O início do semestre pode ser um verdadeiro turbilhão de emoções para os estudantes que acabaram de entrar em uma faculdade, como também para aqueles veteranos que precisam pegar o ritmo de volta ao chegar das férias.

Preparar-se, portanto, para os próximos meses de dedicação e concentração é importante para garantir os melhores resultados e sucesso em mais uma etapa da sua formação profissional.

Nesse artigo, separamos algumas dicas para você se preparar para o início do semestre que chega e começar o ano letivo com o gás que ele precisa!

cta1-ambiente

Como se preparar para o início do semestre

1. Retome a rotina de atividades antes das aulas começarem

Se você estava de férias – viajando ou curtindo um período de descanso em casa – é importante começar a acostumar seu organismo à nova rotina que vai chegar. Mesmo para aqueles estudantes que só tiraram férias da faculdade, mas continuaram trabalhando, o ritmo de estudos pode mudar completamente sua rotina – e por isso é importante estar pronto.

Volte a regularizar o seu horário de dormir – especialmente se você estuda pela manhã – separar os períodos de estudo e diminuir a intensidade dos eventos sociais.

Tudo isso vai ajudar você a estar pronto para encarar aquela segunda-feira de início do semestre que tanta gente teme.

2. Calouros podem pesquisar sobre seu futuro curso

Os calouros têm uma atividade extra quando o assunto é se preparar para o semestre de aulas que chega.

Para controlar a ansiedade e também para não chegar completamente perdido no primeiro dia de aula, é interessante fazer uma pequena pesquisa sobre o curso em que você se matriculou, quais são as prováveis disciplinas que você vai cursar e até mesmo fazer um mini-planejamento da sua rotina de estudos para os próximos meses.

3. Organize seu calendário para as novas atividades e horários

A chegada de um novo semestre letivo pode mudar também completamente seus horários e o calendário de atividades.

O motivo? Você pode ter que acrescentar várias novas atividades ao planejamento que não faziam parte da sua rotina no semestre anterior. Aulas extras, trabalhos para serem entregues, leitura de artigos e livros, horas na biblioteca estudando para provas e muitas outras atividades que podem ser propostas pelos professores e por sua rotina de estudos.

Por isso, aproveite o início do semestre para se organizar e evitar surpresas na sua rotina que podem atrapalhar o seu dia a dia.

4. Trace metas para o semestre

O começo do semestre também é um ótimo momento para repensar determinados objetivos para aquele ano que se inicia.

Você sabe quais são suas metas para os próximos meses? Alcançar uma determinada nota, estudar uma disciplina por dia, escrever um artigo científico?

Colocar no papel as suas metas semestrais pode lhe ajudar a encontrar um caminho mais fácil e eficiente para alcançá-las, afinal, você estará mais motivado ao ter elas sempre na sua frente.

Ler livros que não são materiais didáticos é um bom caminho para chegar habituado ao início do semestre

5. Leia livros que estão fora da sua rotina de estudos

É claro que qualquer estudante universitário deve estar pronto para ler livros que vão fazer parte de sua rotina de estudos diárias. Mas você já parou para pensar que pode aproveitar para colocar outro tipo de leitura em dia no seu tempo livre?

Não importa se você gosta de livros de ação, romance, bibliografia ou auto-ajuda. Aproveite o início do semestre para colocar também no seu planejamento uma meta de livros pessoais para ler.

Essa atividade vai ajudar você a se manter criativo, com melhor visão crítica e também melhorar seu vocabulário e interpretação de texto – todas características extremamente importantes para um estudante universitário.

6. Faça um pequeno planejamento financeiro

Fazer um curso universitário também pode lhe demandar alguns gastos financeiros inesperados, especialmente aqueles relacionados com material escolar e livros.

Por isso, se você quer começar um ano com as economias organizadas – e se manter assim até o final do semestre – que tal desenhar um pequeno planejamento financeiro com os possíveis gastos que vêm pela frente?

Coloque na conta não apenas o valor da sua matrícula ou outros custos relacionados ao pagamento do curso que você está fazendo, mas também possíveis gastos com xerox, livros, cadernos e outros materiais de estudo essenciais.

7. Aproveite o início do semestre para organizar o material escolar e os livros

O início do semestre também é um ótimo momento para organizar o material escolar que você vai precisar para os próximos meses. Para quem já é veterano no curso, essa é a hora de reaproveitar cadernos, lápis e canetas que não foram usados no semestre anterior, assim como liberar espaço no seu computador para novos arquivos que poderão ser salvos no HD.

Para o calouro, esse é o momento de pesquisar os livros que serão necessários para estudo, comprar cadernos e outros materiais novinhos e, é claro, organizar o computador para seus momentos de estudo.

8. Não se esqueça de reservar tempo para curtir e descansar

É claro que preparar a mente, a mochila e a rotina para o início do semestre é extremamente importante para começar os estudos no ritmo certo e sem perder tempo. Mas também é preciso dar atenção para o seu período de descanso, que é igualmente importante para que você tenha um bom desempenho no semestre.

Mesmo que você esteja já no ritmo de aula e pronto para começar, não deixe de aproveitar os últimos dias de folga para rever os amigos, se divertir e relaxar, afinal, os próximos meses poderão ser muito intensos e lhe reservar pouco tempo para isso.

Com a ajuda dessas dicas, você está pronto para enfrentar o início do semestre com a dedicação que precisa para trazer os melhores resultados. Ainda está procurando o curso ideal? Que tal conhecer as opções de graduação EAD da Unicesumar? Acesse nosso site e confira as opções!

cta2-ambiente

Avalie este post