Que o vestibular é a prova mais esperada do ano por muitos jovens e adultos, isso você provavelmente já sabe. Mas e o edital do Enem 2019? Você dá a devida atenção a esse documento importantíssimo?

Ler atentamente o edital do INEP Enem 2019 é fundamental para assegurar que você atenda a todas as exigências, evitar ser impedido de fazer a prova e verificar se pode aproveitar o benefício da isenção.

Curioso para saber mais?

Então continue lendo para conferir o que você vai encontrar no edital do Enem e entender por que é essencial saber essas informações antes da prova.

cta8

Por que você deve ler o edital do Enem

Se você já ouviu alguém falar que “é bobagem ler edital de concurso”, não acredite nessa pessoa!

Esse documento é importantíssimo, já que comunica oficialmente as regras do concurso a ser realizado. O mesmo vale para o edital do Enem, que apresenta absolutamente tudo o que você precisa saber para fazer o exame.

Se você o deixar de ler atentamente, corre o risco de não poder fazer a prova, e esse impedimento pode acontecer por diversos motivos.

Veja só os principais:

  • perder algum prazo, como o horário do exame;
  • não solicitar atendimento especializado ou específico quando necessário;
  • não fornecer os documentos exigidos;
  • preencher dados incorretamente;
  • não seguir as orientações para realizar a prova nos dias de aplicação;
  • se comportar de modo inadequado;
  • usar a caneta de cor errada;
  • se ausentar nos dias de prova.

Depois de se preparar para o Enem por tanto tempo, você não deseja perder o exame por que não leu as regras do edital, concorda?

Então separe um tempo para essa leitura fundamental.

Como ler o edital do Enem

Inep, instituto responsável pela aplicação do Enem, geralmente disponibiliza o edital para leitura no site oficial do exame.

Você pode ler o documento em três versões: em um arquivo no formato PDF, em texto e em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Escolha a opção mais adequada para você, mande a preguiça embora e separe um tempo para essa atividade!

Assim como em qualquer outro concurso, o edital do Enem deve ser lido atentamente e mais de uma vez.

Faça a primeira leitura na íntegra para ter uma visão geral do funcionamento do concurso. Não se preocupe em fazer anotações nessa fase.

Na segunda leitura, tenha um caderno perto de você para anotar as principais informações de cada item do edital do Enem.

E quais dados são esses?

O prazo de inscrição, os dias e horários das provas, o valor e prazo de pagamento da taxa de inscrição, por exemplo.

Guarde essa anotação em um lugar de fácil acesso! Sempre que você tiver uma dúvida em relação aos prazos, às exigências e orientações, poderá consultá-la rapidamente.

Por fim, releia esse documento para sanar as dúvidas que surgirem sempre que precisar.

No que ficar de olho no edital do INEP Enem 2019

Veja o que você deve conferir para assegurar sua participação no exame:

Datas importantes do Enem

As primeiras informações que você vai ter acesso no edital do Enem são as principais datas do exame. Isto é, o período de inscrição e as datas das provas.

Tendo conhecimento desses dias importantes, você vai poder se programar para se inscrever no prazo, começar a estudar para o Enem e não marcar nenhum compromisso nos dias do exame.

As datas são alguns dos pontos mais importantes do edital do Enem

Atendimento especializado e específico

O Inep providencia um atendimento diferenciado para participantes que necessitam de mais atenção. Dê uma olhada para descobrir para quem esses atendimentos estão disponíveis:

Atendimento especializado: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

Atendimento específico: para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

Se você se encaixa em um desses casos, pode solicitar auxílio ou recurso de acessibilidade durante o processo de inscrição. Assim, é importante que você leia o edital do Enem atentamente: há um item que explica todo o processo para esses casos especiais.

Taxa de inscrição e isenção

Ao ler esse item do edital do Enem, você vai descobrir o valor da taxa de inscrição, a data limite de pagamento e os critérios para se beneficiar com a isenção. O Enem é pago, mas algumas pessoas podem fazer a prova gratuitamente.

Processo de inscrição

Se você não efetuar a inscrição, não poderá fazer o exame. Logo, faça a leitura atenta do edital do Enem para verificar as informações sobre o período e o processo de inscrição.

Você vai saber em qual site deve se inscrever, quais são as datas de inscrição, quais dados deve fornecer e quais comprovantes deve imprimir.

Estrutura, local e horário das provas

Conhecer a estrutura das provas do Enem é essencial para poder estudar adequadamente e garantir um bom desempenho. Assim sendo, leia o edital para descobrir quais disciplinas vão ser cobradas em cada dia de prova.

Confira também os horários de abertura e fechamento dos portões, da aplicação das provas e os municípios onde o exame será aplicado. Fazendo isso, você vai poder se programar para escolher a cidade ideal e chegar tranquilo para fazer o Enem.

Orientações para o dia de prova

Chegaram os dois grandes dias do Enem!

Você sabe o que pode e o que não pode ser feito e levado para o seu local de prova? A desinformação faz com que participantes não sejam autorizados a fazer o exame mesmo tendo feito a inscrição corretamente.

Para evitar passar por isso, verifique atentamente as orientações fornecidas especialmente para os dias de aplicação das provas.

Correção e resultado dos exames

Dê uma olhada também no item sobre a correção da prova para conhecer o processo e seus respectivos critérios de avaliação. Além disso, o Inep também informa no edital o prazo de divulgação do gabarito e do resultado da prova dos participantes “treineiros”.

Deu para notar que não é bobagem ler o edital do Enem, não é mesmo?

Faça essa leitura para certificar-se de que você atende a todas as exigências, evitando contratempos que impeçam a sua participação no exame.
Agora que você já sabe a importância desse documento, que tal conferir os cursos de graduação que você pode se inscrever na Unicesumar usando a nota do Enem?

cta7

Avalie este post

Comentários

Comentários