e outras permissões que necessitem da presença de um fiscal no local da empresa.

Um contador é crucial para abrir uma empresa

2 – O que um contador faz?

A principal atividade do contador é elaborar e comunicar informações sobre a situação financeira, patrimonial e econômica da sua empresa por meio das demonstrações contábeis. O contador também tem a função de auxiliar o empresário com tudo o que é relacionado à legislação brasileira de comércio. Fazer o registro das operações financeiras, as tributações de imposto, controle de livros contábeis e movimentações financeiras das empresas são apenas algumas de sua vasta gama de atribuições – sempre respeitando as normas e convenções vigentes.

O profissional também será responsável pelo cálculo de obrigações trabalhistas envolvendo salários, benefícios, décimo terceiro e férias – uma função vital, sobretudo se a empresa não deseja prejuízos devido à cálculos errados e prazos não respeitados.

3 – Um contador pode me ajudar além da gestão de contas?

Sim. Os contadores podem oferecer mais benefícios do que simplesmente cuidar dos encargos de uma empresa.

Tendo acesso a todos os números da empresa, o contador tem uma visão mais ampla da situação financeira. O profissional pode auxiliar a balancear o orçamento, realizando projeções de lucros e déficits de forma mais eficiente.

A grande quantidade de documentação necessária para manter a empresa funcionando pode ser desafiadora para qualquer empreendedor que possui outras preocupações além da parte burocrática. Um contador pode aliviar o dono da empresa deste encargo cuidando desta parte, mantendo as demonstrações e os documentos necessários em ordem.

A parte tributária sempre assusta e preocupa empreendedores – sobretudo os de primeira viagem. Um contador, além de cuidar desta parte, pode ainda auxiliar a diminuir o valor dos tributos, traçando estratégias inteligentes para conseguir boas isenções graças aos seus estudos da legislação. O profissional também sempre se mantém atualizado sobre quaisquer mudanças feitas na lei, evitando a empresa ser pega de surpresa.

 

Ter um contador é extremamente importante e vantajoso para qualquer pessoas que deseje ter uma empresa próspera.

 

Se você deseja saber mais sobre o curso de Contabilidade da Unicesumar, acesse o nosso site!

cta1-contabeis

Avalie este post

Comentários

Comentários